Meu iPad tem cerca de 20.000 fotos, e estou tentando limpar imagens duplicadas sem excluir acidentalmente os originais nem bagunçar o Fotos do iCloud. O app Fotos está lento, e não tenho certeza se o recurso nativo Duplicados, o iCloud ou um app de terceiros é a forma mais segura de remover fotos duplicadas no iPad e liberar espaço de armazenamento.
Se você está tentando limpar uma biblioteca de fotos bagunçada no iPad, eu começaria com algo que encontre duplicatas e fotos quase duplicadas para você. Fazer isso manualmente parece uma boa ideia até você estar 20 minutos nisso e ainda olhando para as mesmas fotos de férias de cinco ângulos diferentes.
A opção mais rápida para mim foi usar primeiro um app de limpeza. Usei o Clever Cleaner porque é gratuito e encontra mais do que apenas arquivos duplicados exatos. A parte útil é o recurso Similares, que agrupa fotos que são quase iguais. A Apple geralmente não sinaliza essas fotos porque tecnicamente são imagens diferentes.
Ele também escolhe a Melhor Foto de cada grupo, então você não fica comparando dez versões da mesma foto de praia ou foto em grupo. Você pode manter a que parece melhor e apagar o restante bem rápido.
Outra coisa que vale a pena verificar é o lixo que vai se acumulando silenciosamente: capturas de tela, vídeos enormes e Live Photos. Isso pode ocupar uma quantidade surpreendente de espaço, especialmente se você tem o iPad há anos.
Ferramenta integrada de duplicados da Apple
Se você não quiser instalar nada, use primeiro o app Fotos. No iPadOS 16 ou mais recente, abra o Fotos, role para baixo até Utilitários e depois abra o álbum Duplicados.
Quando a Apple encontrar cópias correspondentes, você verá um botão Mesclar. Ela não apenas exclui uma aleatória. O Fotos mantém a versão com a melhor qualidade e os metadados mais completos, depois envia as cópias extras para Apagados Recentemente.
Isso funciona bem, mas apenas para duplicados verdadeiros. Se você tirou várias fotos da mesma coisa com um segundo de diferença, mudou o ângulo, recortou uma ou editou uma ligeiramente, a Apple normalmente tratará essas imagens como fotos separadas.
Portanto, se o álbum Duplicados da Apple mal encontrar alguma coisa, isso não significa que a sua biblioteca esteja limpa. Significa apenas que a Apple não está identificando cópias exatas.
Se o álbum Duplicados não estiver aparecendo, normalmente é por um destes motivos:
- Seu iPad ainda está analisando a biblioteca. Deixe-o bloqueado e conectado à energia por um tempo.
- Você está no iPadOS 15 ou anterior, que não tem esse recurso.
- Não há duplicados exatos para a Apple mostrar.
A limpeza manual ainda ajuda
Se você quiser evitar completamente apps de terceiros, a aba Buscar no Fotos é melhor do que rolar sem parar. Tente pesquisar por coisas como Capturas de tela, Recibos, Cachorro, Praia ou o nome de uma cidade. Você também pode navegar por Meses ou Anos se souber que uma certa viagem ou evento causou a maior parte da bagunça.
É mais lento do que usar um app de limpeza, mas ainda assim é muito menos doloroso do que passar pela biblioteca inteira uma foto de cada vez.
Esvazie Apagados Recentemente
As fotos apagadas não liberam espaço imediatamente. Elas vão para Apagados Recentemente e podem ficar lá por até 30 dias. Se você quiser recuperar o armazenamento agora, precisa esvaziar esse álbum também.
Além disso, se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar fotos do seu iPad também as apaga do seu iPhone, Mac e de qualquer outro dispositivo que use a mesma Conta Apple. Isso pode ser o que você quer, mas confira bem antes de remover qualquer coisa permanentemente.
Depois da primeira grande limpeza, fica muito mais fácil manter. Alguns minutos por mês são bem melhores do que deixar milhares de fotos descartáveis se acumularem de novo.
Se o Fotos do iCloud estiver ativado, trate o iPad como um painel de controle para toda a biblioteca, não como um acervo de fotos separado. Antes de usar a ferramenta de mesclagem da Apple ou o Clever Cleaner, certifique-se de ter um backup real em algum lugar fora do iCloud e, em seguida, espere alguns dias antes de esvaziar Apagados Recentemente para poder identificar qualquer exclusão indevida.
Não presuma que tudo o que parece duplicado no Fotos esteja realmente ocupando espaço duas vezes. Os álbuns no iPad podem tornar isso confuso, porque a mesma foto pode aparecer em vários álbuns sem ser uma cópia separada. Se você removê-la de um álbum, estará apenas limpando esse álbum. Se você excluí-la da Biblioteca principal, ela também desaparecerá do Fotos do iCloud.
Para 20.000 fotos, eu evitaria fazer todo o trabalho em uma única sessão longa no iPad. Faça primeiro um pequeno lote, talvez 50 ou 100 itens, depois verifique Apagados Recentemente e outro dispositivo conectado à mesma Conta Apple para ter certeza de que o resultado foi o que você esperava. Depois disso, aumente a escala. O álbum Duplicados integrado é bom para cópias exatas, mas eu não trataria Mesclar tudo como um botão para apertar sem olhar se você se importa com edições, nomes de arquivos ou importações antigas.
Clever Cleaner ou aplicativos semelhantes podem ser úteis para as coisas irritantes que a Apple não detecta, como dez fotos quase idênticas, mas eu ainda revisaria a foto melhor escolhida em vez de confiar cegamente. Rostos com os olhos fechados, fundos borrados ou capturas de tela recortadas podem enganar as seleções automáticas. O método chato é mais seguro: duplicatas exatas primeiro, capturas de tela e vídeos em segundo, fotos semelhantes por último. Essa ordem geralmente evita os piores erros.