O armazenamento do meu iPhone mostra que o app Fotos está usando muito espaço em Documentos e Dados, mas não tenho certeza do que isso inclui. Eu já apaguei algumas fotos e vídeos, e o número de armazenamento ainda parece alto. Preciso de ajuda para entender o que conta em Documentos e Dados no Fotos e como limpar isso com segurança sem perder nada importante.
‘Documentos e Dados’ do iPhone ocupando todo o armazenamento
Encontrei isso em um iPhone que continuava insistindo que o armazenamento estava cheio, mesmo depois de eu remover apps e apagar fotos. A parte estranha era ver ‘Documentos e Dados’ consumindo uma enorme fatia de espaço sem explicação clara nos Ajustes. Aqui está o que isso é, por que continua ali e o que ajudou a reduzir isso.
O que ‘Documentos e Dados’ significa no iPhone
Esse rótulo cobre todas as coisas extras que um app mantém além do próprio arquivo do app. Ou seja, não é o binário do app. São os restos e arquivos de trabalho.
O que normalmente fica aí inclui:
- imagens e vídeos em cache
- cookies
- dados de login
- histórico do navegador
- episódios, músicas ou arquivos baixados
- extras específicos do app, como pacotes de figurinhas, temas ou rascunhos salvos
Um app aumenta esse volume com o tempo porque os apps do iOS salvam cópias locais do conteúdo para evitar carregá-lo novamente. Percebi isso principalmente com apps sociais. Role por dez minutos por dia, faça isso por meses, e o cache começa a inchar com mídia antiga que você nem lembrava ter visto.
Por que apps antigos ainda mostram uso enorme de armazenamento
Isso me confundiu no começo. Eu tinha apps que quase não abria mais, mas eles ainda mostravam gigabytes no armazenamento.
O que vi foi simples. O app manteve dados antigos em cache de quando eu o usava bastante. O iOS não limpou isso para mim. Se você assistiu a toneladas de vídeos em um app seis meses atrás, alguns desses arquivos ou partes relacionadas do cache ainda podem estar ali agora.
Então sim, um app do qual você se esqueceu ainda pode agir como se fosse dono de parte do seu telefone.
Por que seu iPhone começa a ficar lento
Quando o armazenamento fica apertado, o iOS tem menos espaço para arquivos temporários e trabalho em segundo plano. Quando o meu chegou perto de encher, o telefone começou a ficar ruim primeiro de formas pequenas:
- trocar de app ficou lento
- começaram a aparecer travadas no teclado
- aconteceram travamentos aleatórios de apps
- salvar fotos demorava mais
Liberar espaço ajudou mais do que qualquer reinicialização. Não foi mágica. O telefone simplesmente voltou a ter espaço para funcionar.
Como limpei documentos e dados sem remover o app
Essa parte depende do app. Muitos apps não oferecem uma opção limpa de limpar cache, o que é meio irritante.
Safari
Vá para:
Ajustes > Apps > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites
Isso apaga dados em cache dos sites, cookies e histórico de navegação. Suas senhas salvas e favoritos permanecem.
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens
Depois procure por:
Revisar Anexos Grandes
Vale a pena verificar isso. Vídeos antigos, notas de voz e arquivos aleatórios de conversas por texto se acumulam rápido. Encontrei clipes antigos ali de muito tempo atrás. Excluí-los liberou espaço sem apagar conversas inteiras.
Apps de streaming
Abra o próprio app e verifique as configurações de download.
Os maiores vilões costumam ser Netflix, YouTube e apps semelhantes. Downloads offline geralmente são um dos maiores blocos no armazenamento, e eles ficam escondidos dentro do app em vez de aparecer de um jeito óbvio.
Facebook, Instagram, Messenger e apps semelhantes
Essa é a parte irritante.
Apps como Facebook, Instagram e Messenger geralmente não incluem um botão funcional de limpar cache no iPhone. O único método que achei confiável foi:
- Apagar o app
- Reinstalá-lo pela App Store
- Entrar na conta novamente
Detalhe importante. Desinstalar app sem apagar dados não é a mesma coisa.
Esse recurso remove o app em si, mas mantém seus documentos e dados. Se o seu objetivo é eliminar o cache, usar esse recurso faz o oposto do que você quer.
Por que Fotos ainda parece enorme depois que você apaga imagens
Também caí nessa. Apagar fotos nem sempre libera espaço imediatamente.
O app Fotos mantém itens apagados em Apagados Recentemente por cerca de 30 a 40 dias. Durante esse tempo, eles ainda contam no armazenamento.
Para apagá-los de verdade:
Fotos > Álbuns > Apagados Recentemente > Apagar Tudo
Se o armazenamento do Fotos ainda parecer grande demais depois disso, verifique também Álbuns Compartilhados e Meu Compartilhamento de Fotos. Eles aumentam o total separadamente.
Quando a limpeza manual deixou de ser suficiente
No telefone que eu estava limpando, o maior problema já não era mais o cache dos apps. Era a própria biblioteca de fotos. Depois que limpei o lixo comum, fotos e vídeos ainda eram os principais consumidores de armazenamento.
Acabei olhando o Clever Cleaner para a parte de mídia.
O que me chamou atenção:
- a aba Heavies lista os arquivos do maior para o menor
- os tamanhos exatos dos arquivos são mostrados
- vídeos enormes em 4K vão para o topo rapidamente
- a aba Similars agrupa fotos quase duplicadas
- ele escolhe uma Melhor Foto de cada grupo
- limpar fotos em sequência fica mais fácil
- o processamento permanece no dispositivo
Essa última parte importava para mim porque eu não queria minha biblioteca sendo enviada para outro lugar enquanto organizava a bagunça.
Depois que limpei a biblioteca de fotos e fiz a limpeza manual dos apps acima, o telefone foi de armazenamento cheio para cerca de 15GB livres. A lentidão com a qual eu estava lidando parou depois disso.
O que o Fotos chama de Documentos e Dados geralmente são coisas relacionadas à sua biblioteca, não apenas as fotos que você vê no Rolo da Câmera.
No Fotos, isso geralmente inclui:
- miniaturas e arquivos de pré-visualização
- dados de indexação para busca, rostos e lugares
- versões editadas das fotos
- arquivos temporários de importação e exportação
- dados de sincronização do Fotos do iCloud
- itens em Apagados Recentemente
- dados de álbuns compartilhados
- dados em cache para navegação em vídeos
Então, se você apagar 5 GB de vídeos, seu gráfico de armazenamento pode não diminuir imediatamente. O iOS geralmente recalcula depois, e alguns dados permanecem se a sincronização ainda estiver em andamento. Não concordo totalmente com @mikeappsreviewer sobre Álbuns Compartilhados serem um grande fator para a maioria das pessoas. Normalmente, o problema maior são arquivos de vídeo locais, duplicatas editadas ou resíduos da sincronização do iCloud.
Algumas verificações:
- Reinicie o iPhone após grandes exclusões
- Certifique-se de que Apagados Recentemente esteja vazio
- Verifique se o Fotos ainda está sincronizando no iCloud
- Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Fotos e espere um minuto para os tamanhos carregarem
- Compare “Fotos” com “Dados do Sistema”
Se a biblioteca estiver bagunçada, o Clever Cleaner ajuda a identificar vídeos grandes e fotos duplicadas rapidamente. Este vídeo sobre como limpar o armazenamento de fotos do iPhone e remover duplicatas explica bem. É mais um app de limpeza de armazenamento do iPhone para fotos e vídeos do que um limpador genérico, que é o que a maioria das pessoas precisa.
O que o Fotos chama de Documents and Data é basicamente o material de suporte invisível ao redor da sua biblioteca, não apenas as fotos que você consegue ver.
Então, sim, isso pode incluir:
- miniaturas de fotos/vídeos
- dados do índice de busca para rostos, texto e lugares
- histórico de edições e edições não destrutivas
- pré-visualizações em cache
- arquivos temporários de sincronização do Fotos do iCloud
- cópias locais de originais otimizados
- bancos de dados de metadados
- arquivos aguardando upload/download
- sobras de importações, exportações ou edições
É por isso que excluir 200 fotos nem sempre faz o número cair na hora. Às vezes, o relatório de armazenamento do iOS é beeem lento, e o Fotos precisa reindexar as coisas.
Eu meio que discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre colocar isso no mesmo grupo do comportamento normal de cache de aplicativo. O Fotos é mais estranho porque está ligado aos serviços do sistema, não é só lixo de app. E o @viajeroceleste tem razão ao dizer que resíduos de sincronização e mídia editada costumam ser maiores do que as pessoas esperam.
Uma coisa que muita gente não percebe: se você editou um vídeo, a versão editada ainda pode significar armazenamento extra até a biblioteca terminar a limpeza. O mesmo vale para Cinematic, ProRAW, câmera lenta e clipes em 4K. Esses formatos ficam enormes rapidinho.
Verifique também se Otimizar Armazenamento do iPhone está ativado. Se estiver desativado, o Fotos pode estar mantendo os originais completos localmente mesmo que tudo esteja no iCloud.
Se a biblioteca do Fotos estiver bagunçada, o Clever Cleaner é realmente útil para encontrar vídeos gigantes, fotos duplicadas e sequências quase idênticas mais rápido do que procurar manualmente. E se você quiser mais opiniões reais de pessoas limpando o armazenamento do iPhone, este tópico sobre experiências reais com apps de limpeza para iPhone e dicas para liberar armazenamento vale a pena conferir.
Resumo: Documents and Data do Fotos = índices, caches, edições, arquivos de sincronização e dados de suporte da biblioteca. Não é só o seu rolo da câmera. Chato, mas mais ou menos normal.
O que o Fotos chama de Documentos e Dados é em parte armazenamento real e em parte controle interno. @viajeroceleste e @viajantedoceu têm razão sobre índices, edições e sobras de sincronização, mas eu contestaria um pouco uma coisa do @mikeappsreviewer: essa categoria não é apenas cache genérico do app. O Fotos está integrado à fototeca do sistema, então parte desse espaço é ocupada por dados de banco de dados que o iOS mantém mesmo quando a biblioteca visível diminui.
O que pode estar ali além das suas fotos reais:
- Bancos de dados de reconhecimento facial e busca
- Dados de detecção de objetos e texto
- Arquivos auxiliares de edição para edições não destrutivas
- Versões renderizadas para Retrato, Live Photos, HDR, ProRAW
- Sobras de reparo ou migração da biblioteca após atualizações do iOS
- Estados pendentes de upload/download do iCloud
- Referências da Biblioteca Compartilhada, se você usa o recurso Biblioteca Compartilhada da Apple
Uma coisa que as pessoas não percebem: se você excluiu muita coisa recentemente, o armazenamento pode continuar inflado até o telefone ficar carregando, bloqueado e no Wi‑Fi por algum tempo. O Fotos faz a limpeza em segundo plano, nem sempre imediatamente.
Além disso, se você ativou ou desativou o Fotos do iCloud em algum momento, o armazenamento pode parecer estranho por dias. Isso geralmente significa reconciliação, não lixo permanente.
Minha regra prática:
- Se o número permanecer alto por menos de 48 horas, ignore
- Se permanecer alto por uma semana, algo travou
- Se o tamanho do Fotos continuar crescendo sem novas mídias, suspeite de sincronização ou dados corrompidos da biblioteca
O Clever Cleaner pode ajudar a encontrar rapidamente os arquivos pesados mais óbvios e duplicatas.
Prós:
- bom para vídeos gigantes e sequências duplicadas
- mais rápido do que procurar manualmente
Contras:
- não vai corrigir o relatório de armazenamento da Apple
- não vai remover dados de indexação em nível de sistema dentro do Fotos
Então sim, Documentos e Dados no Fotos é algo mais amplo do que imagens. Pense em arquivos de suporte, dados de análise e estado temporário da biblioteca, não apenas em cópias ocultas de cada imagem.