Precisa de ajuda para escolher um software de recuperação de dados para Mac

Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu Mac e esvaziei a Lixeira antes de perceber que ainda precisava deles. Estou procurando um software confiável de recuperação de dados para Mac que possa recuperar documentos e fotos perdidos sem piorar a situação. Quais ferramentas realmente funcionam e são seguras de usar?

Apps de recuperação para Mac, depois de tentativa e erro demais

Passei por uma pilha de ferramentas de recuperação para Mac nos últimos anos. Se eu tivesse que escolher uma opção para a maioria das pessoas, eu ainda ficaria com Disk Drill.

Não porque ele vence em tudo. Não vence. Continuei voltando para ele porque a combinação parece certa. Os resultados de recuperação foram sólidos. O app era fácil o suficiente de usar sem parecer simplificado demais. E, nos Macs mais novos, ele não parecia deslocado nem meio quebrado.

Muitos programas de recuperação para Mac caem em dois grupos ruins. Um tipo é superficial demais e deixa passar coisas. O outro parece exigir um fim de semana e um guia de terminal para chegar a algum lugar. O Disk Drill fica no meio, que para uso normal é exatamente onde eu queria que ele estivesse.

O que se destacou para mim

O app parece ter sido feito pensando no macOS, em vez de ter sido empurrado do Windows.

Pelo que eu vi:

1. Ele lida bem com APFS.
  2. Ele roda sem problemas em Apple Silicon.
  3. Funciona com SSDs externos, unidades USB, cartões SD e volumes do Time Machine.
  4. A visualização prévia dos arquivos antes da recuperação é confiável o bastante para economizar tempo.
  5. Inclui opções de backup e imagem de disco, o que ajudou quando lidei com uma unidade suspeita.
  6. Se sai bem na recuperação de fotos e vídeos, incluindo formatos RAW de câmeras.

Tive um volume APFS corrompido em que outros apps ou retornavam lixo ou travavam. O Disk Drill conseguiu extrair um conjunto utilizável de arquivos dele. Não tudo, mas o suficiente para eu parar de tratá-lo como mais um app de recuperação bonitinho e começar a mantê-lo por perto.

Outras ferramentas que eu ainda manteria na lista

O Disk Drill não é o único que vale a pena usar. A ferramenta certa muda conforme o tipo de problema com que você está lidando.

PhotoRec

Gratuito, feio, eficaz.

Usei em cartões SD e em sistemas de arquivos em péssimo estado. Encontrou mais do que eu esperava. O lado ruim é pesado. Você geralmente perde os nomes originais dos arquivos e a estrutura de pastas, então a organização depois da recuperação vira uma tarefa à parte. A interface parece velha e direta ao ponto, mas se sua prioridade é extrair os dados a qualquer custo, ainda é uma das melhores opções.

iBoysoft Data Recovery

Esse pareceu mais fácil para iniciantes. O suporte a APFS foi decente nos meus testes e, para exclusões comuns ou erros de formatação, ele se saiu bem. Minha única reclamação real é o modelo de preços. O esquema de assinatura cansa rápido.

Data Rescue

Ferramenta mais antiga, ainda utilizável.

Eu não diria que seria minha primeira escolha hoje, embora eu tenha tido sorte razoável com ela em unidades externas e trabalhos de recuperação mais simples. Se o caso não for bagunçado demais, ela ainda tem seu lugar.

A parte em que as pessoas erram

O maior erro que continuo vendo é continuar usando a mesma unidade depois que os arquivos desaparecem.

Pare de gravar dados nela. Imediatamente.

Em SSDs, o TRIM muda toda a situação. Dados apagados em Macs modernos podem sumir rápido e, quando isso acontece, a recuperação fica bem improvável. Aprendi isso da pior forma em uma unidade de trabalho. Esperei demais, continuei usando e perdi mais do que deveria. Movimento burro.

O que fazer em vez disso

Se você está tentando recuperar arquivos, faça isto primeiro:

1. Instale o app de recuperação em outra unidade, se você tiver uma.
  2. Salve os arquivos recuperados em outra unidade, não de volta no mesmo disco.
  3. Se a unidade parecer instável, clone-a antes de rodar varredura após varredura.
  4. Ignore ferramentas aleatórias de reparo até recuperar o que importa.

Já vi recuperações falharem porque as pessoas continuaram reiniciando, copiando coisas de um lado para outro ou testando todo app de reparo que encontravam nos resultados de busca. A partir de certo ponto, a unidade não é o único problema. A atividade extra também é.

Minha resposta direta

Se alguém me pedisse uma recomendação de baixo risco sem querer uma explicação técnica profunda, eu ainda indicaria Disk Drill.

Se você tem mais experiência, ou o dano é específico e feio, uma das outras ferramentas pode se encaixar melhor. Ainda assim, para um público amplo de Mac, foi a opção com que tive menos atrito e os resultados mais consistentes.

Se você esvaziou a Lixeira em um Mac, a velocidade importa mais do que a lista de aplicativos. Pare de usar o Mac primeiro. Especialmente se seus arquivos estavam no SSD interno. O TRIM nos Macs modernos apaga blocos excluídos rapidamente, então esperar prejudica muito suas chances.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer sobre o Disk Drill. É uma das melhores opções de software de recuperação de dados para Mac para usuários comuns, e o recurso de pré-visualização ajuda a separar documentos e fotos antes de você pagar ou recuperar. Onde eu divirjo, um pouco, é que eu não gastaria muito tempo testando vários aplicativos na mesma unidade interna. Cada instalação, varredura e reinicialização extra gera mais atividade no disco. É isso que pega muita gente.

Minha lista curta:

1. Disk Drill
    Melhor equilíbrio para usuários de Mac. Bom suporte a APFS. Interface limpa. Sólido para arquivos excluídos, unidades externas, cartões de memória e recuperação de fotos.

2. R-Studio
    Menos amigável, mais técnico. Melhor se você precisar de controle mais profundo ou de recursos de RAID/rede. Exagerado para a maioria das pessoas.

3. PhotoRec
    Gratuito. Forte em recuperação por assinatura de arquivo. Resultados bagunçados. Você geralmente perde nomes e pastas, o que é um problema para documentos.

Se os arquivos importam muito, recupere apenas para uma unidade externa. Se o Disk Drill encontrar seus arquivos e as pré-visualizações parecerem ok, eu começaria por ele. Se ele não encontrar nada em um SSD interno, a má notícia é que os dados podem já ter sumido.

Além disso, se você quiser um resumo rápido, este guia em vídeo sobre os melhores softwares de recuperação de dados para Mac é um bom lugar para comparar opções rapidamente.

Meu voto: Disk Drill primeiro. Varredura rápida, pré-visualização, recuperação para outra unidade. Não pense demais nisso e não continue usando o Mac.

Se os arquivos foram apagados do SSD interno do seu Mac, eu seria um pouco menos otimista do que @mikeappsreviewer e @nachtschatten fazem parecer. Não porque eles estejam errados ao dizer que o Disk Drill é uma escolha sólida, mas porque nos Macs mais novos a questão real muitas vezes é se ainda existe algo para recuperar, e não qual aplicativo tem o botão de escaneamento mais bonito.

Dito isso, para software de recuperação de dados no Mac, minha lista curta seria:

1. Disk Drill
    Melhor opção geral para a maioria das pessoas. Bom para documentos apagados, fotos, unidades externas, cartões SD e volumes APFS. A interface é bem menos irritante do que a de muitos concorrentes, o que importa quando você já está estressado e entrando em pânico rs.

2. R-Studio
    Mais forte se você se sente confortável com coisas mais técnicas. Eu normalmente não o sugiro primeiro, a menos que a configuração da unidade seja estranha ou você precise de mais controle sobre a varredura.

3. PhotoRec
    Gratuito e confiável, mas meio caótico. Ótimo se você só se importa em salvar o conteúdo dos arquivos e não se importa em organizar a bagunça depois.

Minha pequena discordância: eu não ficaria horas procurando “o melhor” aplicativo. Escolha um, faça uma varredura uma vez e veja se as pré-visualizações parecem reais. Se o Disk Drill consegue mostrar uma prévia dos arquivos, isso é um sinal muito bom. Se ele não consegue encontrar nada no SSD interno, tentar mais seis aplicativos geralmente só faz perder tempo.

Também vale a pena conferir esta discussão no fórum da Apple sobre recuperação de arquivos no Mac após esvaziar o Lixo se você quiser outra perspectiva de usuários de Mac.

Versão curta: Disk Drill para Mac provavelmente é a primeira tentativa mais segura. Se os arquivos forem super importantes e não estiverem aparecendo, pare de tentar resolver por conta própria antes de piorar a situação. Essa parte é ruim, mas é verdade.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @nachtschatten, @caminantenocturno e @mikeappsreviewer disseram: de onde os arquivos foram excluídos importa quase mais do que qual app você escolhe.

Se foi do SSD interno do seu Mac, sou um pouco menos otimista do que algumas pessoas aqui. Não porque o Disk Drill seja ruim, mas porque o macOS em SSDs pode tornar as janelas de recuperação brutalmente curtas. Se os arquivos estavam em um HDD externo, cartão SD ou até mesmo alguns SSDs externos, suas chances geralmente são melhores.

Minha opinião sobre o Disk Drill:

Prós

• muito fácil de usar quando você está estressado
  • bom para visualizar fotos/documentos antes da recuperação
  • lida com APFS melhor do que muitas ferramentas antigas para Mac
  • bom equilíbrio entre ser amigável para iniciantes e realmente útil

Contras

• não faz milagres em exclusões no SSD interno afetadas por TRIM
  • a recuperação paga pode parecer cara se isso foi um acidente pontual
  • varreduras profundas podem retornar muita bagunça, então a organização leva tempo

Discordo um pouco da mentalidade de “só ir testando app após app” em que algumas pessoas acabam caindo. Normalmente isso só faz perder tempo. Escolha primeiro uma ferramenta séria. Para a maioria dos usuários de Mac, essa é o Disk Drill. Se ele mostrar pré-visualizações limpas dos seus arquivos perdidos, ótimo. Se não, eu passaria para o R-Studio apenas se você se sentir confortável com uma interface mais técnica. O PhotoRec ainda vale a pena conhecer, mas principalmente quando nomes de arquivos/estrutura de pastas já não são mais sua prioridade.

Então meu ranking seria:

1. Disk Drill para usuários comuns
  2. R-Studio para casos avançados
  3. PhotoRec se você só quer recuperação bruta e pode organizar a bagunça depois

Se os arquivos forem críticos para o negócio ou fotos de família insubstituíveis e o Disk Drill não os encontrar rapidamente, eu pararia o faça-você-mesmo aí em vez de insistir em mais cinco apps. Esse é o ponto em que um laboratório de recuperação faz mais sentido do que outro download.