O armazenamento do meu iPhone continua cheio mesmo depois de excluir apps, fotos, vídeos e limpar os itens apagados recentemente. O espaço disponível quase não muda, e não tenho certeza se é Dados do Sistema, sincronização do iCloud ou um bug de armazenamento. Como posso liberar espaço no iPhone quando excluir arquivos não reduz o espaço usado?
Já passei por isso também e, sim, é enlouquecedor. Você apaga uma grande quantidade de fotos e vídeos, esvazia Apagados Recentemente, e mesmo assim os Ajustes ainda dizem que o iPhone está cheio. Às vezes o número de armazenamento usado até aumenta, o que faz parecer que o celular está simplesmente inventando coisas.
Normalmente não é que os arquivos apagados ainda estejam lá do jeito comum. O iOS pode manter esse espaço liberado em Dados do Sistema por um tempo, especialmente se o celular já estiver quase sem espaço. A tela de armazenamento também nem sempre é atualizada imediatamente. Ela pode estar mostrando um número antigo em cache e, quando você começa a apagar coisas, faz uma nova verificação e percebe que o celular na verdade estava mais cheio do que mostrava antes.
Aqui estão as coisas que eu tentaria, mais ou menos nesta ordem.
Faça uma reinicialização forçada de verdade
Não basta apenas desligar e ligar o celular novamente. Nos iPhones mais novos, pressione Aumentar Volume, pressione Diminuir Volume e depois mantenha o Botão Lateral pressionado até o logotipo da Apple aparecer. Às vezes é preciso mais de uma reinicialização forçada para que os Dados do Sistema finalmente diminuam e o gráfico de armazenamento acompanhe.
Tente o truque da data para fotos apagadas travadas
Isso parece falso, mas pode soltar itens fantasmas no Fotos. Vá em Ajustes > Geral > Data e Hora, desative Ajustar Automaticamente e adiante a data em cerca de um ano. Depois abra o Fotos, espere um minuto e verifique Apagados Recentemente de novo. Se fotos apagadas antigas reaparecerem, apague-as novamente. Depois disso, ative a hora automática outra vez.
Verifique o Mensagens e os caches dos apps
O Mensagens pode consumir silenciosamente uma enorme quantidade de espaço. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens e veja anexos, vídeos, GIFs e outras coisas antigas paradas nas conversas.
Também confira apps como TikTok, Instagram e WhatsApp. Eles podem acumular caches enormes de vídeos, mídia e conversas. Se um app estiver ocupando algo como 10 GB e não houver um botão claro para limpar o cache, apagar e reinstalar o app geralmente é a forma mais rápida de limpar isso.
Use algo melhor do que a tela de armazenamento da Apple
As ferramentas de limpeza integradas da Apple são bem limitadas. Quando meu celular estava travando bastante, até navegar pelos Ajustes era um saco, e as ferramentas integradas não facilitavam encontrar os arquivos maiores ou fotos semelhantes.
Acabei usando o Clever Cleaner. A maioria dos apps de limpeza é suspeita e cheia de armadilhas de assinatura, mas este é gratuito, sem anúncios, bloqueios por pagamento ou teste que depois vira cobrança.
A parte mais útil para mim foi a seção Heavies, porque ela organiza a mídia por tamanho de arquivo. Isso facilita encontrar algum vídeo aleatório de cinco minutos em 4K ocupando alguns GB. A seção Similars também ajuda porque encontra fotos que não são duplicatas exatas, mas que basicamente são a mesma imagem, como dez versões do mesmo pôr do sol. Ele escolhe uma para manter e permite apagar o resto rapidamente. Também mostra os tamanhos exatos dos arquivos, o que é ótimo quando você está tentando liberar espaço rápido.
Outra vantagem é que o processamento acontece no próprio dispositivo, então suas fotos não são enviadas para outro lugar só para serem analisadas.
No meu caso, a lentidão finalmente parou quando liberei uma boa quantidade de espaço com uma ferramenta de limpeza dedicada. Depois que você libera cerca de 10 a 15 GB, o iOS normalmente volta a funcionar direito e os avisos de Armazenamento Cheio param de aparecer.
Se nada disso funcionar, a última opção é fazer backup do celular em um computador e restaurá-lo para os ajustes de fábrica. Essa é a opção nuclear, mas pode limpar arquivos de sistema corrompidos ou dados de armazenamento travados. Eu com certeza tentaria primeiro a reinicialização forçada e uma limpeza séria.
Conecte-o a um computador e faça um backup criptografado antes de continuar apagando mais coisas, especialmente se o telefone já estiver exibindo avisos de armazenamento. Concordo que os Dados do Sistema podem ser os culpados, mas um iPhone cheio também pode travar no meio de tarefas de limpeza do Fotos do iCloud, Mensagens ou apps, então ele nunca termina de liberar espaço. Deixe-o no Wi-Fi, conectado à energia e bloqueado por algumas horas após apagar itens, depois verifique novamente. E, se o Fotos do iCloud estiver ativado, tenha cuidado: apagar fotos do telefone geralmente também as apaga do iCloud, enquanto “Otimizar Armazenamento do iPhone” pode significar que os originais grandes nem estavam totalmente no telefone, então o ganho de espaço pode parecer menor do que o esperado.
Excluir um vídeo de 5 GB que está realmente armazenado no telefone e excluir 5 GB de fotos otimizadas pelo iCloud são dois casos bem diferentes. O primeiro deve liberar espaço de volta bem rápido. O segundo pode mal fazer diferença porque os arquivos em tamanho completo podem nem ter estado no telefone em primeiro lugar, ou porque o iOS ainda está reorganizando o banco de dados/cache local de fotos após a exclusão.
Concordo com @jeff sobre fazer um backup antes de ir adiante. Eu teria um pouco menos de pressa em continuar tentando truques até você verificar as coisas escondidas e sem graça: downloads do app Arquivos, conteúdo offline de Netflix/Disney/YouTube/Spotify, Podcasts, downloads do Apple TV, mapas offline e downloads grandes do Safari. Muita coisa disso não parece “fotos/vídeos/apps”, mas ainda assim ocupa espaço no telefone. Abra Arquivos, vá em Explorar, depois Em Meu iPhone e Downloads. Para apps de streaming, exclua os downloads dentro do app, porque o Armazenamento do iPhone nem sempre limpa isso direitinho pela tela principal.
Para um teste rápido, exclua ou descarregue um app realmente grande que armazena dados locais, reinicie e depois deixe o telefone conectado à energia e bloqueado por um tempo. Se o espaço livre ainda não mudar nada depois disso, eu pararia de excluir coisas pessoais aleatórias e presumiria que o índice de armazenamento ou os Dados do Sistema travaram. Nesse ponto, a correção mais limpa geralmente é fazer um backup criptografado no computador, apagar o telefone, atualizar o iOS se necessário e depois restaurar. É irritante, mas mais seguro do que ir apagando lentamente metade da sua vida enquanto o medidor de armazenamento se recusa a sair do lugar.
Talvez você não veja uma queda limpa, gigabyte por gigabyte, especialmente se o telefone estiver no último fiapo de espaço livre. O iOS precisa de uma folga para terminar de excluir, reindexar, sincronizar e reconstruir caches. Se ele estiver basicamente sem espaço livre, pode entrar em um loop burro em que as tarefas de limpeza ficam esperando por espaço que a própria limpeza deveria criar.
A distinção que eu verificaria é se você realmente apagou apps ou apenas os descarregou. Descarregar mantém os documentos e dados do app, que muitas vezes são a parte maior. Se um app mostra 300 MB para o app e 8 GB para documentos/dados, descarregar quase não ajuda. Você precisa usar Apagar App se quiser que esse armazenamento suma. Obviamente, não faça isso com nada que tenha dados apenas locais, a menos que você saiba que existe backup.
Eu teria um pouco de cautela com o truque de mudar a data. Algumas pessoas juram por isso, mas se o seu telefone usa Fotos do iCloud, Mensagens no iCloud, apps de 2FA, apps bancários ou qualquer coisa sensível ao tempo, eu não faria disso a minha primeira tentativa. É o tipo de truque que eu só tentaria depois de um backup, não enquanto o telefone já está agindo de forma instável.
Um app de limpeza pode ajudar a encontrar mídia local grande, mas não vai corrigir magicamente os Dados do Sistema se o banco de dados de armazenamento estiver travado. O mesmo vale para apagar fotos. Se o telefone diz que Dados do Sistema ou o iOS estão ocupando uma quantidade enorme, a correção real geralmente é chata: backup criptografado no Finder/iTunes, apagar, restaurar. Antes disso, eu tentaria criar um bloco óbvio de espaço apagando totalmente um app grande com dados locais, depois reiniciaria e deixaria o telefone conectado na tomada e no Wi-Fi por algumas horas.
A outra coisa negligenciada são as atualizações. Se houver uma atualização do iOS baixada ali, ou se o telefone estiver tentando e falhando em preparar uma, ela pode ocupar vários GB. Verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e procure uma entrada de atualização do iOS. Se você vir uma e não estiver pronto para instalá-la, apague essa atualização. Se estiver pronto, atualizar por um computador pode ser mais fácil porque o telefone não precisa de tanto espaço livre para preparar tudo internamente.