Meu iPhone tem apresentado lentidão, travado e demorado mais para abrir aplicativos, e estou quase sem armazenamento. Estou tentando descobrir se o pouco armazenamento no iPhone está causando a lentidão ou se pode ser a saúde da bateria, problemas do iOS ou outra coisa. O que devo verificar primeiro?
Eu verificaria o armazenamento antes de fazer qualquer coisa drástica. O armazenamento cheio deixando um iPhone lento é real, não é algum mito estranho que as pessoas ficam repetindo.
O iOS precisa de espaço livre para mais do que apenas salvar fotos e apps. Ele usa armazenamento para arquivos temporários, cache de apps, tarefas em segundo plano e memória virtual. Quando você fica nos últimos poucos GB, o telefone pode começar a agir como se fosse antiquado. Rolagem travando, entrada do teclado com atraso, apps congelando ao abrir, toda essa diversão.
A maioria das pessoas sugere manter cerca de 10% a 20% do armazenamento livre. No mínimo, tente manter uma boa folga, como 10 GB ou mais, se puder.
Se o seu armazenamento estiver ok, então eu olharia algumas outras coisas:
-
Atualização recente do iOS
Se você atualizou nos últimos dois dias, dê um tempo. Depois de uma atualização, o telefone faz um monte de trabalho em segundo plano, como indexar fotos, reconstruir dados de apps e otimizar arquivos. Ele pode parecer lento e esquentar por 48 a 72 horas. Deixá-lo conectado no Wi-Fi durante a noite por algumas noites geralmente ajuda. -
Saúde da bateria
Vá em Ajustes e verifique a Saúde da Bateria. Se a capacidade máxima estiver abaixo de 80%, o iOS pode reduzir o desempenho para evitar desligamentos aleatórios. Isso pode fazer o telefone inteiro parecer lento. -
Calor
Se o telefone estiver quente por causa de uma capa grossa, carregamento, jogos ou sol direto, ele vai diminuir o desempenho para proteger o hardware.
Dito isso, o armazenamento foi o verdadeiro problema para mim. Meu 14 Pro Max começou a travar muito, e quando finalmente olhei com atenção, eu tinha uma quantidade ridícula de lixo acumulado ali. Fotos parecendo duplicadas, vídeos antigos em 4K, capturas de tela aleatórias, gravações de tela que eu tinha esquecido que existiam. Tentar limpar manualmente foi horrível. Aguentei talvez dez minutos.
O que ajudou foi usar o Clever Cleaner. Eu normalmente desconfio de apps de limpeza porque muitos deles são armadilhas de assinatura, mas esse era gratuito, sem anúncios nem paywall oculto quando eu usei.
A parte útil é que ele organiza sua biblioteca de um jeito que realmente faz sentido. A aba Heavies mostra primeiro os maiores vídeos e fotos, com o tamanho do arquivo прямо nas miniaturas. Então, se algum clipe enorme em 4K estiver ocupando espaço, você consegue identificá-lo imediatamente. A aba Similars agrupa fotos que são quase iguais, como quando você tirou dez fotos da mesma coisa e só precisa de uma. Ele também sugere qual é a melhor para manter.
A privacidade foi outro motivo pelo qual eu fiquei tranquilo em usar. A limpeza acontece no telefone, então ele não envia sua biblioteca de fotos para outro lugar. Depois de liberar cerca de 20 GB, a lentidão basicamente desapareceu e o telefone voltou ao normal.
Uma coisa que muita gente esquece: depois de apagar fotos ou vídeos, abra o app Fotos, vá em Álbuns, role até Apagados Recentemente e toque em Apagar Tudo. Caso contrário, esse conteúdo pode ficar lá por 30 dias e ainda ocupar espaço.
Antes de restaurar para os ajustes de fábrica, eu tentaria nesta ordem:
- Espere alguns dias se você acabou de instalar uma atualização do iOS.
- Desative o Modo de Pouca Energia se ele estiver ativado.
- Limpe o cache do Safari em Ajustes.
- Verifique o armazenamento e libere uma folga real de espaço.
- Se o app Fotos for o principal problema, use o Clever Cleaner para encontrar os arquivos grandes e os quase duplicados.
Muito menos doloroso do que limpar tudo à mão e, no meu caso, resolveu a lentidão.
A desvantagem sorrateira é que estar quase sem armazenamento pode fazer qualquer outro problema parecer pior, então eu resolveria isso primeiro antes de correr atrás de fantasmas de bateria ou do iOS. Não basta descarregar dois apps e dar isso por encerrado, porque Documentos e Dados dos apps, anexos do Mensagens e fotos em Apagados Recentemente ainda podem estar ali ocupando espaço. Libere uma quantidade de espaço de verdade, reinicie o telefone e depois use-o por um dia. Se ele ainda estiver lento depois disso, verifique a Saúde da Bateria e o gerenciamento de desempenho, já que a Apple explica esse lado aqui: Bateria e desempenho do iPhone. Pouco armazenamento pode absolutamente deixar tudo mais lento, mas se você liberar espaço e o telefone ainda travar ao abrir apps básicos, a idade da bateria ou uma atualização com bug se tornam muito mais prováveis.
Um telefone com 2GB livres e uma bateria em bom estado pode parecer ruim por um motivo totalmente diferente de um telefone com 40GB livres e uma bateria desgastada. O primeiro geralmente sofre porque o iOS não tem margem para respirar. O segundo pode estar sendo desacelerado para evitar desligamentos, especialmente sob carga.
Concordo em limpar o armazenamento primeiro, mas eu seria um pouco mais específico: não avalie isso cinco minutos depois de apagar coisas. Os iPhones podem levar um tempo para recalcular o armazenamento, limpar caches, sincronizar alterações do Fotos e se estabilizar. Se você apagar vários vídeos, esvaziar Apagados Recentemente e então imediatamente começar a abrir apps e rolar pela tela, ele ainda pode parecer estranho por um tempo.
O padrão dos sintomas também importa. Se os apps demoram para abrir, as atualizações falham, as fotos não salvam, a câmera fica instável, a busca no Mensagens está lenta e o telefone continua avisando sobre armazenamento, então é bem provável que o pouco espaço esteja envolvido. Se o telefone desacelera principalmente quando a bateria está fraca, quando está frio, quando você abre a câmera ou quando roda apps mais pesados, eu suspeitaria mais da saúde da bateria ou de limitação térmica.
Um meio-termo prático: libere espaço suficiente para que o telefone não fique mais no limite, depois reinicie-o e deixe-o carregando no Wi-Fi por um tempo. Não para sempre, apenas dê a ele uma chance de terminar a limpeza em segundo plano. Liberar 1GB em um telefone de 128GB que está basicamente cheio provavelmente não vai mudar muita coisa. O ideal é ter uma folga real.
Outra coisa que as pessoas esquecem é que Armazenamento do iPhone pode apontar para o culpado errado se você só olhar rapidamente para a barra colorida. Às vezes o Fotos ocupa muito espaço, mas às vezes são Mensagens, WhatsApp, músicas baixadas, podcasts, mapas offline ou um app com um cache inchado. Desinstalar um app sem apagar os dados nem sempre limpa a bagunça, porque ele pode manter documentos e dados. Para apps que acumulam muito cache, apagar e reinstalar o app pode fazer mais do que descarregá-lo, desde que você saiba suas informações de login e que tudo importante esteja com backup.
Eu teria cuidado com apps de limpeza de uma forma: eles podem tornar a organização mais rápida, mas não apague cegamente o que eles sugerem. Fotos parecidas nem sempre são duplicatas. Uma foto em sequência, uma cópia editada, uma captura de tela de um recibo ou uma imagem com texto pode ser justamente a que você precisa. Se você usar algo como Clever Cleaner ou qualquer ferramenta de limpeza de fotos, revise antes de apagar e só esvazie Apagados Recentemente quando tiver certeza.
Se a limpeza do armazenamento não mudar nada depois de mais ou menos um dia, então veja as causas que não têm relação com armazenamento. Verifique a Saúde da Bateria para ver se há alguma mensagem de serviço, desative o Modo de Pouca Energia se estiver ativado, atualize os apps e veja se a lentidão acontece só em um app. Se um app for o problema, pode ser apenas o cache desse app ou uma atualização ruim. Se o telefone inteiro travar em Ajustes, Telefone, Mensagens e até no teclado mesmo com bastante espaço livre, então o armazenamento provavelmente não era a causa principal.
Então sim, pouco armazenamento pode absolutamente deixar um iPhone mais lento, mas é mais como o primeiro suspeito do que a resposta automática. Libere uma quantidade significativa, reinicie, espere um pouco e só então avalie. Isso vai dizer muito mais do que adivinhar só pela barra de armazenamento.
Se você usa o Fotos do iCloud com “Otimizar Armazenamento do iPhone”, pouco armazenamento pode parecer ainda mais estranho porque o telefone pode estar lidando com miniaturas, downloads e limpeza ao mesmo tempo. Liberar espaço ainda vem em primeiro lugar, mas avalie isso depois de um tempo no Wi-Fi/carregando, não enquanto o Fotos ainda estiver tentando se organizar.