Posso recuperar fotos RAW excluídas de um cartão SD de câmera Nikon?

Apaguei acidentalmente fotos RAW do cartão SD da minha câmera Nikon após uma sessão, e algumas das imagens são realmente muito importantes. Não tirei nenhuma foto nova nem usei o cartão desde que percebi que elas tinham sumido. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar com segurança os arquivos RAW apagados da Nikon sem piorar a situação.

Passei por isso com um cartão Nikon uma vez, e eu ainda não descartaria as fotos. Fotos apagadas e arquivos perdidos após uma formatação rápida ainda aparecem com bastante frequência. O que mais importa é simples. Esses setores foram sobrescritos ou não.

Primeiro passo, pare de usar o cartão SD agora. Nada de mais fotos. Nenhum vídeo de teste. Nenhuma segunda formatação. Cada gravação no cartão reduz suas chances de recuperar os arquivos RAW ou JPEG.

Se isso aconteceu após uma formatação rápida, eu ainda me sentiria razoavelmente confiante quanto à recuperação. Se o cartão recebeu uma formatação completa ou alguma limpeza segura, as chances caem muito.

Se você não tiver outra cópia em nenhum lugar, eu começaria com um software de recuperação. Já usei Disk Drill para esse tipo de problema. Ele lê formatos da Nikon como NEF e NRW, além de arquivos JPG normais, e a instalação não é complicada.

O que eu faria

1. Retire o cartão SD da câmera.
  2. Conecte-o ao seu computador com um leitor de cartões.
  3. Instale o Disk Drill no próprio computador, não no cartão SD.
  4. Selecione o cartão SD no aplicativo e depois clique em Procurar dados perdidos.
  5. Execute a Verificação Universal. Para casos de exclusão acidental e formatação rápida, geralmente isso resolve.
  6. Quando a verificação terminar, visualize o que foi encontrado. Se os arquivos NEF ou JPG abrirem na visualização, eu consideraria isso um bom sinal.
  7. Recupere os arquivos para o seu computador ou outra unidade. Não os salve de volta no mesmo cartão SD.

Se você também perdeu vídeos, eu também tentaria a Recuperação Avançada de Câmera após a primeira verificação. Arquivos de vídeo de câmera se fragmentam de formas estranhas, e esse modo às vezes encontra clipes que a verificação padrão ignora.

Uma parte que as pessoas não esperam é que arquivos RAW recuperados muitas vezes voltam com nomes genéricos feios e sem a estrutura antiga de pastas. Chato, sim. Normal também. O software muitas vezes está recuperando os arquivos pela assinatura do arquivo, não reconstruindo o diretório original de forma limpa.

Além disso, se um arquivo NEF recuperado se recusar a abrir no aplicativo padrão Fotos do Windows, eu não o consideraria perdido de imediato. O Windows tem sido estranho com o suporte a RAW da Nikon há anos. Tente abri-lo primeiro em um software com suporte adequado a NEF.

Antes de verificar, confira também seus locais de backup mais óbvios. Já deixei isso passar uma vez e perdi uma hora à toa. Procure no seu PC, importações antigas, transferências do SnapBridge, sincronização de fotos na nuvem, pastas de viagem, unidades externas aleatórias. Talvez você já tenha cópias salvas por lá.

Se o cartão não aparecer de jeito nenhum, continuar desconectando ou parecer fisicamente danificado, eu pararia de mexer nele. Nesse ponto, um laboratório de recuperação faz mais sentido. Um cartão com defeito tende a piorar quando você continua tentando ler os dados. Aprendi isso da pior forma.

Então sim, acho que a recuperação ainda é uma possibilidade se as fotos foram apagadas, sumiram depois de uma viagem ou foram eliminadas por engano durante uma formatação. A parte principal é a rapidez. Pare de usar o cartão, faça a verificação a partir de um computador e recupere tudo o que for encontrado para outra unidade.

Sim, suas chances ainda são razoavelmente boas.

O grande motivo é que você parou de usar o cartão. Arquivos RAW da Nikon excluídos, normalmente NEF, muitas vezes permanecem no cartão SD até que novos dados os sobrescrevam. Se nenhuma foto ou vídeo novo foi gravado, as taxas de recuperação costumam ser altas. Em cartões saudáveis, ferramentas de file carving recuperam muita mídia de câmera excluída. Já vi ensaios inteiros voltarem, com os nomes bagunçados, mas as imagens intactas.

Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal, pare totalmente de gravar qualquer coisa. Mas discordo um pouco em uma parte. Eu não gastaria muito tempo visualizando cada arquivo antes da recuperação se o cartão estiver instável. Em mídias instáveis, menos leituras é mais seguro. Recupere primeiro para outra unidade, organize depois.

Algumas coisas para verificar antes de escanear:

1. Trave o cartão SD com a chave física.
  2. Use um bom leitor de cartão USB, não a câmera via USB.
  3. Se o seu computador pedir para reparar ou formatar o cartão, clique em não.
  4. Verifique se o software da Nikon, o Lightroom ou pastas antigas de importação já não têm cópias.

Se o cartão montar normalmente, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de cartão SD da Nikon. Ele lida bem com NEF e formatos de foto comuns, e é fácil o suficiente se você não estiver muito familiarizado com ferramentas de recuperação. Se o Disk Drill encontrar os arquivos, mas alguns NEFs não abrirem, teste-os no Nikon NX Studio ou no Lightroom antes de considerá-los corrompidos. O Windows engasga com arquivos RAW o tempo todo, para falar a verdade.

Se o cartão estiver ilegível, lento ou desconectando, faça primeiro uma imagem do cartão e depois escaneie a imagem em vez do cartão. Isso reduz o estresse em uma mídia com falha. Essa parte costuma ser ignorada e faz diferença.

Além disso, aqui está um bom tutorial de recuperação de cartão SD se você quiser um guia visual rápido:
melhor guia de software de recuperação de cartão SD para fotos excluídas e arquivos RAW

Resumindo, sim, fotos RAW excluídas de um cartão SD de câmera Nikon geralmente podem ser recuperadas. Não fazer novas gravações lhe dá uma chance muito melhor. Use o Disk Drill ou outro aplicativo de recuperação em um computador, salve os arquivos recuperados em outro lugar e, se o cartão parecer danificado, pare de mexer nele porque isso piora as coisas rapidamente.

Sim, provavelmente.

O maior ponto a seu favor é que você parou de usar o cartão. Isso importa mais do que qualquer outra coisa. Arquivos NEF RAW excluídos em cartões SD da Nikon normalmente são apenas marcados como espaço livre até que outra coisa os sobrescreva.

Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @mike34, mas eu reforçaria um ponto extra: se essas fotos forem realmente insubstituíveis, faça primeiro uma imagem byte por byte do cartão SD e depois tente a recuperação a partir dessa imagem, em vez de forçar o cartão original repetidamente. Muita gente pula essa parte e depois se pergunta por que um cartão levemente danificado piorou.

Algumas observações específicas da Nikon que as pessoas esquecem:

• Alguns corpos de câmera Nikon criam arquivos auxiliares ou sidecar junto com as imagens. Recupere esses também se os encontrar.
  • Arquivos NEF podem ser recuperados normalmente, mas não serem exibidos corretamente em aplicativos básicos.
  • Se um RAW recuperado parecer corrompido, teste-o no Nikon NX Studio antes de presumir que está perdido.

Se você quiser o caminho mais fácil, o Disk Drill é uma opção confiável para recuperação de cartão SD da Nikon e geralmente reconhece bem arquivos NEF. Mas eu não recuperaria nada de volta para o mesmo cartão, obviamente. Salve no seu computador ou em outra unidade.

Uma pequena discordância com a ideia de visualizar tudo primeiro: se o cartão estiver minimamente instável, recupere primeiro e inspecione depois. Quanto menos mexer, melhor.

Também vale a pena conferir antes de se aprofundar demais:
melhores recomendações de software de recuperação de cartão SD para fotos apagadas da câmera

Se o cartão estiver ilegível, desconectando ou pedindo para ser formatado, pare com as tentativas caseiras e considere um laboratório profissional. Mas se ele montar normalmente, suas chances ainda são bem boas, para ser sincero.