O que devo tentar primeiro se o meu cartão SD corrompeu de repente?

Meu cartão SD de repente aparece como corrompido e não consigo acessar minhas fotos e arquivos. Antes estava funcionando bem, e agora meu celular e computador ou não conseguem lê-lo ou pedem para formatá-lo. Preciso de ajuda para descobrir qual é o primeiro passo mais seguro para recuperar os dados sem piorar a corrupção do cartão SD.

Eu odeio esta situação porque já passei por isso logo depois de uma sessão completa, quando tudo o que eu queria era descarregar os arquivos e ir dormir. Você insere o cartão SD, e seu laptop ou celular mostra uma mensagem como “Você precisa formatar o disco na unidade X:” ou “O cartão SD está corrompido. Toque para corrigir.” Pare aí. Não toque em Formatar.

Se você se importa com os arquivos, formatar é a primeira atitude errada. Isso reescreve as informações do sistema de arquivos que seu dispositivo usa para localizar suas fotos e vídeos. Uma formatação rápida já dificulta a recuperação. Uma formatação completa piora ainda mais a situação. Quando vejo esses avisos, eu volto, removo o cartão e trato a recuperação como a única tarefa.

A ordem importa. Recupere primeiro. Repare depois. Se você tentar consertar o cartão antes de tirar seus dados dele, corre o risco de alterar a estrutura do cartão e perder o que ainda poderia ser recuperado.

Para recuperação, tive os melhores resultados com o Disk Drill. A parte com que mais me importo é o recurso de backup byte a byte. Se um cartão está falhando, cada leitura extra pode deixá-lo mais perto de morrer. Aprendi isso da pior maneira com um cartão de 128GB que começou a desconectar no meio da varredura. Uma varredura normal continuava falhando. Criar uma imagem primeiro foi o que salvou os arquivos.

Então, em vez de forçar diretamente o cartão SD, crie uma imagem completa dele no seu computador. Setor por setor. Depois analise a imagem, não o cartão físico. Isso reduz bastante o risco, especialmente se o cartão continua desconectando, montando de forma estranha ou mostrando erros aleatórios. Depois da análise, visualize o que encontrar e recupere tudo para outra unidade. Não de volta para o mesmo cartão SD. Eu sei que parece óbvio, mas as pessoas fazem isso.

Somente depois que seus arquivos estiverem seguros você deve tentar tornar o cartão utilizável novamente. Esta é a sequência que eu sigo.

1. Execute o CHKDSK primeiro

No Windows, abra o Iniciar, digite cmd e depois execute o Prompt de Comando como administrador. Digite chkdsk X: /r e substitua X pela letra da unidade do cartão SD.

A parte /r é a que você quer. Ela diz ao Windows para procurar setores defeituosos e tentar recuperar dados legíveis deles. Se o problema for dano no sistema de arquivos e não uma falha completa de hardware, isso às vezes faz o cartão voltar a um estado legível. Pode levar um tempo, especialmente em cartões maiores, então deixe terminar.

2. Passe para o TestDisk se a partição parecer ter sumido

Se o cartão aparecer como não alocado, ou se a partição tiver sumido do Explorador de Arquivos, o CHKDSK muitas vezes não vai ajudar muito. É aí que o TestDisk entra. Ele é das antigas e não é bonito, mas eu não descartaria por causa da interface. É uma das poucas ferramentas que já vi restaurarem uma tabela de partição ausente ao lugar.

Você vai passando pelos menus, deixa o programa analisar o cartão e, se ele encontrar a partição perdida, oferece a opção de gravar a estrutura de volta. Já usei em cartões e unidades USB que pareciam vazios, mesmo com os dados ainda lá. Dá um certo nervosismo na primeira vez, mas funciona se você seguir as instruções com cuidado.

3. Formate o cartão apenas se a recuperação for concluída e o reparo falhar

Se o CHKDSK não fizer nada e o TestDisk não corrigir a estrutura, então formate. Clique com o botão direito no cartão no Explorador de Arquivos, escolha Formatar, e eu pularia a Formatação Rápida. A formatação completa leva mais tempo, mas em um cartão suspeito eu prefiro que o sistema verifique a superfície em vez de passar correndo.

Quanto ao sistema de arquivos, o exFAT é a opção mais segura para a maioria dos cartões SD atuais, especialmente se você grava arquivos de vídeo grandes. O FAT32 ainda existe, claro, mas fica irritante bem rápido com arquivos maiores.

Se o cartão voltar a funcionar depois de tudo isso, eu ainda não confiaria nele para nada importante. Quando um cartão SD começa a corromper, eu trato isso como um aviso, não como uma falha isolada. Eu deixo esses cartões para transferências descartáveis ou testes, se é que ainda os mantenho. Para trabalho pago ou fotos de família, eu substituo.

Mais uma coisa, porque isso é ignorado com frequência demais. Use Ejetar ou Remover Hardware com Segurança antes de retirar o cartão. Muita corrupção começa ao arrancar o armazenamento enquanto as gravações ainda estão sendo concluídas. Parece algo pequeno até você perder os arquivos de um dia inteiro por causa de um clique impaciente.

Primeiro passo: pare de usar o cartão. Não tire mais fotos, não copie nada para ele, não deixe seu celular repará-lo. Cada gravação reduz suas chances.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte: recuperar antes de reparar. Onde discordo é do CHKDSK como etapa inicial. Se suas fotos importam, eu não executaria uma ferramenta de reparo primeiro. O CHKDSK altera os registros do sistema de arquivos. Às vezes ajuda. Às vezes deixa a recuperação de fotos mais complicada, especialmente se o cartão tiver setores defeituosos ou se a estrutura de pastas já estiver corrompida.

O que eu faria primeiro:

1. Tente um leitor de cartão diferente.
    Muitos cartões corrompidos na verdade são leitores ruins, contatos sujos ou portas USB fracas. Use um leitor diferente e uma porta USB diferente em um computador, não no seu celular.

2. Verifique se o cartão mostra o tamanho correto no Gerenciamento de Disco.
    Se o Windows enxergar a capacidade total, as chances de recuperação são melhores.
    Se mostrar 0 bytes, sem mídia ou continuar desconectando, o próprio cartão está falhando.

3. Faça uma imagem do cartão e depois analise a imagem.
    É aqui que o Disk Drill faz sentido. Ele é mais fácil do que muitas outras ferramentas de recuperação, e criar uma imagem primeiro é a opção mais segura se o cartão estiver instável. Recupere os arquivos para o seu PC ou para uma unidade externa, nunca de volta para o cartão SD.

4. Se você quiser um passo a passo, este vídeo é bom:
    veja como o Disk Drill recupera arquivos de um cartão SD danificado

5. Depois da recuperação, teste o cartão.
    Use o H2testw no Windows ou o F3 no Mac/Linux. Cartões falsos ou desgastados muitas vezes parecem funcionar por meses e depois falham de uma vez. Se aparecerem erros, descarte-o. Sem segunda chance, na minha opinião.

Se o cartão estiver ilegível em vários dispositivos e não permanecer conectado, pule as tentativas de reparo e foque na recuperação rapidamente. Se o Disk Drill ou ferramentas parecidas não conseguirem lê-lo de jeito nenhum, então você já está entrando em território de falha de hardware.

A primeira coisa que eu tentaria é o básico e chato da parte física antes de fazer qualquer correção. Eu sei que @mikeappsreviewer e @ombrasilente já cobriram muito bem a ideia de priorizar a recuperação, e eu concordo em grande parte, mas eu acrescentaria isto:

Limpe os contatos do cartão com cuidado usando um pano de microfibra seco e depois teste-o em um leitor USB em um desktop ou notebook. Não através de um hub barato. Já vi cartões corrompidos que no fim eram mau contato, pouca energia de uma porta instável ou até o próprio celular se comportando de forma estranha.

Verifique também se a pequena trava de bloqueio no adaptador SD não foi movida sem querer. Parece bobo, mas acontece o tempo todo.

Se o cartão montar nem que seja por pouco tempo, copie primeiro manualmente os arquivos mais importantes antes de fazer uma varredura completa. Comece pela pasta DCIM ou pelas pastas do seu projeto. Às vezes você só consegue uma única sessão de leitura estável.

Se ele continuar desconectando, então sim, o Disk Drill é um próximo passo bem sólido, especialmente se você puder criar uma imagem do cartão e trabalhar a partir dela em vez de forçar a mídia original. Eu evitaria completamente qualquer aviso de reparo até que os arquivos estejam salvos.

Mais uma coisa que muita gente ignora: veja como o cartão aparece no Gerenciador de Dispositivos ou em Informações do Sistema. Se o controlador estiver sendo identificado de forma inconsistente ou com tamanho incorreto, isso tem mais cara de falha de hardware do que de simples corrupção.

E se você quiser um passo a passo visual, isto é bem certeiro:
como recuperar dados de um cartão SD corrompido e corrigi-lo com segurança

Se os dados forem muito importantes, aposente o cartão depois da recuperação. Essas coisas enganam e depois falham de novo.

Não ignore uma coisa que eu vejo ser esquecida com frequência: verificar comportamento tipo SMART é impossível na maioria dos cartões SD, então você precisa avaliar a saúde pelos sintomas. Se o cartão muda de capacidade, às vezes aparece como RAW ou desconecta durante uma leitura leve, trate isso como falha de hardware, não apenas corrupção. Nesse caso, eu na verdade discordo um pouco da abordagem de tentar toda correção por software do @mikeappsreviewer. Mexer demais pode desperdiçar o pouco de vida útil que ainda resta.

Minha ordem seria:

1. Tentativas somente de leitura, se possível. Alguns leitores respeitam a proteção contra gravação melhor do que telefones.
  2. Use um Linux live USB e veja se o cartão monta por lá. Às vezes o Linux lê mídias que o Windows se recusa a ler.
  3. Se montar, copie primeiro apenas os arquivos insubstituíveis.
  4. Se não montar, faça uma imagem dele e recupere a partir da imagem.

O Disk Drill é bom para isso porque é mais fácil do que o TestDisk para a maioria das pessoas.

Prós do Disk Drill:

• interface simples
  • opção de backup byte a byte
  • bom para recuperação de fotos
  • a visualização prévia é útil

Contras:

• não é o mais barato
  • varreduras profundas podem levar uma eternidade
  • é menos transparente do que ferramentas de linha de comando sobre o que está fazendo nos bastidores

Mais uma coisa prática: se este cartão veio de um marketplace online ou de um vendedor desconhecido, assuma que é falsificado até que se prove o contrário. Após a recuperação, verifique-o com H2testw ou F3 e aposente-o de qualquer forma. @ombrasilente e @sternenwanderer estão certos em priorizar a recuperação primeiro.