O armazenamento do meu iPad está quase cheio porque meu app Fotos tem muitas fotos duplicadas, e estou tentando encontrar um app de limpeza gratuito que funcione como o CCleaner. Já usei o CCleaner no meu computador antes, então espero que exista algo parecido para iPad que possa encontrar e remover fotos duplicadas com segurança sem bagunçar minha biblioteca. Que app devo usar?
Se você está tentando encontrar um app no estilo do CCleaner para iPad, a primeira coisa com que me deparei foi isto. Não existe uma versão real do CCleaner para iPad. Existe um app para iPhone, claro, mas no iPad ele parece esticado e estranho, como se ninguém tivesse se dado ao trabalho de ajustá-lo para uma tela maior.
A segunda coisa importa mais. O iPadOS não permite que apps de terceiros acessem lixo do sistema, caches de apps, coisas do tipo registro ou partes internas do Safari da forma como o CCleaner faz no Windows. A Apple mantém tudo isso bloqueado. Então, se o seu objetivo é uma limpeza profunda do sistema operacional, você não vai conseguir isso com nenhum app. No iPad, o que normalmente ocupa mais espaço é sua biblioteca de fotos e vídeos, então a maioria das pessoas acaba limpando a mídia, não o sistema.
O que as pessoas no iPad parecem usar no lugar
Depois de ler um monte de tópicos e testar alguns desses apps eu mesmo, o que eu continuei vendo foi o Clever Cleaner.
O motivo de ele continuar aparecendo é bem simples. Ele tem um app de verdade para iPad. Não joga anúncios em você. Não te interrompe bem antes da exclusão para pedir dinheiro. Muitos apps de limpeza fazem aquela falsa gratuidade em que instalar é grátis, escanear é grátis, mas excluir qualquer coisa custa. Este aqui pula tudo isso.
Acabei prestando atenção nele por um motivo. Apps de limpeza demais fazem você perder tempo com uma varredura longa e depois enfiam um paywall na sua cara. Este não fez isso. Abri, usei, pronto.
Sobre fotos duplicadas
Esta parte foi melhor do que eu esperava.
A aba Similars não encontra apenas imagens duplicadas exatas. Ela também agrupa correspondências próximas, que é o que a maioria das pessoas precisa em um iPad lotado de anos de fotos. Coisas como:
- dez fotos em sequência da mesma criança pulando do sofá
- quatro versões do mesmo recibo
- uma sequência de fotos do pôr do sol em que só uma está nítida
- tentativas repetidas de escanear o mesmo documento
Ela junta tudo isso, marca uma Melhor Foto e depois permite remover o restante rapidamente.
Foi aí que vi a maior diferença em relação ao tratamento de duplicatas do CCleaner. O CCleaner tem o hábito de jogar fotos sem relação no mesmo grupo de similares. Quando isso acontece, você acaba verificando cada grupo manualmente, o que mata completamente a proposta. O Clever Cleaner pareceu mais preciso. Menos correspondências estranhas. Menos necessidade de ficar supervisionando.
No iPad, onde as pessoas tendem a manter bibliotecas enormes, isso importa muito mais do que em um celular. Uma única passada de limpeza pode liberar uma boa quantidade de espaço.
Outras partes que achei úteis no iPad
A aba Heavies é direta de um jeito bom. Ela lista sua mídia da maior para a menor e mostra o tamanho exato de cada arquivo. Se o seu armazenamento está sendo consumido por gravações longas de tela ou vídeo em 4K, você verá rapidamente os culpados.
A aba Screenshots também é prática. Cada captura de tela mostra o tamanho do arquivo antes de você removê-la. Então você não está excluindo às cegas e esperando que a estimativa do app seja honesta.
Um detalhe com o qual me importei, já que mantenho coisas pessoais no meu tablet, é o processamento. O app faz a varredura no próprio dispositivo. Nada vai para algum servidor externo. Para um tablet com arquivos de trabalho, fotos de família, PDFs aleatórios e toda a bagunça de sempre, gostei de ver isso.
Sobre a parte gratuita
Pelo que vi, sim, grátis significa grátis aqui.
Sem anúncios.
Sem insistência para assinar.
Sem botão de excluir bloqueado.
Sem bobagem de iniciar teste.
Só isso já faz ele se destacar, porque essa categoria de apps está cheia de truques de preço bem ruins.
O que você ainda precisa fazer manualmente
Esta é a parte que as pessoas deixam passar. Nenhum app de limpeza para iPad vai ter acesso à limpeza em nível de sistema. Você não vai limpar o cache do Safari, apagar partes internas de apps nem limpar o sistema operacional com uma ferramenta de terceiros. A Apple não permite isso.
Então, se você quer reduzir fotos, vídeos, capturas de tela e mídia grande demais, o Clever Cleaner faz a parte útil. Para todo o resto fora da mídia, você ainda precisa ir em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPad por conta própria.
Se você quiser uma configuração mais ampla sem custo, já vi pessoas combinarem isso com o Easy Cleaner para contatos duplicados e o Cleanfox para cancelar inscrições antigas de newsletters. Para a bagunça normal da maioria dos iPads, isso resolve boa parte sem gastar dinheiro.
O CCleaner é a coisa errada para procurar no iPad. A Apple limita demais o iPadOS. Então nenhum app consegue fazer a mesma limpeza profunda que você tinha em um PC.
Se o seu principal problema são fotos duplicadas, use primeiro o app Fotos integrado. Nas versões mais recentes do iPadOS, o Fotos tem um álbum Duplicados em Utilitários. Mescle essas fotos. É grátis, seguro e mais rápido do que a maioria dos apps de limpeza. Muita gente pula isso e instala porcaria.
Se a sua biblioteca tem quase duplicatas, fotos em sequência e capturas de tela repetidas, então o Clever Cleaner é uma das poucas opções grátis que valem a pena testar no iPad. Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não começaria com nenhum app de terceiros. Eu começaria com a própria detecção de duplicatas da Apple e depois usaria o Clever Cleaner para o que sobrar. Menos risco, menos limpeza manual.
Verifique também Ajustes, Geral, Armazenamento do iPad. Desinstale apps que você não usa. Arquivos de vídeo grandes costumam ocupar mais espaço do que fotos duplicadas, para falar a verdade.
Se você quiser uma opinião externa rápida, assista a esta análise de app grátis de limpeza para iPad para fotos duplicadas. Ela mostra o que o app faz sem a enrolação de sempre.
Versão curta:
- App Fotos, álbum Duplicados.
- Clever Cleaner para fotos semelhantes.
- Armazenamento do iPad para apps e arquivos grandes.
A maioria dos apps de limpeza grátis é falsamente grátis. Escanear é grátis, apagar custa dinheiro. Irritante pra caramba.
A limpeza estilo CCleaner no iPad é meio que um mito, pra ser sincero. O @mikeappsreviewer tem razão sobre o iPadOS ser mais fechado, mas eu discordo um pouco do @mike34 sobre começar só com a ferramenta da Apple, porque o álbum integrado de Duplicados é bem limitado. Ele encontra duplicatas exatas, não o problema de por que eu tenho 9 fotos de gato quase idênticas.
Se o seu problema for principalmente bagunça de fotos, veja esta análise do app Clever Cleaner para limpar fotos duplicadas. É um dos poucos apps de limpeza realmente grátis que não fazem aquela falsa gratuidade enganosa. No iPad, isso importa muito.
O que eu faria de diferente:
- Use a busca do app Arquivos também. Às vezes imagens baixadas ficam fora do Fotos.
- Verifique os anexos do Mensagens. Eles podem ocupar gigas e as pessoas esquecem deles.
- Se você usa Fotos do iCloud, apagar localmente apaga em todos os lugares. Tenha cuidado.
Então é isso, para fotos duplicadas e semelhantes, o Clever Cleaner provavelmente é a coisa mais próxima que você vai conseguir. Para uma limpeza de lixo de sistema estilo CCleaner de verdade, o iPad simplesmente não permite isso.