Qual é o método mais confiável de recuperação de arquivos ExFAT para cartões SD e unidades USB?

Eu tenho um cartão SD/unidade USB exFAT que de repente parou de mostrar meus arquivos depois de ser usado entre o Windows e uma câmera. Não quero piorar a perda de dados usando a ferramenta de recuperação errada ou formatando-o. Qual é o método de recuperação de arquivos exFAT mais seguro e confiável para cartões SD e unidades USB?

Se este for um cartão SD ou unidade USB exFAT, o principal é parar de mexer nele imediatamente. Aprendi isso da pior forma depois de formatar um cartão de câmera de 128 GB e achar que um fim de semana inteiro de fotos e vídeos tinha sumido. O aplicativo de recuperação importa, mas o que você faz antes da recuperação importa ainda mais.

Não salve nada novo no cartão. Não formate de novo. Não execute o CHKDSK nem ferramentas de reparo nele. Os dados excluídos ou formatados ainda podem estar lá, mas cada gravação dá ao dispositivo a chance de sobrescrever o que você quer recuperar.

Verifique os backups primeiro, obviamente. No meu caso não havia nenhum, então fui direto para um software de recuperação. Usei Disk Drill, e ele recuperou quase tudo.

O processo básico foi bem simples:

1. Instale o Disk Drill no computador, não no cartão SD nem na unidade USB.
  2. Conecte o cartão usando um leitor de cartões.
  3. Selecione o dispositivo exFAT e execute uma varredura. Universal Scan geralmente é a opção que você quer.
  4. Deixe terminar e depois visualize os arquivos antes de recuperá-los.
  5. Salve os arquivos recuperados no drive interno do seu computador, não de volta no mesmo cartão.

A parte boa é que o Disk Drill para Windows permite recuperar até 100 MB gratuitamente, então você pode pelo menos confirmar que os arquivos são recuperáveis antes de pagar por qualquer coisa.

Um recurso ao qual eu prestaria atenção é a criação de imagem de disco. Se o cartão ou pen drive estiver se comportando de forma instável, como desconectando, ficando muito lento durante leituras ou aparecendo de forma inconsistente, não fique forçando o dispositivo original com varredura após varredura. Crie primeiro uma imagem de disco e depois faça a varredura na imagem. É mais seguro para uma mídia com falha e dá mais margem para tentar de novo se algo der errado.

Para filmagens de câmera excluídas, especialmente de drones, DSLRs, câmeras mirrorless, GoPros ou dashcams, o Disk Drill também tem o Advanced Camera Recovery (ACR). Eu não precisei muito disso porque o meu caso era principalmente de fotos, mas vale a pena tentar se estiverem faltando arquivos MP4, MOV ou outros arquivos de vídeo. As varreduras padrão podem não encontrar vídeos fragmentados.

Se o Disk Drill não encontrar o que você precisa, o TestDisk é outra opção. Ele é gratuito, mas é mais técnico e é melhor para problemas de partição do que para recuperação simples de arquivos excluídos.

Eu evitaria recuperação por conta própria se o dispositivo parecer fisicamente danificado. Se ele não aparecer em nenhum computador, continuar desconectando, ficar anormalmente quente ou tiver dano visível, pare de tentar. Mais tentativas podem dificultar a recuperação. Um laboratório de recuperação geralmente é a melhor opção nesse ponto. Muitos fazem a avaliação gratuitamente, embora a recuperação em si possa facilmente custar algumas centenas de dólares ou mais, dependendo do dano.

Se for apenas perda lógica de dados, como exclusão ou formatação, você tem uma chance razoável. Pare de usar o dispositivo, recupere para outra unidade e só pense em reparos depois que seus arquivos estiverem seguros. Foi isso que me salvou.

Não deixe o Windows “inicializar”, “formatar” ou “verificar e corrigir” o cartão só porque aparece uma janela com aparência útil. É assim que as pessoas transformam um problema recuperável de exFAT em uma bagunça. @mikeappsreviewer está certo sobre verificar uma imagem se o dispositivo estiver apresentando falhas, mas eu começaria de forma ainda mais simples: experimente um leitor de cartão diferente ou outra porta USB e depois faça uma imagem completa do cartão ou da unidade antes de fazer a recuperação. Depois disso, verifique a imagem com qualquer ferramenta razoável com a qual você se sinta confortável. O Disk Drill é bom se visualizar seus arquivos antes da recuperação, mas não julgue nenhuma ferramenta apenas pelos nomes dos arquivos, especialmente com cartões de câmera. Abra algumas visualizações, recupere para o seu computador ou outra unidade e só reformate o cartão SD depois de saber que os arquivos recuperados realmente podem ser usados.

Se o cartão mostra a capacidade correta importa mais do que qual botão de recuperação você clica. Se um cartão de 128 GB aparece como 128 GB, mas a pasta está vazia, em RAW ou pede para ser formatado, isso geralmente é uma situação normal de recuperação por software. Se ele aparece como 0 bytes, 31 MB, algum tamanho minúsculo estranho ou continua sumindo do Gerenciamento de Disco, pare de testá-lo como se fosse um caso normal de arquivo excluído. Nesse ponto, o leitor, o controlador ou a NAND podem ser o problema, e verificações repetidas podem apenas desperdiçar o tempo restante de leitura.

Concordo com o conselho de não executar CHKDSK e não formatar, mas eu teria cuidado ao escanear pelo próprio dispositivo da câmera. Use um leitor de cartão USB simples se for um cartão SD. Às vezes, as câmeras expõem o armazenamento de maneiras estranhas, e o ideal é que o computador veja o dispositivo de bloco diretamente, se possível. Para um pendrive USB, conecte-o diretamente ao computador em vez de usar um hub se ele estiver apresentando falhas.

Para o método real de recuperação, minha ordem seria: confirmar que o tamanho parece correto, criar uma imagem se o dispositivo estiver minimamente instável e depois escanear a imagem com um software de recuperação. O Disk Drill é adequado para isso se ele conseguir visualizar os arquivos que importam para você, mas a visualização importa mais do que a contagem de resultados da verificação. Uma ferramenta dizer que encontrou 40.000 arquivos não significa muita coisa se as fotos recuperadas estiverem metade cinza ou se os vídeos não reproduzirem. Salve uma pequena amostra em outra unidade, abra-a e então decida se vale a pena continuar. Só depois disso eu reformataria o cartão, e eu não o reutilizaria para nada importante se ele já começou a desaparecer de surpresa.

Espere alguma bagunça mesmo quando a recuperação funciona, especialmente com exFAT em mídia de câmera. Você pode conseguir recuperar as fotos, mas perder a estrutura de pastas, os nomes originais ou alguns clipes de vídeo se a tabela de arquivos estiver danificada. É por isso que eu não trataria “todos os arquivos recuperados” como o objetivo. O objetivo é “os arquivos importantes abrirem normalmente depois de serem copiados para algum lugar seguro.”

O melhor método é entediante: deixe o cartão como somente leitura, se puder, crie uma imagem dele e depois trabalhe a partir da imagem. Para cartões SD, a pequena trava de bloqueio não é uma proteção perfeita, mas eu ainda assim a usaria. Com unidades USB você realmente não tem esse luxo, então tome cuidado extra para não deixar o Windows gravar nada nela. Até mesmo abri-la no Explorer às vezes pode criar arquivos de lixo ou de metadados, dependendo da configuração. Eu evitaria navegar na unidade completamente até que a imagem seja criada.

O Disk Drill é uma primeira tentativa razoável se você quiser uma interface normal e visualizações, mas eu não continuaria examinando novamente o dispositivo original com configurações diferentes só porque o primeiro resultado parece incompleto. Examine o clone ou a imagem. Se o Disk Drill encontrar visualizações que abrem corretamente, recupere-as para outro disco. Se ele encontrar principalmente blocos genéricos de arquivos sem nomes, isso não significa que falhou, pode significar que as informações de diretório do exFAT desapareceram e que você ficou limitado à recuperação por assinatura. Isso ainda é útil para JPEGs e alguns arquivos RAW, menos agradável para vídeos longos fragmentados.

Depois que os arquivos forem copiados, não “repare” o cartão antigo e volte a confiar nele. Um cartão que perde aleatoriamente um volume exFAT depois de ser movido entre uma câmera e o Windows é barato em comparação com o tempo gasto para recuperá-lo. Reformate somente depois da recuperação, teste-o se quiser e depois aposente-o de qualquer coisa importante.