Qual é a sua rotina de limpeza de fotos no iPhone?

Meu app Fotos do iPhone está ficando bagunçado com duplicatas, capturas de tela e vídeos antigos, e o armazenamento do iCloud está quase cheio. Estou tentando encontrar uma rotina simples de limpeza de fotos no iPhone que não corra o risco de apagar fotos importantes. Quais apps, ajustes ou hábitos funcionam melhor para manter as fotos organizadas?

A limpeza manual de fotos fica complicada rapidamente quando a biblioteca é grande. Eu tinha cerca de 45.000 fotos e achei que conseguiria resolver tudo em uma noite. Depois de cerca de oito horas, eu ainda estava rolando pela biblioteca e mal avançando, porque cada grupo de fotos quase idênticas se transformava em mais uma pequena decisão.

O que ajudou foi tratar isso como alguns trabalhos de limpeza separados, em vez de tentar avaliar cada foto em ordem.

Use o app Fotos para o básico

Para uma limpeza básica, o app Fotos integrado ainda funciona bem. Os gestos de seleção são muito mais rápidos do que tocar nas fotos uma por uma, especialmente se você estiver trabalhando em um álbum. Se o álbum tiver Selecionar Tudo, use isso para categorias fáceis, como capturas de tela ou qualquer outra coisa que você já sabe que não quer.

Ir de álbum em álbum também pareceu muito menos doloroso do que rolar pela biblioteca completa por data. A linha do tempo completa é onde a limpeza vira um atoleiro.

Não compare manualmente duplicatas e imagens parecidas

Esse foi o maior desperdício de tempo para mim. As fotos podem ajudar com duplicatas exatas, mas duplicatas exatas geralmente não são o verdadeiro problema de armazenamento. Na maioria das vezes, são coisas como cinco fotos do mesmo prato de comida, um monte de fotos de show, sequências tiradas sem querer, Live Photos, capturas de tela e vídeos enormes que você esqueceu que existiam.

Acabei usando Clever Cleaner para essa parte porque ele agrupava fotos semelhantes em vez de me fazer procurá-las manualmente. Ele também separava as capturas de tela, mostrava os vídeos maiores e podia transformar Live Photos em fotos estáticas normais quando isso fazia sentido.

Revisar grupos de fotos foi muito mais rápido do que comparar quase duplicatas uma por uma. Isso provavelmente reduziu o tempo de limpeza em mais da metade.

Se o problema for o armazenamento do iCloud

Lembre-se apenas de que o Fotos do iCloud sincroniza uma única biblioteca. Se você apagar algo do iPhone, isso também será removido do iCloud e de outros dispositivos Apple conectados à mesma biblioteca de fotos. Normalmente essa é a ideia quando você está fazendo uma limpeza, mas vale a pena ter isso em mente antes de apagar um lote enorme.

Também verifique Apagados Recentemente depois de terminar. O armazenamento pode não diminuir imediatamente porque esses arquivos ainda podem ficar lá até você esvaziar o álbum ou até o período de retenção acabar.

A maior lição para mim foi organizar pelo impacto no armazenamento, não pela quantidade de fotos. Apagar centenas de capturas de tela quase não fez diferença, mas remover alguns vídeos antigos em 4K liberou uma enorme quantidade de espaço.

Agora, normalmente eu começo por estes:

1. vídeos antigos
  2. gravações de tela

Isso ajudou muito mais do que apagar fotos aleatórias espalhadas pela biblioteca.

Também parei de esperar até o armazenamento ficar totalmente cheio. A cada uma ou duas semanas, passo talvez dez minutos limpando capturas de tela recentes, fotos borradas e duplicatas óbvias. É um pequeno hábito, mas me impede de precisar de outra sessão de limpeza durante o fim de semana inteiro.

Então, sim, existem opções mais rápidas do que ficar rolando a biblioteca inteira manualmente. Eu usaria o Fotos para a limpeza fácil no nível de álbum e depois usaria o Clever Cleaner para duplicatas, fotos semelhantes, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes. Depois, esvaziaria Apagados Recentemente. Esse fluxo de trabalho tem sido bem menos irritante do que fazer tudo à mão.

Não comece esvaziando Apagados Recentemente nem deixando qualquer app de limpeza excluir um lote enorme antes de você ter um backup em que confia. Essa é a parte arriscada que as pessoas pulam. O Fotos do iCloud não é exatamente um backup no sentido de recuperar minha biblioteca antiga do mês passado se as exclusões estiverem sincronizando em todos os lugares. Antes de uma limpeza grande, eu exportaria os álbuns importantes ou pelo menos garantiria que você tenha um backup recente no computador, uma cópia no Google Fotos Amazon Photos ou uma cópia em disco externo.

Minha rotina seria mais entediante do que rápida: primeiro remover vídeos grandes e gravações de tela, depois capturas de tela, depois duplicadas fotos semelhantes. Os vídeos são onde o ganho de armazenamento geralmente está. Para fotos, eu usaria o álbum Duplicadas integrado para correspondências exatas, mas ainda assim eu as revisaria. Se você usa algo como Clever Cleaner para fotos semelhantes, eu trataria as sugestões dele como um atalho de organização, não como um botão de exclusão automática. Semelhante nem sempre significa descartável, especialmente com crianças, animais de estimação, documentos, recibos ou fotos de viagem em que pequenas diferenças importam.

Uma pequena coisa que ajuda: crie um álbum Manter durante a revisão. Se você estiver em dúvida sobre uma foto, não decida na hora. Coloque as que claramente devem ficar em algum lugar, exclua o lixo óbvio e deixe o que é duvidoso para depois. O objetivo é liberar armazenamento sem transformar a limpeza em uma investigação forense. Depois disso, verifique Apagados Recentemente apenas quando estiver confiante, porque esse é o ponto em que os erros ficam mais difíceis de desfazer.

Não presuma que o app Fotos é o que está consumindo seu iCloud só porque o rolo da câmera parece bagunçado. Primeiro, confira a divisão do armazenamento do iCloud. Às vezes, o verdadeiro vilão são os backups do dispositivo, anexos do Mensagens, iCloud Drive ou dados antigos de apps, e aí você pode apagar 2.000 capturas de tela e ainda sentir que nada mudou.

Se Fotos realmente for o principal, eu separaria “limpar meu telefone” de “reduzir o iCloud”. Elas estão relacionadas, mas não são a mesma coisa. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, remover uma foto da biblioteca também a remove do iCloud. Se “Otimizar Armazenamento do iPhone” estiver ativado, seu telefone pode estar mantendo apenas versões locais menores, então o espaço que você vê no iPhone e o espaço usado no iCloud podem parecer estranhamente fora de sincronia.

Minha rotina sem graça seria:

1. Vá em Ajustes e confira o que realmente está usando o armazenamento do iCloud.
  2. Em Fotos, filtre por Vídeos primeiro.
  3. Apague vídeos obviamente inúteis, clipes com falha, gravações de tela e TikToks/Reels/etc. salvos.
  4. Depois faça as capturas de tela.
  5. Depois as duplicadas.
  6. Depois as fotos parecidas, mas só quando você tiver paciência.

Eu não começaria pelas fotos parecidas se você já estiver irritado. É aí que as pessoas tomam decisões ruins porque cinco fotos parecem iguais no tamanho de miniatura, e depois você percebe que uma tinha a melhor expressão ou o documento legível. Para essa categoria, um app de limpeza pode ajudar a agrupar as coisas, mas eu ainda iria devagar antes de tocar em apagar. Clever Cleaner ou ferramentas parecidas são úteis para revelar a bagunça mais rápido, não para decidir quanto valem suas memórias.

Um truque que funciona melhor do que tentar “terminar” a biblioteca inteira é limpar por origem. Pesquise no Fotos por coisas como “gravação de tela”, “captura de tela”, “recibo”, “quadro branco”, “cardápio”, “estacionamento” ou nomes específicos de apps se você salva muita coisa de apps sociais. Isso mostra o material descartável muito mais rápido do que rolar por anos de fotos normais misturadas com lixo.

Para vídeos antigos que você talvez queira um dia, mas não precisa no iCloud, exporte-os para outro lugar antes de apagar. Computador, SSD externo, Google Fotos, Amazon Photos, o que quer que você realmente confie e saiba como restaurar. A parte importante é que isso esteja fora da mesma biblioteca do Fotos do iCloud. Mover algo para um álbum dentro do Fotos não o arquiva separadamente. Ainda é a mesma biblioteca e ainda conta.

Eu também teria cuidado com Live Photos. Elas podem ocupar mais espaço do que uma foto estática comum, mas converter tudo só para economizar armazenamento é o tipo de limpeza que pode parecer inteligente agora e irritante depois. Eu só faria isso com Live Photos descartáveis, não com fotos favoritas de pessoas/animais de estimação/filhos/viagens.

A rotina de longo prazo menos dolorosa provavelmente é dedicar cinco minutos depois de qualquer dia com muitas fotos. Apague as fotos borradas, guarde as duas ou três melhores, remova as capturas de tela que você só precisava uma vez. Se você esperar até o iCloud estar gritando com você, toda limpeza vira uma emergência estressante de armazenamento, e é aí que você ou apaga coisa demais ou desiste e paga por mais armazenamento.

Não limpe a biblioteca enquanto todos os apps ainda estiverem despejando lixo nela. Primeiro desative o salvamento automático em apps como WhatsApp, Mensagens, Instagram etc., depois faça a limpeza de vídeos/capturas de tela que as pessoas mencionaram. Caso contrário, você vai passar uma hora apagando bagunça e reconstruir a mesma confusão em duas semanas.