Por que meu disco rígido não monta no meu Mac se a luz ainda está acesa?

Meu disco rígido externo de repente parou de ser montado no meu Mac, mas a luz de energia ainda acende como se estivesse conectado. Antes estava funcionando bem, e agora não consigo acessar arquivos importantes de que preciso imediatamente. Estou procurando ajuda para descobrir se isso é um problema do Mac, um problema no cabo ou se a unidade pode estar falhando.

Já passei por isso vezes suficientes em Macs para parar de presumir na hora que a unidade morreu. Às vezes você conecta e não acontece nada. Nenhum ícone na área de trabalho. Nenhuma entrada no Finder. Nenhum som além da sua própria pressão subindo. Muitas vezes, o disco ainda funciona. O macOS é que está falhando em lidar com ele.

Comece primeiro pelo básico. Eu sei, ninguém quer ouvir isso, mas já perdi horas com unidades que no fim estavam perfeitamente bem.

Método 1: Verifique a conexão

1. Desconecte a unidade.
  2. Se ela estiver passando por um hub ou dock, ignore isso. Conecte a unidade direto ao seu Mac.
  3. Tente outra porta USB ou Thunderbolt.
  4. Troque o cabo por um que você saiba que funciona.
  5. Se você tiver outro Mac ou até um PC com Windows por perto, teste a unidade nele.
  6. Procure sinais de vida. Giro, vibração, LED, qualquer pequeno indício. Se ela ligar, pelo menos você sabe que está recebendo energia.

Já tive um caso em que o único problema era um cabo barato. Parecia bom. Não estava bom.

Método 2: o Finder pode estar escondendo

Esse pega muita gente de surpresa. A unidade monta, mas o Finder se recusa a mostrá-la.

1. Abra o Finder.
  2. Vá em Finder > Ajustes. Em versões mais antigas do macOS, aparece Preferências.
  3. Abra a aba Geral.
  4. Certifique-se de que Discos externos esteja marcado.
  5. Depois abra a aba Barra Lateral.
  6. Marque Discos externos lá também.
  7. Volte ao Finder e olhe de novo.

Se o Utilitário de Disco vê a unidade mas o Finder não, essa configuração é uma das primeiras coisas que verifico.

Recupere os arquivos antes dos reparos

Se o disco aparece no Utilitário de Disco, mas não monta, eu tiraria os dados dele primeiro antes de tentar ferramentas de reparo. Já vi gente executar o Primeiros Socorros, depois apagar o disco, e só então perceber que a única cópia dos arquivos estava ali o tempo todo.

Disk Drill lê o dispositivo de forma mais direta, então às vezes ele consegue ver arquivos mesmo quando o macOS se recusa a montar o volume.

1. Instale e abra o Disk Drill.
  2. Encontre a unidade não montada na lista.
  3. Se o disco parecer instável, use primeiro o Backup byte a byte e crie uma imagem.
  4. Espere o processo da imagem terminar.
  5. Faça a varredura da unidade original ou da imagem.
  6. Veja o que ele encontra.
  7. Visualize os arquivos importantes para ter certeza de que eles abrem.
  8. Escolha o que você quer recuperar.
  9. Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Não grave de volta no mesmo disco com problema.

Quando seus arquivos estão em algum lugar seguro, o nível de estresse cai bastante. Aí você pode mexer na unidade sem piorar a situação.

Pare um processo fsck travado

Já vi o macOS travar fazendo uma verificação do sistema de arquivos em segundo plano depois de uma ejeção incorreta. O Mac fica ali agindo como se a unidade não existisse, enquanto o fsck gira em falso para sempre.

1. Abra o Terminal.
  2. Execute: sudo pkill -f fsck
  3. Pressione Return.
  4. Digite sua senha de administrador se o macOS pedir.
  5. Espere alguns segundos.
  6. Verifique se a unidade monta sozinha.

Já tive unidades aparecendo logo depois disso. Me senti meio bobo na primeira vez, porque eu estava tentando todo o resto antes.

Redefina a NVRAM no Intel, reinicie se for Apple Silicon

Essa é uma daquelas correções em nível de sistema de que eu não gosto muito, mas já vi ajudar com comportamentos estranhos de dispositivos externos.

Para Macs Intel:

1. Desligue o Mac.
  2. Pressione o botão de energia.
  3. Imediatamente, mantenha pressionadas as teclas Option + Command + P + R.
  4. Continue segurando por cerca de 20 segundos.
  5. Solte e deixe o Mac iniciar normalmente.
  6. Conecte a unidade de novo e teste.

Para Macs com Apple Silicon:

1. Desconecte a unidade.
  2. Reinicie o Mac normalmente.
  3. Espere até o macOS terminar de carregar.
  4. Reconecte a unidade.

Nada sofisticado. Ainda assim vale a pena tentar.

Reformate a unidade

Se nenhuma das etapas anteriores resolver, e seus arquivos já tiverem sido recuperados, formatar é a última parada antes de desistir do hardware.

1. Abra o Utilitário de Disco.
  2. Clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos.
  3. Selecione o disco físico, não apenas o volume abaixo dele.
  4. Clique em Apagar.
  5. Dê um nome à unidade.
  6. Escolha APFS se ela vai ficar no ecossistema Mac. Escolha exFAT se você precisa que funcione tanto no Mac quanto no Windows.
  7. Clique em Apagar e deixe terminar.

Depois disso, desconecte e reconecte. Se ainda assim ela não montar mesmo depois de uma formatação limpa, eu pararia de culpar o sistema de arquivos. Nesse ponto, o hardware é o principal suspeito.

O padrão ao qual sempre volto é simples. Salve os arquivos primeiro. Repare depois. Unidades podem ser substituídas. Seus dados não.

A luz de energia acesa apenas significa que o gabinete está recebendo energia. Isso não prova que o disco está saudável, nem mesmo que está se comunicando com o macOS. Eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer em uma parte, eu não partiria logo para fsck causando problemas ou mexer em NVRAM tão cedo. Primeiro eu verificaria se a unidade está falhando no nível da ponte de hardware.

Faça isto.

1. Abra Informações do Sistema, depois USB ou Thunderbolt.
  2. Veja se o gabinete aparece lá.
  3. Abra o Utilitário de Disco, clique em Visualizar, Mostrar Todos os Dispositivos.
  4. Se você vir o disco físico em cinza, observe o tamanho. Se o tamanho aparecer errado, como 0 bytes ou algum valor sem sentido, isso aponta para falha no gabinete ou na unidade.
  5. Se o volume estiver ausente, mas o disco estiver presente, o mapa de partição pode estar danificado.
  6. Execute isto no Terminal:
    diskutil list

Se o diskutil enxergar o dispositivo, mas não houver volume montável, tente:
diskutil mountDisk /dev/diskX

Substitua X pelo número correto.

Se você receber erros de E/S, pare de gravar nele. Isso geralmente significa hardware com falha. Se for um externo estilo desktop com sua própria fonte de alimentação, verifique a fonte também. LEDs mentem o tempo todo, já vi isso várias vezes.

Mais uma coisa que as pessoas deixam passar. Alguns gabinetes externos falham enquanto o disco interno sem gabinete está bom. Se for uma unidade SATA padrão em um gabinete USB, remova-a e conecte com outro gabinete ou dock SATA. Já recuperei unidades dessa forma mais de uma vez.

Se seus arquivos importam agora, use o Disk Drill para escanear o disco ou criar primeiro uma imagem de backup. Isso é mais seguro do que insistir em reparos por tempo demais.

Para uma boa discussão sobre erros de montagem no Mac, veja correções para erro 49153 de montagem de unidade externa no Mac.

Versão curta para quem está pesquisando. Disco rígido externo não montando no Mac geralmente acontece por gabinete com defeito, mapa de partição danificado, corrupção do sistema de arquivos, problemas de energia ou disco com falha, mesmo quando a luz está acesa.

A luz acesa só significa que o gabinete está recebendo energia. Isso não significa que o disco em si esteja saudável ou que o macOS consiga ler a tabela de partição. Nessa parte eu concordo com @mikeappsreviewer e @nachtdromer. Onde discordo um pouco é da pressa de continuar tentando comandos aleatórios de montagem/reparo logo no início, porque tentativas repetidas em uma unidade com falha podem piorar as coisas.

Algumas coisas que eu verificaria e que ainda não foram destacadas o suficiente:

• O Disk Arbitration pode estar travado. No Monitor de Atividade, procure por diskarbitrationd. Se não estiver respondendo, force o encerramento. O macOS o reinicia automaticamente, e às vezes a unidade aparece de repente.
  • Teste no Modo de Segurança. Inicialize no Modo de Segurança e conecte a unidade por lá. Se ela montar no Modo de Segurança, alguma extensão de terceiros, ferramenta de segurança ou utilitário NTFS provavelmente está interferindo.
  • Verifique os logs do Console. Abra o Console e filtre por diskmanagementd, kernel ou I/O. Se você vir erros repetidos de I/O, isso é um forte sinal de problema de hardware.
  • Preste atenção em cliques ou loops de girar-parar-girar. Se ouvir isso, pare de mexer nela.

Se os arquivos são importantes agora, pule a etapa de “corrigir” e foque na recuperação primeiro. O Disk Drill é útil aqui porque muitas vezes consegue detectar um disco rígido externo que não monta no Mac e permite escaneá-lo ou criar uma imagem antes que você faça qualquer coisa arriscada. Esta análise completa do Disk Drill para recuperação de dados no Mac oferece um bom resumo do que ele pode fazer.

Além disso, se este for um HDD externo mais antigo e o gabinete tiver alguma peculiaridade de suspensão/energia, tente deixá-lo conectado de 10 a 15 minutos. Parece bobo, mas já vi unidades montarem bem depois, quando o macOS finalmente para de engasgar com elas. Macs podem ser estranhos assim.

Luz acesa é o sinal de tudo bem mais enganoso que existe. Estou com @nachtdromer e @jeff em verificar se o macOS ao menos enxerga o dispositivo em baixo nível, e com @mikeappsreviewer em priorizar a recuperação. Onde eu contestaria um pouco é o seguinte: se a unidade ficou extremamente lenta, trava o Finder ou causa beachballs no segundo em que você a conecta, pare de fazer tentativas repetidas de remontagem. Esse padrão muitas vezes grita problema de hardware.

Algumas verificações que complementam o que eles já abordaram:

• Tente montá-la pelo Modo de Recuperação. Se ela montar lá, algum item de login, driver de terceiros, antivírus ou auxiliar de sistema de arquivos na sua inicialização normal está interferindo.
  • No Terminal, execute log stream --predicate 'process == 'kernel' --info logo após conectá-la. Se você vir falhas repetidas de leitura/gravação, isso é um mau sinal.
  • Se for uma unidade externa de 3,5 polegadas, escute se há uma tentativa fraca de girar. Um adaptador de energia morrendo pode acender o LED, mas ainda assim não fornecer corrente estável sob carga.
  • Se a unidade estiver criptografada, verifique se o problema na verdade é que o prompt de desbloqueio não está aparecendo.

Além disso, se a unidade desaparecer apenas no seu Mac, crie uma nova conta de usuário no macOS e teste por lá. Problemas estranhos no Finder ou no nível de permissões realmente acontecem.

Para recuperação, o Disk Drill é uma opção razoável se o disco ainda aparecer de alguma forma.
Prós: interface simples, pode criar uma imagem da unidade primeiro, bom para volumes que não conseguem ser montados.
Contras: varreduras profundas podem demorar uma eternidade, custo da licença, e ele não vai consertar magicamente um hardware com falha.

Se o Disk Drill conseguir visualizar seus arquivos, recupere-os primeiro para outro disco. Se a unidade fizer cliques, se desconectar sozinha ou ficar se reconectando, pare e considere uma recuperação profissional. Esse é o ponto em que fazer por conta própria fica caro.