Meu arquivo PST do Outlook foi corrompido após um desligamento repentino, e agora não consigo abrir e-mails importantes, contatos ou mensagens antigas. Preciso de ajuda com a recuperação de arquivo PST do Outlook e com a maneira mais segura de reparar o arquivo sem perder dados.
Encontrei isso uma vez depois de limpar pastas antigas, e o Outlook mostrou a adorável mensagem “o arquivo não pode ser encontrado”. No meu caso, o arquivo ausente era um PST que eu tinha excluído sem perceber. Se isso aconteceu com você, pare de mexer no PC por enquanto. Cada gravação de arquivo dá ao Windows mais chances de reutilizar o espaço onde o PST antigo estava. Quando esse espaço é reutilizado, a recuperação fica muito mais complicada rapidamente.
O que eu faria primeiro
Comece pelas verificações mais básicas. Elas economizam tempo.
1. Verifique os lugares mais fáceis
Abra a Lixeira. Uma exclusão normal costuma deixar o PST lá. Se você usou Shift+Delete, então sim, ele pulou a lixeira.
Depois disso, verifique qualquer serviço de sincronização ou backup vinculado às suas pastas de usuário. Se Documentos estava sincronizando com o OneDrive, Dropbox ou algo parecido, entre pelo painel da web e veja os arquivos excluídos ou o histórico de versões. Já vi o OneDrive salvar pessoas de suas próprias sessões de limpeza mais de uma vez.
2. Experimente versões anteriores do Windows
Se o Histórico de Arquivos, as cópias de sombra ou os pontos de restauração estavam ativos, o Windows ainda pode ter um snapshot mais antigo da pasta.
O local usual do PST é:
C:\Users\YourName\Documents\Outlook Files
Clique com o botão direito na pasta, escolha “Restaurar versões anteriores” e verifique datas anteriores ao desaparecimento do PST. Se encontrar uma, abra-a e primeiro copie o PST para algum lugar seguro. Não restaure sobre a pasta inteira imediatamente. Eu copiaria o arquivo e manteria a configuração original intacta até saber o que funcionou.
3. Execute um software de recuperação
Se o arquivo sumiu da lixeira e o Windows não mostra versões anteriores, então um software de recuperação é o próximo passo.
Disk Drill é mencionado com frequência para recuperação de arquivos excluídos, e por um bom motivo. Ele faz uma varredura além do que o Explorador de Arquivos mostra. Uma coisa importa aqui: não o instale na mesma unidade em que o PST foi excluído se você tiver outra opção.
Esta é a ordem que eu seguiria:
Instale o aplicativo de recuperação em outro disco, unidade externa ou até mesmo em um pen drive, se você tiver um.
Faça a varredura da sua unidade do Windows, geralmente C:.
Filtre ou pesquise por arquivos .pst.
Preste atenção ao tamanho do arquivo. Um PST de substituição em branco pode ser minúsculo, às vezes com apenas algumas centenas de KB. Seu arquivo de e-mail real geralmente tem centenas de MB, às vezes vários GB.
Recupere o PST maior para um local diferente, não de volta para o mesmo setor da unidade que você está tentando salvar.
4. Fique atento ao Outlook fazer um falso recomeço
Essa parte me confundiu na primeira vez. O Outlook costuma reagir a um PST ausente criando um novo vazio. Então o Outlook abre, parece mais ou menos normal, e todas as suas pastas antigas desaparecem. Parece pior do que uma falha porque fica com aparência limpa e vazia.
Se você recuperar o PST antigo, carregue-o manualmente:
Arquivo > Abrir e Exportar > Abrir Arquivo de Dados do Outlook
Escolha o PST recuperado. Se a recuperação funcionou, suas pastas antigas devem aparecer no painel esquerdo. Depois de confirmar que as mensagens estão lá, entre em Configurações da Conta e aponte o Outlook de volta para o PST recuperado como o arquivo de dados padrão.
5. Se sua conta usava IMAP, seu e-mail ainda pode estar online
Esta parte é importante. Se a conta era IMAP, a caixa de entrada e as pastas sincronizadas muitas vezes ainda ficam no servidor de e-mail. Quando você adiciona a conta novamente, o Outlook cria um novo OST e baixa os e-mails de volta.
O que eu me preocuparia seria com os dados apenas locais. Arquivos antigos, pastas importadas, e-mails movidos para pastas pessoais e qualquer coisa armazenada fora das pastas sincronizadas do servidor. Esses itens muitas vezes existiam apenas dentro do PST excluído. Se você tinha anos de e-mails salvos em arquivos locais, essa varredura de recuperação é a parte principal.
Depois de recuperar
Assim que o PST for recuperado, faça um backup imediatamente. Agora mantenho uma cópia em um disco externo porque aprendi isso da maneira mais difícil. Adicioná-lo ao backup em nuvem também ajuda. Arquivos PST são fáceis de esquecer até o Outlook falhar e você perceber que todo o seu histórico de e-mails estava em um único arquivo o tempo todo.
Se a sua varredura encontrar um PST grande, comece por ele. PSTs pequenos geralmente são os arquivos de substituição vazios que o Outlook criou depois que o original desapareceu.
Pare de abrir o Outlook por enquanto. Cada tentativa de inicialização que falha grava dados temporários e, às vezes, piora o arquivo de arquivo de email danificado do Outlook.
Eu seguiria um caminho diferente de @mikeappsreviewer. A abordagem dele sobre arquivo excluído é útil se o arquivo sumiu. O seu caso parece mais corrupção após uma falha, não exclusão. Solução diferente.
Faça isto primeiro.
- Copie o .pst danificado para outra pasta ou unidade externa.
- Trabalhe apenas na cópia.
- Verifique o tamanho do arquivo. Se ele caiu para 0 KB ou para um tamanho minúsculo, as ferramentas de reparo não vão ajudar muito.
Em seguida, execute a Ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada da Microsoft, scanpst.exe. Ela vem com o Outlook. O caminho comum fica em Program Files\Microsoft Office\root\OfficeXX. Execute-a 2 ou 3 vezes, se necessário. A primeira passagem geralmente corrige o índice, a segunda limpa mais erros. Irritante, mas é verdade.
Se o ScanPST falhar ou travar, use o Outlook em modo de segurança, outlook.exe /safe, depois crie um novo perfil em Painel de Controle, Email, Mostrar Perfis. Abra o arquivo reparado por lá. Às vezes o perfil está corrompido, não o arquivo de dados. Muita gente deixa isso passar.
Para corrupção grave, um aplicativo de recuperação ajuda. O Disk Drill é melhor para recuperação de arquivos se o arquivo de dados do Outlook estiver ausente, renomeado ou parcialmente perdido após problemas no disco. Se a própria unidade tiver setores defeituosos, recupere primeiro o arquivo do disco e depois tente o reparo.
Verifique também se a sua conta de email era IMAP ou Exchange. Se sim, os emails podem ser sincronizados novamente a partir do servidor. Contatos, calendário e pastas de arquivo local antigas são o maior risco.
Isto explica em termos simples o que é um arquivo de arquivo de email do Outlook:
o que um arquivo de arquivo PST do Outlook armazena e por que isso importa
Mais uma coisa. Não compacte o arquivo. Ainda não o importe. Repare primeiro e depois abra-o. Isso evita mais bagunça.
Eu dividiria isso em dois problemas separados, porque as pessoas confundem os dois o tempo todo: PST corrompido vs PST ausente. @mikeappsreviewer focou mais na recuperação se o arquivo desapareceu, e @techchizkid abordou o ScanPST, que é o primeiro passo mais óbvio. Mas eu discordo um pouco do conselho de executar “2 ou 3 vezes de qualquer jeito”. Se a unidade estiver instável, tentativas repetidas de reparo podem ser uma má ideia. Clone ou copie primeiro, depois teste.
Algumas coisas que eu acrescentaria:
-
Verifique o Visualizador de Eventos
Logs do Windows > Aplicativo. Procure erros do Outlook, disco ou NTFS por volta do horário do desligamento. Se você vir avisos de disco, pare de focar apenas no Outlook. O armazenamento pode ser o verdadeiro problema. -
Teste o PST em outra máquina
Copie o PST para outro PC com o Outlook instalado e tente abri-lo lá. Isso ajuda a separar “PST com problema” de “perfil do Outlook / instalação do Office com defeito”. -
Use os logs do SCANPST
Muita gente executa o ScanPST e só vai clicando. Ele cria logs. Leia-os. Se ele relatar dano no cabeçalho ou estrutura truncada, isso indica se o arquivo pode ser salvo ou apenas parcialmente recuperado. -
Exporte primeiro o que abrir
Se o PST montar mesmo que parcialmente, não espere. Arraste as pastas críticas para fora ou exporte imediatamente. Comece com Contatos e quaisquer pastas de arquivo antigas. -
Se o arquivo não copiar corretamente
É aí que o Disk Drill se torna mais relevante, não apenas para PSTs excluídos, mas também quando a unidade tem problemas de leitura e você precisa recuperar o arquivo de dados do Outlook antes que mais setores se deteriorem. Salve os dados recuperados em outra unidade, obviamente.
Além disso, se você quiser ter uma ideia melhor do feedback dos usuários antes de experimentar, leia avaliações reais de usuários do Disk Drill para recuperação de PST do Outlook.
Mais um aviso: não monte o PST danificado diretamente de uma unidade externa instável ou de um compartilhamento de rede. Copie primeiro para o armazenamento local. O Outlook fica estranho e piora uma situação ruim, rs.
Eu acrescentaria um ponto que os outros apenas sugeriram: verifique se o PST está realmente criptografado ou apenas protegido por senha. Alguns PSTs danificados por falha apresentam erros enganosos de corrupção quando o cabeçalho está danificado. Se você tiver outra conta do Windows ou outra instalação do Outlook, tente anexar o PST copiado lá antes de fazer qualquer coisa destrutiva. Isso separa dano no arquivo de um problema estranho de configuração local do Outlook, algo que @techchizkid e @himmelsjager mencionaram indiretamente.
Além disso, eu não teria pressa em importar o arquivo mesmo depois que ele abrir. Abra-o primeiro como um arquivo de dados secundário e depois copie as pastas mais importantes. A importação pode reorganizar a estrutura das pastas e duplicar itens, o que é um incômodo durante a recuperação.
Se o ScanPST não resolver nada e a própria unidade estiver apresentando falhas, é aí que o Disk Drill faz sentido. Não como uma ferramenta mágica para corrigir PST, mas como uma forma de extrair uma cópia legível de um armazenamento instável antes que o arquivo piore.
Prós do Disk Drill:
- bom se o PST estiver ausente, ilegível devido a erros de disco ou tiver sido substituído
- fácil de filtrar por tipo e tamanho de arquivo
- útil quando o Windows ainda consegue ver a unidade, mas não o arquivo corretamente
Contras:
- não é realmente uma ferramenta de reparo de PST
- verificações profundas podem levar uma eternidade
- os arquivos recuperados ainda podem precisar de reparo no Outlook depois
Então, minha ordem seria: preservar o arquivo, testar em outra máquina, anexar em vez de importar e depois usar o Disk Drill apenas se problemas de armazenamento ou desaparecimento do arquivo fizerem parte do problema. @mikeappsreviewer focou mais na recuperação de exclusão, o que é válido, mas para corrupção direta eu trataria a integridade do disco como o fator decisivo.