Apaguei acidentalmente fotos e alguns arquivos de vídeo do meu cartão SD enquanto tentava movê-los para o meu laptop, e agora não consigo encontrá-los em lugar nenhum. Sou iniciante em recuperação de dados e preciso de um software de recuperação de cartão SD fácil para iniciantes, seguro, fácil de usar e que realmente funcione. Eu realmente agradeceria recomendações das melhores ferramentas de recuperação de cartão SD para recuperar arquivos excluídos sem piorar a situação.
Isso já aconteceu comigo, e a primeira coisa que eu diria é: vá com calma e pare de gravar qualquer coisa no cartão SD. Quando os arquivos são excluídos, o cartão normalmente remove a entrada que aponta para o arquivo. Os dados muitas vezes continuam lá por um tempo, até que algo novo seja gravado por cima. Se você parar de usar o cartão agora mesmo, suas chances ainda são boas.
O que eu tentaria primeiro
- Disk Drill foi o mais fácil de usar quando eu precisei de resultados rápidos. Ele encontrou fotos excluídas, clipes de vídeo, arquivos RAW, e também ajudou com um cartão que eu tinha e que aparecia de forma estranha e meio quebrado. A interface é simples, então você não precisa brigar com o aplicativo enquanto está estressado. A visualização dos arquivos me ajudou a separar o lixo do que realmente importava. A parte de que eu mais gostei foi o suporte para vídeo de câmera fragmentado, especialmente de equipamentos GoPro, DJI e mirrorless. Muitas ferramentas falham nisso. Ele também lê formatos como Canon CR2 e CR3, Sony ARW e Nikon NEF. No Windows, há um limite gratuito de recuperação de 100MB.
- UFS Explorer pareceu mais uma ferramenta para pessoas que querem controles e opções. Eu não entregaria isso para alguém que quer um único botão grande de recuperar. Ainda assim, a qualidade da varredura é forte, e ele lida com mídias danificadas melhor do que muitos aplicativos mais simples que já testei. Se o seu cartão estiver em más condições, vale a pena dar uma olhada nele.
- Recuva é bom quando o trabalho é pequeno e simples. Se você excluiu algumas poucas JPGs ou MP4s no Windows, ele normalmente dá conta do recado sem muito esforço. Eu não esperaria milagres dele em casos mais difíceis ou com tipos de arquivo de câmera incomuns, mas para recuperação básica ele ainda é útil.
- R-Photo é uma das melhores opções gratuitas para Windows se o seu principal objetivo é recuperar mídia. A visualização em miniaturas me poupou tempo porque eu não precisei recuperar tudo às cegas. Se você estiver separando muitas fotos e clipes excluídos, isso importa mais do que as pessoas imaginam.
Um erro que acaba com a recuperação
Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD. Já vi pessoas fazerem isso em pânico, e isso destrói exatamente os dados que elas estavam tentando trazer de volta. Salve tudo no disco do seu computador ou em outra unidade externa.
Se o cartão estiver instável
Se o cartão desconecta, trava, gera erros de leitura ou se comporta de forma estranha, eu tomaria cuidado com varreduras repetidas. Uma ferramenta com suporte a backup byte a byte é mais segura. Faça uma imagem primeiro e depois trabalhe a partir da cópia, em vez de forçar o cartão original repetidamente. Este guia explica bem a ideia: imagem de disco.
Versão curta
Pare de usar o cartão. Coloque-o em um leitor. Execute uma varredura com visualização. Verifique o que ainda aparece antes de fazer qualquer outra coisa. Se o cartão parecer instável, crie uma imagem primeiro. Eu começaria por aí.
Para um iniciante, eu manteria a lista curta.
O Disk Drill é o lugar mais fácil para começar. O fluxo de varredura é simples, as prévias são claras, e ele lida bem com a recuperação comum de fotos e vídeos de cartão SD. Se os seus arquivos foram excluídos recentemente e você parou de usar o cartão, suas chances ainda são razoáveis. Não concordo totalmente com @mikeappsreviewer sobre o Recuva como primeira escolha, porém. Ele serve para coisas básicas em JPG, mas parece desatualizado e falha com mais frequência em cartões de câmera.
Se você quiser opções gratuitas, experimente o PhotoRec apenas se tiver paciência. Ele é bom para encontrar arquivos, mas a interface é meio complicada para novos usuários. O DMDE é outro que vale a pena conferir. Não é bonito, mas muitas vezes recupera arquivos de cartões que outras ferramentas ignoram.
Regra pequena. Recupere para o seu laptop, não de volta para o cartão SD. As pessoas erram isso o tempo todo.
Se você quiser uma leitura rápida antes de escolher, este guia curto ajuda: veja como o Disk Drill lida com fotos e vídeos excluídos de cartão SD.
Minha ordem para iniciantes:
- Disk Drill
- R-Photo
- DMDE
- PhotoRec
Se o cartão continuar desconectando, pare e faça uma imagem dele primeiro. Caso contrário, você corre o risco de piorar a situação.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @hoshikuzu, mas eu ajustaria um pouco a lista para iniciantes.
Se você quer a opção menos confusa, Disk Drill provavelmente é o melhor software de recuperação de cartão SD para iniciantes. O principal motivo é que ele não faz você sentir que precisa de um diploma em ciência da computação só para escanear um cartão. A pré-visualização também ajuda muito, especialmente se você está tentando distinguir fotos reais de arquivos recuperados aleatórios.
Dito isso, eu não iria direto para o PhotoRec como iniciante, a menos que você seja muito paciente. Poderoso? Sim. Amigável para iniciantes? rs não.
Meu ranking simples seria:
-
Disk Drill
Melhor combinação de interface fácil + recuperação sólida de fotos e vídeos -
R-Photo
Bom se você quer algo gratuito e focado em mídia -
DMDE
Melhor do que as pessoas esperam, mas não exatamente amigável -
Recuva
Serve para exclusões básicas, mas está meio ultrapassado agora
Uma coisa que eu acrescentaria e que não foi enfatizada o suficiente: às vezes os arquivos nunca foram realmente excluídos do cartão, eles foram movidos para uma pasta oculta estranha durante falhas na transferência. Antes de escanear, verifique o cartão no seu laptop com os arquivos ocultos visíveis. Parece bobo, mas eu já vi isso acontecer.
Além disso, se você quiser mais opiniões especificamente sobre recuperar vídeos de família e filmagens de câmera, esta discussão é útil: melhores opções de recuperação para vídeos caseiros excluídos de um cartão SD.
Versão curta: use Disk Drill, recupere para o seu laptop, não para o cartão, e não continue mexendo no cartão SD mais do que o necessário.
Eu dividiria isso em dois casos para iniciantes.
Caso 1: o cartão está saudável e só teve arquivos excluídos
- Disk Drill é o ponto de partida mais fácil.
- Prós: interface limpa, as visualizações são realmente úteis, bom com formatos comuns de foto/vídeo, pouco estressante para quem está começando.
- Contras: a recuperação gratuita é limitada no Windows, e as varreduras profundas podem retornar muitos resultados bagunçados.
- R-Photo é uma segunda opção sólida se você quiser algo mais simples e mais focado em mídia.
- Estou um pouco menos convencido sobre o Recuva do que @mikeappsreviewer. Para pendrives, tudo bem. Para cartões SD de câmera, pode parecer meio imprevisível.
Caso 2: o cartão está se comportando de forma estranha
- Se o Explorador de Arquivos trava, o cartão desaparece ou os vídeos foram transferidos pela metade, eu na verdade pularia as ferramentas fáceis primeiro e faria uma imagem do cartão, se possível.
- É aí que eu discordo um pouco de @hoshikuzu e @techchizkid. Ser amigável para iniciantes importa, mas cartões instáveis podem piorar rápido, então a segurança importa mais do que a interface.
Uma coisa extra que ninguém deveria ignorar: se essas eram fotos importantes, verifique se a sua câmera criou uma nova pasta DCIM e se os arquivos estão em uma subpasta numerada diferente. Isso acontece mais do que as pessoas pensam depois de movimentações interrompidas.
Minha ordem para iniciantes:
- Disk Drill
- R-Photo
- Recuva apenas para exclusões acidentais muito básicas
- DMDE somente se você estiver disposto a aprender um pouco
A grande regra continua a mesma: recupere para o laptop, nunca de volta para o cartão SD.