Posso recuperar fotos excluídas da câmera Canon sem backup?

Excluí acidentalmente fotos importantes da minha câmera Canon e não tenho um backup salvo em lugar nenhum. Essas fotos são importantes para mim, e estou tentando descobrir se há uma maneira segura de recuperar fotos apagadas da câmera Canon do cartão de memória antes que algo seja sobrescrito. Preciso de ajuda com as melhores etapas de recuperação de fotos ou com o software para tentar.

Já recuperei fotos apagadas de cartões SD da Canon antes, então eu ainda não descartaria essa possibilidade.

A primeira coisa que fiz foi parar de fotografar imediatamente. Essa parte é a mais importante. Quando uma câmera Canon apaga uma foto, ela geralmente remove primeiro a entrada do índice. Os dados da imagem muitas vezes permanecem no cartão SD até que novos arquivos sejam gravados por cima. Se você continuou tirando fotos ou gravando vídeo depois do erro, suas chances caem rápido.

Retire o cartão SD da câmera. Coloque-o em um leitor de cartões e conecte-o ao computador. Se o seu cartão tiver a pequena trava física, mude para bloqueado antes de fazer qualquer outra coisa. Além disso, se o Windows ou o macOS mostrar um aviso de formatação, não formate o cartão. Já vi gente fazer isso no pânico e piorar um dia ruim. Esse alerta geralmente significa que o sistema não consegue ler o cartão da maneira normal. Isso não prova que as fotos sumiram.

Se você quiser um ponto de partida simples, eu tentaria o Disk Drill. Eu o usei em um cartão com arquivos CR3 e JPG ausentes e foi fácil o suficiente para analisar. Ele lê formatos comuns da Canon, incluindo RAW, e a etapa de visualização ajuda bastante. Você não vai querer recuperar 400 arquivos misteriosos às cegas.

O que eu faria:

1. Instale o Disk Drill no seu computador.
  2. Insira o cartão SD da Canon por meio de um leitor de cartões.
  3. Selecione o cartão SD dentro do Disk Drill.
  4. Execute uma Verificação Universal.
  5. Abra os resultados de Excluídos ou Perdidos.
  6. Filtre os resultados para Imagens.
  7. Visualize o que aparecer.
  8. Recupere os arquivos para o seu computador, não para o mesmo cartão SD.

Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar. Verifique seus outros locais de backup antes de gastar tempo vasculhando os resultados da recuperação. Já encontrei fotos apagadas antes em lugares que eu tinha esquecido que usei:

• Lixeira
  • Lixo
  • Time Machine
  • Histórico de Arquivos
  • Google Drive
  • OneDrive
  • Canon image.canon

Se você alguma vez importou, sincronizou ou fez backup automático dessas imagens, há uma boa chance de elas estarem em alguma pasta antiga com um nome bobo.

Suas melhores chances são quando o cartão ficou sem uso após a exclusão. Se nada novo tocou nele, a recuperação tende a funcionar muito melhor.

Sim, ainda há uma chance se o cartão não tiver sido sobrescrito.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: pare de usar o cartão agora. Eu acrescentaria mais uma coisa. Se as fotos forem muito importantes, faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD e depois escaneie a imagem, não o cartão em si. Isso reduz o risco se o cartão estiver começando a falhar. No Mac ou Linux, dd ou ddrescue funcionam. No Windows, também há ferramentas simples para criar imagens. Dá um pouco mais de trabalho, mas é o caminho mais seguro.

Não concordo totalmente com partir direto para a recuperação de arquivos no cartão original todas as vezes. Se o cartão tiver erros, escaneamentos repetidos são pesados para ele.

Além disso, verifique se a sua Canon gravou na memória interna, caso o seu modelo sequer tenha isso. A maioria não tem, mas alguns usuários confundem isso com armazenamento apenas no cartão e perdem tempo.

Se você quiser uma ferramenta sólida de recuperação de fotos da Canon, o Disk Drill ainda é uma escolha razoável porque lida bem com CR2, CR3, JPG e sistemas de arquivos comuns de cartão SD. Para uma visão geral rápida, este vídeo sobre software de recuperação de fotos de cartão SD da Canon vale a pena conferir.

Mais uma dica que muita gente deixa passar. Classifique os arquivos recuperados pela assinatura do arquivo, não pelo nome. Fotos apagadas da Canon muitas vezes perdem os nomes originais. Visualize por data e formato. Isso economiza tempo.

Se o cartão pedir para ser formatado ou se as verificações retornarem arquivos corrompidos, pare e procure um serviço profissional. A recuperação por conta própria após falha física do cartão fica complicada muito rápido. Aprendi isso da pior forma, me custou um fim de semana e ainda assim só recuperei metade das fotos.

Sim, às vezes você pode recuperar fotos apagadas da Canon sem backup, mas vou discordar levemente da abordagem de simplesmente escanear imediatamente do @mikeappsreviewer e até um pouco do @sternenwanderer. Se essas fotos forem realmente insubstituíveis, o mais seguro é não ficar mexendo no cartão repetidamente com aplicativos diferentes.

O que eu verificaria primeiro, antes de usar software de recuperação:

• Sua Canon tinha slots duplos para cartão e salvava cópias duplicadas?
  • Você já transferiu os arquivos com o Canon EOS Utility e esqueceu de alguma pasta de importação?
  • Se você fotografou em RAW+JPEG, uma versão ainda pode existir mesmo que a outra pareça ter sumido.
  • Algumas falhas de recuperação são apenas problemas de visualização. O arquivo pode ser recuperado corretamente mesmo se a miniatura parecer quebrada.

Além disso, não coloque o cartão SD de volta na câmera para ver se eles ainda estão lá. As câmeras adoram gravar pequenos dados quando você menos quer que isso aconteça.

Se você for tentar por conta própria, o Disk Drill é uma opção razoável para recuperação de fotos de cartão SD da Canon porque consegue identificar CR2, CR3 e JPG por assinatura, não apenas por entradas da tabela de arquivos. Isso importa quando os nomes dos arquivos se perderam ou a estrutura de pastas foi corrompida. Recupere apenas para o seu computador ou outra unidade. Parece óbvio, mas o pessoal ainda erra isso.

Mais um lugar frequentemente ignorado: se o cartão já foi usado em um celular, tablet ou impressora, pode haver cópias em cache ou sobras de importação automática.

Se as imagens recuperadas voltarem metade cinza, cortadas ou com cores estranhas, isso geralmente significa sobrescrita, não software de recuperação ruim. Nesse ponto, tentar mais 9 aplicativos provavelmente não vai corrigir isso magicamente.

Além disso, para leitura extra, esta publicação no Facebook sobre dicas de recuperação de fotos da Canon e orientações reais de usuários é mais útil do que a antiga formulação Cannon photo recovery advice on Facebook de qualquer forma.

Estou com @sternenwanderer e @waldgeist no grande ponto de segurança: mantenha esse cartão SD fora da câmera. Mas vou discordar um pouco da mentalidade de recuperar tudo agora mesmo. Se a exclusão aconteceu por causa de corrupção no cartão, e não apenas por uma exclusão acidental, o software de recuperação pode não encontrar fotos que uma assistência técnica ainda poderia extrair depois. Então, se essas são fotos únicas na vida, não gaste horas fazendo verificações repetidas com cinco aplicativos diferentes.

Um meio-termo prático:

• ative a proteção contra gravação do cartão, se ele tiver uma trava
  • use um bom leitor de cartões, não o cabo USB da câmera
  • verifique a saúde do cartão com uma ferramenta que leia SMART ou erros de memória flash, se possível
  • se o cartão desconectar, esquentar ou ler extremamente devagar, pare de tentar por conta própria

Onde eu concordo com @mikeappsreviewer é que a recuperação muitas vezes é possível se nada sobrescreveu os arquivos. As exclusões da Canon normalmente apenas limpam as referências primeiro.

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós

• visualização fácil para JPG, CR2, CR3
  • bom em recuperação de fotos baseada em assinatura
  • interface simples, sem muita configuração

Contras

• verificações profundas podem levar algum tempo
  • nomes de arquivos/pastas recuperados podem ficar uma bagunça
  • se o cartão estiver falhando fisicamente, o software não vai resolver isso

Se você tentar o Disk Drill, recupere primeiro apenas as melhores visualizações, não cada fragmento encontrado. Isso economiza tempo e ajuda você a avaliar se vale a pena fazer uma verificação completa no cartão. Se as visualizações estiverem corrompidas de forma consistente, eu pararia por aí e consideraria recuperação profissional em vez disso.