Eu removi acidentalmente arquivos importantes do meu pen drive USB enquanto o organizava, e agora não consigo encontrá-los em lugar nenhum. Esses documentos e fotos são muito importantes, e preciso saber se há uma maneira de recuperar arquivos excluídos de uma unidade USB antes que eles desapareçam para sempre. Quais etapas de recuperação ou programas devo tentar primeiro?
Arquivos USB apagados por acidente, o que eu faria primeiro
Já passei por isso mais de uma vez. Pendrives não funcionam como a unidade do sistema. Muitas vezes, quando você apaga arquivos de um pendrive, eles nem passam pela Lixeira normal. Então já parece definitivo na hora. Ainda assim, apagado nem sempre significa removido de vez.
O primeiro passo é chato, mas importante. Pare de usar o pendrive.
Não copie nenhum arquivo para ele. Não renomeie nada. Não o formate. Não execute aplicativos de limpeza. Dados apagados muitas vezes ficam ali até que algo novo ocupe seu lugar. Em um pendrive pequeno, a sobrescrita acontece rápido. Já perdi uma pasta uma vez depois de colocar uma planilha extra no pendrive. Erro bobo.
O que eu faria, na ordem
- Desconecte o USB e deixe-o quieto até você estar pronto para escaneá-lo.
- Baixe as ferramentas de recuperação no seu computador ou em outra unidade, não no USB.
- Salve todos os arquivos recuperados em outro lugar.
- Pule as ferramentas de reparo no começo, a menos que a unidade tenha erros de leitura ou se recuse a abrir.
Verifique uma coisa simples antes de escanear
Antes de partir para um software de recuperação, abra o pendrive e torne os arquivos ocultos visíveis.
Já vi casos em que os arquivos pareciam apagados, mas estavam apenas ocultos depois de uma desconexão incorreta, limpeza de malware ou alguma bagunça nos atributos dos arquivos. Leva um minuto para verificar. Também procure por pastas ocultas como:
- $RECYCLE.BIN
- RECYCLER
- RECYCLED
- .Trashes
A última aparece com mais frequência se a unidade foi usada com um Mac. Eu não apostaria que isso vai resolver o problema inteiro, mas não custa nada dar uma olhada.
A ferramenta de recuperação com a qual eu começaria
Se eu fosse fazer isso no meu próprio computador, eu começaria com Disk Drill.
Não porque ele faz milagres. Eu o escolhi primeiro porque o processo é claro, e a visualização prévia economiza tempo. A prévia importa mais do que as pessoas pensam. Recuperar 400 arquivos sem nome e separá-los no chute é horrível.
Os passos que eu seguiria
- Instale o Disk Drill no seu computador, não no pendrive.
- Conecte o USB e selecione-o na lista de unidades.
- Execute uma varredura padrão de dados perdidos.
- Deixe a varredura terminar. Não pare no meio se os arquivos ausentes forem importantes.
- Use busca, filtros e visualização prévia para reduzir a lista.
- Restaure os arquivos no seu computador, em um disco rígido externo ou em outro USB.
A visualização prévia diz muita coisa
Essa é a parte em que eu mais confio. Se um arquivo abre na visualização prévia, suas chances são melhores.
Quando o aplicativo de recuperação mostra o nome original do arquivo e o caminho da pasta, eu considero isso um bom sinal. Se tudo o que você recebe são nomes genéricos como recovered_file_001, os arquivos ainda podem estar bons, mas organizá-los depois fica feio muito rápido. Já fiz isso. É péssimo, mas é melhor do que perder o lote inteiro.
Por que unidades USB são complicadas
A maioria dos pendrives usa FAT32, exFAT ou NTFS. O Disk Drill costuma lidar bem com esses sistemas de arquivos. Ele verifica primeiro os registros normais do sistema de arquivos, depois recorre à varredura por assinatura quando esses registros estão corrompidos ou ausentes.
Isso importa quando o pendrive foi removido de forma incorreta, corrompeu ou começou a falhar antes de os arquivos desaparecerem.
E quanto ao Recuva
Você pode tentar o Recuva se isso parecer simples.
Para alguns JPGs, PDFs ou arquivos do Word apagados no Windows, ele pode dar conta. Ainda assim, eu o trato como opção reserva, não como a primeira. Ele é mais antigo, só funciona no Windows e, no meu uso, pareceu mais fraco com tipos de arquivos mistos e trabalhos maiores de recuperação. O Disk Drill me deu resultados mais limpos e menos bagunça para separar depois.
Uma coisa que eu não faria imediatamente
Eu não executaria o CHKDSK primeiro só porque alguém em um fórum escreveu ‘run chkdsk’ e foi embora.
O CHKDSK ajuda com erros no sistema de arquivos. Não é uma ferramenta para desfazer exclusão. Em algumas unidades danificadas, ele altera estruturas do sistema de arquivos e transforma um trabalho de recuperação simples em algo pior. Minha regra continuou a mesma depois de me dar mal uma vez. Recupere primeiro. Repare depois.
Quando o software para de ajudar
Se o USB:
- não é detectado de jeito nenhum
- mostra 0 bytes
- fica desconectando
- tem um conector torto ou solto
então você não está mais lidando com um caso simples de exclusão. Nesse ponto, eu pararia de mexer nele e pensaria em um laboratório de recuperação, especialmente se os arquivos forem importantes. Se o hardware estiver falhando, o software não vai salvar você.
Sim, a recuperação de arquivos de uma unidade USB após exclusão acidental ainda é possível, se você parar de usar a unidade agora.
Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer, eu verificaria seu computador primeiro antes de presumir que os arquivos se foram para sempre. Se você os excluiu do USB enquanto ele estava conectado ao Windows, às vezes os aplicativos moveram cópias para um caminho temporário ou de arquivos recentes. É raro, mas vale 2 minutos.
O que eu faria:
- Pare de gravar qualquer coisa no USB.
- Tente outra porta USB e outro PC, caso a visualização da pasta esteja com erro.
- Verifique se os arquivos foram recortados e colados em algum lugar por engano.
- Procure em arquivos recentes do Office, histórico de importação do Fotos e na busca do sistema.
- Depois execute um software de recuperação.
Para recuperação, o Disk Drill é uma escolha sólida porque lida bem com unidades flash USB e permite visualizar documentos e fotos antes de restaurá-los. A visualização é enorme. Se um JPG for visualizado corretamente, suas chances são boas. Se um DOCX mostrar o tamanho e a data corretos do arquivo, isso também é um bom sinal.
Mais uma coisa: se a unidade pedir para formatar, não clique em sim. As pessoas fazem isso em pânico e tornam o trabalho mais difícil.
Se o USB estiver corrompido, este guia rápido ajuda: como recuperar dados de uma unidade USB corrompida
Se o dispositivo desconecta, mostra 0 bytes ou esquenta, pare. Nesse ponto, parece mais uma falha de hardware do que um simples problema de exclusão.
Sim, às vezes você consegue recuperá-los, mas eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @voyageurdubois disseram: se os arquivos foram excluídos há muito pouco tempo, verifique se o USB estava sincronizado com alguma coisa antes de entrar no modo recuperação total. Coisas como upload de câmera do OneDrive, arquivos recentes da Adobe, salvamento automático do Word e até o cache de importação do Apple Photos podem salvar você sem precisar de uma varredura profunda.
Além disso, discordo um pouco do conselho comum de varrer repetidamente com aplicativos diferentes. Eu não ficaria forçando a unidade flash com várias varreduras completas se ela for antiga ou estiver apresentando comportamento estranho. Pen drives são baratos por um motivo, e alguns deles ficam instáveis rapidamente.
O que eu faria:
- Pare de usar o USB imediatamente
- Não o formate
- Verifique o histórico de arquivos recentes e da nuvem no computador
- Se nada aparecer, execute o Disk Drill a partir do computador, não do USB
- Recupere os arquivos apenas para outra unidade
O Disk Drill é provavelmente o ponto de partida mais fácil para arquivos excluídos do USB porque é bom em encontrar documentos, fotos e pastas que desapareceram após uma exclusão acidental, e o recurso de visualização ajuda você a ver o que realmente pode ser recuperado antes de restaurar.
Se você quiser um passo a passo simples e informações de análise do Disk Drill, isto é útil: veja como o Disk Drill recupera arquivos excluídos do USB
Mais uma coisa que muita gente não percebe: se as fotos recuperadas voltarem, mas aparecerem meio cinzas ou corrompidas, isso normalmente significa que partes delas já foram sobrescritas. Então recupere tudo primeiro e organize depois.