Excluí acidentalmente arquivos importantes do meu disco rígido externo e agora estou tentando recuperá-los sem pagar adiantado por um software caro. Preciso de um programa gratuito de recuperação de dados que realmente funcione, seja seguro de usar e tenha uma boa taxa de sucesso na recuperação de fotos, documentos e vídeos excluídos. Estou procurando recomendações reais antes de piorar a situação.
Se você excluiu arquivos, não grave mais nada nessa unidade. Aprendi isso da pior forma há algum tempo. Os arquivos muitas vezes ainda ficam lá até que novos dados sejam gravados por cima deles. Cada instalação, download, captura de tela ou pasta copiada reduz suas chances.
Algumas ferramentas que vale a pena tentar primeiro:
Esta é a que eu costumo indicar primeiro na maioria das vezes. Usei em uma unidade USB danificada e em um SSD externo formatado, e a interface fez sentido logo de cara. Ela verifica arquivos excluídos, volumes formatados, partições RAW e unidades com danos no sistema de arquivos sem transformar tudo em um dever de casa.
O que me convenceu foi a visualização prévia. Eu podia verificar se os arquivos pareciam utilizáveis antes de gastar dinheiro ou perder horas. Também inclui backup byte a byte, o que importa se a sua unidade parece instável e você quer uma cópia mais segura antes de mexer mais. No Windows, você tem até 100 MB de recuperação gratuita, o que é suficiente para um pequeno teste.
- Recuva
Antigo, mas ainda útil. Eu o mantenho por perto para as coisas mais simples. Se você esvaziou a Lixeira por engano ou removeu algumas fotos e percebeu isso rápido, o Recuva ainda faz um trabalho decente. É gratuito, leve e rápido de executar.
Eu não o usaria para uma unidade muito danificada, partições bagunçadas ou um grande projeto de vídeo. Para documentos comuns e recuperação normal de fotos, ele ainda entrega mais do que se espera, mesmo que a interface pareça ter ficado presa em outra década.
- R-Studio
Este é para pessoas que não entram em pânico quando veem menus densos e rótulos técnicos. Usei uma vez em uma configuração de partição danificada e, sim, ele sabia o que estava fazendo. É forte em RAID, recuperação de partições e configurações de armazenamento incomuns.
O problema é simples. Não é amigável. Se você já sabe por que precisa do R-Studio, então provavelmente realmente precisa dele. Se não souber, comece com algo mais fácil e menos cruel.
O que fazer agora:
Pare de usar a unidade.
Não salve nada nela.
Não instale software de recuperação nela.
Não copie arquivos recuperados de volta para ela.
Se possível, instale o aplicativo de recuperação em outra unidade e recupere seus arquivos para outra unidade também. Usar a mesma origem e o mesmo destino é como as pessoas conseguem piorar um dia ruim. Já vi isso acontecer.
Uma coisa que as pessoas ignoram: se a unidade estiver clicando, rangendo, apitando, desconectando no meio da verificação ou não aparecer na BIOS ou no Gerenciamento de Disco, pare com o software. Esses sinais apontam mais para problema de hardware do que para um simples caso de arquivo excluído. Verificações repetidas em uma unidade com falha são arriscadas. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é a opção mais segura, mesmo que doa pagar por isso.
Se isso foi uma exclusão simples e a unidade ainda está saudável, suas chances são boas. Vá devagar. Use outra unidade para instalações e arquivos recuperados. Verifique as visualizações prévias antes de recuperar um monte de lixo. Essa parte me poupou horas.
Eu começaria com PhotoRec/TestDisk antes de alguns dos aplicativos mais polidos que as pessoas costumam mencionar. @mikeappsreviewer falou sobre Disk Drill e Recuva, então aqui vai o outro lado da história.
O PhotoRec é gratuito, de código aberto e forte quando o sistema de arquivos está bagunçado. Ele ignora muitas informações de diretório e procura assinaturas de arquivos. Isso significa que ele frequentemente recupera fotos, vídeos, PDFs, ZIPs e documentos mesmo após danos de formatação. A desvantagem é que nomes de arquivos e pastas geralmente voltam bagunçados. Se você precisa de estrutura, isso fica irritante rápido.
O TestDisk é melhor se o problema for dano na partição em vez de simples exclusão. Não é bonito, mas funciona. Já usei em um HDD externo que sumiu do Explorer e ele trouxe a partição de volta sem precisar de software pago. É meio chato de aprender, porém.
Se você quer o caminho mais fácil, o Disk Drill ainda é uma escolha sólida para uma primeira varredura, principalmente pela visualização de arquivos e organização mais limpa. Para recuperação totalmente gratuita sem limite minúsculo, o PhotoRec merece uma chance primeiro.
Também vale a pena conferir esta análise em vídeo dos melhores softwares de recuperação de dados para arquivos excluídos se você quiser uma comparação rápida lado a lado antes de instalar qualquer coisa.
Minha ordem seria:
- PhotoRec para recuperação profunda gratuita.
- TestDisk se a partição estiver ausente.
- Disk Drill se você quiser uma interface mais simples e visualização.
Uma pequena discordância com o conselho de sempre: o Recuva é bom, mas em unidades externas com problemas no sistema de arquivos eu acho que as pessoas perdem tempo com ele. É melhor para exclusões simples, não para casos bagunçados.
Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Não de volta na mesma. É aí que as pessoas estragam tudo.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @chasseurdetoiles, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas costumam ignorar: verifique a saúde da unidade antes de fazer uma varredura gigantesca. Se o HDD externo estiver mostrando avisos SMART, desconectando aleatoriamente ou fazendo ruídos estranhos, o software de recuperação pode virar uma longa perda de tempo bem rápido.
Para opções realmente gratuitas, eu também daria uma olhada no Windows File Recovery se você estiver no Windows. É feio, só funciona por linha de comando, meio irritante, mas é da Microsoft e totalmente gratuito. Não é divertido, mas pode funcionar surpreendentemente bem em exclusões simples. Vale a tentativa antes de você começar a instalar cinco aplicativos diferentes.
Se você quiser o modo fácil, o Disk Drill ainda é a opção mais amigável para iniciantes na minha opinião. Só a visualização prévia já economiza tempo porque você pode ver se o arquivo é recuperável antes de mexer com exportações. Não gosto do limite gratuito no Windows, então discordo um pouco quando as pessoas chamam ele de totalmente gratuito, mas como primeira tentativa ele é sólido e seguro se você instalá-lo em outro lugar.
Além disso, esta lista dos melhores softwares de recuperação de dados para discos rígidos externos e arquivos excluídos é um bom lugar para comparar ferramentas sem ter que vasculhar vários sites de avaliações falsas.
Versão curta:
- Exclusão acidental simples: Recuva ou Windows File Recovery
- Partição ausente: TestDisk
- Recuperação profunda por assinatura de arquivos: PhotoRec
- Interface mais fácil e visualização prévia: Disk Drill
E sim, recupere para uma unidade diferente. Salvar de volta na mesma unidade é como acelerar direto para o arrependimento.
Um ponto que eu acrescentaria, e que @chasseurdetoiles, @stellacadente e @mikeappsreviewer só mencionaram de leve: faça um clone primeiro se o drive estiver minimamente suspeito. Uma imagem barata setor por setor com algo como HDD Raw Copy Tool ou ddrescue pode evitar que você transforme uma chance de recuperação em zero. Na verdade, eu discordo bastante do hábito de escanear primeiro e decidir depois que muita gente tem. Em drives saudáveis, tudo bem. Em externos instáveis, é uma aposta ruim.
Se o drive estiver saudável e isso foi apenas exclusão, minha lista curta seria:
- Windows File Recovery se você quer algo realmente gratuito e tolera linha de comando
- DMDE se você quer uma opção gratuita poderosa com melhor reconhecimento de sistema de arquivos do que ferramentas de carving puras
- Disk Drill se você quer as visualizações mais fáceis e o fluxo de trabalho menos confuso
Prós do Disk Drill:
- muito fácil de usar
- bom suporte a visualização
- lida com arquivos excluídos e também com casos mais difíceis de sistema de arquivos
- organização limpa, o que importa quando você está vasculhando milhares de resultados
Contras do Disk Drill:
- o limite de recuperação gratuita no Windows é pequeno
- não é a melhor escolha se você quer recuperação gratuita ilimitada
- pode incentivar as pessoas a escanear para sempre em vez de criar uma imagem primeiro
DMDE é a escolha subestimada aqui. Menos amigável para iniciantes do que o Disk Drill, mas muitas vezes melhor do que os aplicativos gratuitos de sempre quando a estrutura de pastas ainda existe. Isso importa se você precisa recuperar as pastas reais do projeto, e não apenas uma pilha de arquivos renomeados.
Minha opinião:
- Precisa de recuperação gratuita e boa preservação de estrutura: DMDE
- Precisa de varredura amigável para iniciantes: Disk Drill
- Precisa de opções emergenciais brutas e sem custo: Windows File Recovery ou PhotoRec
Ponto importante: se o drive externo for SMR e tiver recebido muitas gravações recentemente, as chances de recuperação de arquivos excluídos podem cair mais rápido do que as pessoas esperam.