Meu pendrive de repente aparece como RAW em vez de NTFS, e eu não consigo abrir nenhum dos meus arquivos. Preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de converter um pendrive RAW para NTFS sem perder dados importantes, ou pelo menos recuperar os arquivos primeiro antes de formatar.
Eu evitaria converter para NTFS logo de cara. Quando o Windows mostra uma partição como RAW, o que eu normalmente entendo disso é simples: o sistema não consegue mais reconhecer o sistema de arquivos presente na unidade. Já vi isso acontecer depois de uma desconexão incorreta, uma gravação interrompida, danos no sistema de arquivos, setores fracos, malware ou uma unidade começando a falhar.
Um rótulo RAW nem sempre significa que seus arquivos desapareceram. Muitas vezes, os dados ainda estão lá, e a pior coisa a fazer é começar a tentar corrigir antes de tirar seus arquivos dali.
A primeira coisa que eu verificaria
Abra o Gerenciamento de Disco e veja a unidade por lá. O que mais me importa primeiro é se o tamanho ainda parece correto. Se a capacidade aparecer corretamente, a recuperação ainda tem uma boa chance, mesmo que o Windows a marque como RAW.
Se eu visse qualquer uma destas situações, eu pararia de mexer na unidade:
- ela se desconecta sozinha
- ela mostra a capacidade errada
- ela faz cliques estranhos ou ruídos repetidos de inicialização
Quando isso começa a acontecer, eu normalmente presumo problema de hardware até que se prove o contrário.
Como eu tiraria os arquivos
Eu usaria o Disk Drill primeiro porque é mais fácil do que algumas das ferramentas de recuperação mais antigas e reúne vários métodos de varredura em uma única passada. Para uma partição RAW, isso economiza tempo e reduz as tentativas no escuro.
Esta é a ordem que eu seguiria:
- Instale o Disk Drill em outro disco. Não coloque no drive RAW.
- Abra o programa e escolha a partição RAW, ou o disco físico completo, se necessário.
- Clique em Procurar dados perdidos e deixe como está até a varredura terminar. Volumes RAW costumam ser analisados lentamente. Eu não interromperia no meio, a menos que a unidade começasse a se comportar pior.
- Passe pelos resultados usando os filtros por tipo de arquivo ou a ferramenta de busca. Se a visualização por pastas estiver disponível, verifique. Já tive mais sorte assim porque dá para ter uma noção se a antiga estrutura de diretórios sobreviveu.
- Visualize primeiro o que for importante, fotos, documentos, vídeos, o que for relevante. Se a visualização abrir corretamente, as chances de recuperação são melhores.
- Selecione os arquivos que você quer recuperar.
- Salve os dados recuperados em outra unidade, nunca de volta na partição RAW.
Uma coisa que aprendi do jeito difícil: se a unidade começar a ficar extremamente lenta ou sair do ar durante a varredura, pare. Faça primeiro uma imagem completa em nível de byte. Ler a partir da imagem é mais seguro do que forçar uma unidade fraca repetidamente. Antigamente eu não me preocupava com essa etapa, e me arrependi.
Depois que seus arquivos estiverem seguros
Só então eu tentaria reparar a própria unidade. A correção depende do que quebrou.
Estas são as opções mais comuns:
- Formatar para NTFS se o sistema de arquivos estiver danificado e você não precisar mais de nada que ainda esteja nela.
- Reparar ou reconstruir a configuração das partições se a tabela de partições tiver sido corrompida.
- Atribuir uma letra de unidade se o Windows enxergar a partição, mas se recusar a montá-la corretamente.
- Executar o CHKDSK somente depois que a recuperação terminar. Ele altera o sistema de arquivos, então eu não o trataria como uma ferramenta de recuperação.
- Atualizar ou reinstalar os drivers do controlador de armazenamento e os drivers USB se isso começou depois de uma atualização do Windows ou só acontecer em um PC.
- Substituir a unidade se alertas SMART, setores defeituosos ou falhas de leitura repetidas continuarem aparecendo.
Quando a unidade parecer normal de novo, teste antes de confiar nela. Eu normalmente copio alguns arquivos grandes, a desconecto corretamente, conecto de novo e verifico se os arquivos ainda são lidos sem problema. Se a partição voltar a RAW outra vez depois de uma formatação, eu pararia de tentar salvar o próprio dispositivo. Nesse ponto, o problema geralmente está no hardware de armazenamento, não no sistema de arquivos.
Não converta RAW para NTFS primeiro. É nessa etapa que as pessoas perdem dados.
Concordo com @mikeappsreviewer em esperar antes de formatar, mas sou menos favorável a tentar etapas de reparo cedo. O CHKDSK em um USB RAW tem o péssimo hábito de deixar a recuperação mais bagunçada, não mais limpa. Se seus arquivos importam, trate o reparo como a última etapa.
O que eu faria:
-
Teste o USB em outro PC e em outra porta USB.
Às vezes o problema é o Windows, não o pendrive. -
Verifique o Gerenciamento de Disco.
Se o tamanho parecer correto, suas chances são melhores. Se a capacidade estiver errada ou a unidade desconectar, pare de mexer nela. -
Recupere os dados primeiro.
Use o Disk Drill e escaneie o USB inteiro, não apenas o volume RAW. Em unidades flash danificadas, escanear o próprio dispositivo muitas vezes encontra mais do que a entrada de partição corrompida. -
Salve os arquivos recuperados em outro lugar.
Não de volta no mesmo USB. É assim que as pessoas transformam um dia ruim em um ainda pior. -
Após a recuperação, apague e formate.
Use o Gerenciamento de Disco ou o diskpart:
diskpart
list disk
select disk X
clean
create partition primary
format fs=ntfs quick
assign
Se a formatação falhar, o USB geralmente está morrendo.
Para quem encontrar isso depois, o objetivo é simples: recuperar arquivos de uma unidade RAW antes de formatar, depois reconstruir o USB somente depois que seus dados estiverem seguros.
Além disso, vale a pena dar uma olhada neste vídeo se você quiser um guia visual rápido sobre como recuperar arquivos de um USB RAW sem formatar primeiro.
Versão curta: recupere primeiro, formate depois. Se o pendrive continuar voltando a RAW, jogue fora. Acabou.
Vou discordar um pouco de @mikeappsreviewer e @yozora em uma parte: eu não passaria correndo de “recuperar arquivos” para “limpar + reformatar” a menos que você já tenha certeza de que o próprio USB está saudável. Um sistema de arquivos RAW pode ser corrupção, claro, mas também pode ser o primeiro aviso de que o controlador da memória flash está começando a falhar. Formatar pode fazê-lo voltar a funcionar por um dia, e depois falhar de novo.
O que eu faria de diferente:
- Verificar o USB com uma ferramenta SMART/de saúde da memória flash, se ele for detectável
- Olhar no Visualizador de Eventos por erros de disk/ntfs/usbstor
- Se a unidade for importante, fazer uma imagem dela primeiro e depois recuperar a partir da imagem, em vez de forçar o pendrive
Essa parte importa mais do que as pessoas pensam. Pendrives podem morrer rápido depois que começam a dar problema.
Além disso, se o TestDisk ainda conseguir ver o antigo setor de boot NTFS ou o setor de boot de backup, às vezes você pode restaurar o acesso à partição/ao sistema de arquivos sem uma formatação completa. Isso é mais arriscado do que uma recuperação pura, mas menos destrutivo do que simplesmente zerar tudo. Eu só tentaria isso depois de criar a imagem, porém.
Se você só precisa tirar os arquivos, o Disk Drill continua sendo uma escolha sólida para um USB RAW porque é simples e mostra bem a prévia dos arquivos recuperáveis. Depois da recuperação, faça uma formatação completa, não rápida, se quiser testar a mídia. Se der erro, ficar lento ou virar RAW de novo, descarte-o.
Para leitura adicional, este resumo sobre os melhores softwares de recuperação e reparo de disco rígido para corrigir unidades corrompidas também é bom.
Versão curta: recupere ou crie uma imagem primeiro, diagnostique depois e formate por último. Não ao contrário.