Por que estou recebendo o erro Com.apple.diskmanagement.disenter -119930868?

Estou recebendo o erro com.apple.diskmanagement.disenter -119930868 no meu Mac quando tento montar ou acessar uma unidade externa. Antes estava funcionando, mas agora o Utilitário de Disco não consegue abri-la e estou preocupado em perder meus arquivos. Preciso de ajuda para descobrir o que causou isso e como corrigir com segurança.

erro disenter no macOS, o que funcionou para mim

Enfrentei isso com uma unidade externa e foi aquela bagunça típica do macOS. O Mac reconhecia o hardware, mas o volume não montava. Em termos simples, o sistema percebia o disco, depois o Gerenciamento de Disco se recusava a concluir o trabalho.

O que eu continuava vendo era um processo fsck travado. O macOS o inicia depois que uma unidade é desconectada do jeito errado, ou após uma desconexão problemática. Em unidades maiores, especialmente ExFAT e alguns volumes APFS, às vezes ele trava e mantém o disco ocupado para sempre. A unidade aparece, mas você ainda não consegue abri-la.

Primeira coisa que tentei

Abra o Terminal e execute:

sudo pkill -f fsck

Você vai precisar da sua senha de administrador.

O que isso fez por mim foi interromper o processo de verificação do sistema de arquivos. Algumas vezes, a unidade montou logo depois. Uma vez ela voltou somente leitura, o que estava bom. Eu só queria tirar meus arquivos dela.

Utilitário de Disco, mas faça na ordem certa

Muita gente só clica em Primeiros Socorros no volume esmaecido e depois fica se perguntando por que nada muda. Eu também cometi esse erro.

Aqui está o caminho melhor:

1. Abra o Utilitário de Disco.
  2. Clique em Visualizar.
  3. Escolha Mostrar Todos os Dispositivos.
  4. Execute Primeiros Socorros primeiro no disco físico superior.
  5. Depois execute no contêiner.
  6. Depois execute no próprio volume.

Se falhar uma vez, eu ainda tentaria de novo. Tive um disco que limpou os erros depois da terceira passada. No começo parecia morto, depois o Primeiros Socorros finalmente conseguiu passar por seja lá o que estava quebrado no layout da partição.

Quando o Primeiros Socorros desiste

Se o Utilitário de Disco retornar código de saída 8, ou disser que o volume não pode ser reparado, eu pararia de insistir. Repetidas tentativas de montagem em um disco danificado não são uma aposta divertida se seus dados importam.

Nesse ponto, a opção mais segura é recuperação primeiro, reparo depois.

Eu usei Disk Drill em um caso porque o macOS não montava o volume de jeito nenhum. Ainda assim ele conseguiu escanear a unidade diretamente e mostrar a árvore de arquivos. Isso me permitiu copiar os dados para outro disco antes de apagar o defeituoso. Se o catálogo ou o índice do sistema de arquivos estiver destruído, ferramentas como essa às vezes ainda leem os setores brutos bem o suficiente para salvar alguma coisa.

Um bug idiota do macOS que vale tentar

Também vi um caso estranho em que nada corrigia o problema de montagem até eu sair da sessão e entrar de novo. O Modo de Segurança também ajudou uma vez. Meu palpite é que o serviço DiskManagement ficou travado e reiniciar a sessão do usuário o destravou.

Então, antes de apagar qualquer coisa, eu tentaria:

• sair da sua conta e depois entrar de novo
  • iniciar no Modo de Segurança
  • fazer uma reinicialização normal

Parece simples demais, eu sei. Mesmo assim funcionou para mim uma vez, então mantenho isso na lista.

O que eu faria em ordem

1. Execute sudo pkill -f fsck
  2. Verifique se o disco monta, mesmo que em somente leitura
  3. No Utilitário de Disco, ative Mostrar Todos os Dispositivos
  4. Execute Primeiros Socorros do disco físico até o volume
  5. Se o Primeiros Socorros relatar código de saída 8 ou não reparar, pare
  6. Recupere os arquivos para uma unidade diferente
  7. Só então reformate o disco com problema

Erro -119930868 geralmente significa que o macOS vê a unidade, mas se recusa a montá-la porque o sistema de arquivos, o mapa de partição ou o handshake do gabinete parece incorreto. Muitas vezes é uma destas causas:

1. Cabo USB, hub ou adaptador com defeito.
  2. Metadados ExFAT, APFS ou HFS+ corrompidos.
  3. Unidade NTFS com software NTFS de terceiros instável.
  4. Problema de energia em unidades externas maiores.
  5. Placa bridge da unidade com falha, mesmo quando o disco em si ainda está ok.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em uma parte. Encerrar o fsck é aceitável se ele estiver claramente travado, mas eu não começaria por aí se seus arquivos forem importantes. Se a unidade estiver fazendo cliques, sumindo das Informações do Sistema ou levando minutos para ser identificada, eu interromperia primeiro as tentativas de montagem e verificaria o hardware.

O que eu faria em seguida:

1. Tente um cabo e uma porta diferentes, sem hub.
  2. Teste em outro Mac. Se falhar lá também, o problema está no lado da unidade.
  3. Abra Informações do Sistema, seção USB ou Thunderbolt, e confirme se o gabinete aparece.
  4. No Terminal, execute diskutil list. Se o disco físico aparecer, mas o tipo de volume estiver em branco ou estranho, o cabeçalho do sistema de arquivos está danificado.
  5. Se for NTFS, remova qualquer app auxiliar NTFS antigo. Eles causam muitos erros disenter.
  6. Se o Utilitário de Disco ainda se recusar, mude primeiro para a recuperação.

Para segurança dos dados, o Disk Drill é uma opção sólida porque verifica unidades mesmo quando o Finder e o Utilitário de Disco não conseguem montá-las. Se o seu objetivo é resgatar os arquivos antes do reparo, esse é o caminho que eu seguiria.

Além disso, se esta for uma unidade HFS+, um caminho de correção mais claro é: recuperar os dados e reconstruir o catálogo HFS com o Disk Drill para resolver o erro de montagem disenter. Se você quiser um guia visual, este vídeo sobre como corrigir o erro de montagem disenter e reconstruir o catálogo HFS cobre bem o processo.

Se o disco montar como somente leitura em algum lugar, copie seus arquivos rapidamente. Não continue testando por diversão. É assim que as pepole transformam um disco reparável em um morto.

Esse erro geralmente significa que o macOS consegue ver o dispositivo, mas não gosta de algo na estrutura do volume o suficiente para montá-lo. Então isso nem sempre é “unidade morta = desastre instantâneo”. Às vezes é o mapa de partição, às vezes é o gabinete, às vezes o cabeçalho do sistema de arquivos só está corrompido.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @jeff, mas eu não gastaria muito tempo tentando ciclos aleatórios de montagem/reparo se os arquivos forem importantes. Isso pode dar errado rápido.

Algumas coisas que eu verificaria e que eles não aprofundaram muito:

• Veja se a unidade monta em outro SO. Se você tiver acesso a um PC com Windows e o disco for ExFAT/NTFS, teste lá. Se abrir, pare de solucionar o problema no Mac e copie os dados primeiro.
  • Verifique o status SMART se o gabinete permitir. Apps como DriveDx ou smartctl às vezes podem informar se o disco está falhando fisicamente. Se o SMART parecer ruim, não continue insistindo.
  • Teste o disco sem o gabinete, se ele estiver em um gabinete removível. Já vi a ponte USB-SATA falhar enquanto o disco em si estava bom. Super irritante, mas comum.
  • Desmonte todos os outros discos externos primeiro. Parece bobagem, mas já vi o Utilitário de Disco ficar estranho quando vários externos instáveis estão conectados.

Se o disco não montar, mas ainda aparecer em diskutil list, normalmente esse é o momento em que eu passo de “reparar” para “recuperar”. Para isso, o Disk Drill é uma das opções mais práticas no Mac porque consegue escanear diretamente uma unidade externa que não monta e permitir recuperar arquivos antes de reformatar. Essa é a opção mais segura se você estiver preocupado com perda de dados.

Para quem estiver pesquisando especificamente por ferramentas, a ideia básica é esta: melhor software de recuperação de dados para uma unidade externa que não monta no Mac. Além disso, este vídeo veja como recuperar arquivos de uma unidade que não monta no Mac é bem relevante.

Mais uma coisa: se isso começou logo após uma atualização do macOS, não ignore. Já vi utilitários NTFS mais antigos e ferramentas de segurança causarem erros disenter após atualizações do sistema. Remova essas coisas antes de fazer algo radical demais.

Eu acrescentaria um ponto que os outros só tocaram de leve: problemas de permissão e política de montagem. Já vi com.apple.diskmanagement.disenter error -119930868 acontecer quando o próprio sistema de arquivos estava quase normal, mas o macOS recusava a montagem por causa de pontos de montagem obsoletos, software de segurança ou algum conflito estranho em /Volumes.

Coisas que eu verificaria para complementar o que @jeff, @sternenwanderer e @mikeappsreviewer já cobriram:

1. Procure pastas de montagem duplicadas
    No Terminal:

ls /Volumes

Se você vir pastas antigas com o mesmo nome da unidade, o macOS pode se comportar de forma estranha. Às vezes, remover uma pasta vazia e obsoleta em /Volumes resolve a recusa.

2. Tente uma montagem manual somente leitura
    Isso é mais seguro do que forçar gravações:

diskutil info /dev/diskX
    sudo mkdir /tmp/testmount
    sudo mount -o rdonly -t exfat /dev/diskXs1 /tmp/testmount

Troque exfat pelo sistema de arquivos real, se necessário. Se montar em somente leitura, copie os dados imediatamente.

3. Verifique bloqueadores em segundo plano
    Antivírus, apps de limpeza, ferramentas NTFS, agentes de backup e até alguns utilitários de criptografia podem interceptar eventos de montagem. Eu discordo um pouco da ideia de simplesmente executar reparos primeiro, porque se uma extensão de kernel ou processo auxiliar estiver interferindo, as tentativas de reparo não vão resolver o problema real.

4. Inspecione os logs em vez de adivinhar
    Execute:

log show --last 10m --predicate 'process == 'diskarbitrationd' || process == 'diskmanagementd'

Isso pode revelar se o macOS está rejeitando a montagem devido a superbloco inválido, sistema de arquivos não suportado, mapa de partição com problema ou falha relacionada a permissões.

5. Se for um disco APFS
    Às vezes o contêiner está visível, mas os volumes dentro dele não. Nesse caso:

diskutil apfs list

Se o contêiner parecer incorreto, não continue insistindo no Primeiros Socorros repetidamente.

Se sua prioridade for os arquivos primeiro, não o reparo, então o Disk Drill é um próximo passo razoável.

Prós do Disk Drill:

• pode escanear unidades que se recusam a montar
  • é bom para recuperar arquivos antes de reformatar
  • interface simples em comparação com ferramentas de recuperação mais manuais

Contras do Disk Drill:

• varreduras profundas podem levar muito tempo
  • a qualidade da recuperação depende de quão danificado está o sistema de arquivos
  • não faz milagres se o hardware estiver falhando seriamente

Então, minha ordem seria: verificar os logs, testar montagem manual/somente leitura, eliminar conflitos de software e depois usar o Disk Drill se o volume ainda não montar, mas o disco for detectado. Se a unidade começar a se desconectar no meio do teste, pare por aí e trate isso como um problema de hardware, não do macOS.