Formatei meu cartão SD acidentalmente duas vezes, arruinei minhas chances?

Eu formatei acidentalmente meu cartão SD duas vezes antes de perceber que ele tinha fotos e vídeos importantes. Parei de usá-lo imediatamente, mas agora estou preocupado que tenha dificultado muito a recuperação. Preciso de ajuda para descobrir se meus arquivos ainda podem ser recuperados e quais passos devo seguir agora.

No verão passado, aconteceu quase a mesma coisa comigo com um cartão SD de drone, e sim, foi horrível. Eu estava com pressa para decolar antes do pôr do sol, vi um erro estranho de armazenamento no aplicativo, toquei em Format SD Card sem pensar e depois lembrei que ainda tinha todas as filmagens da manhã nele. Sensação péssima. Ainda assim, um cartão formatado nem sempre significa que seus arquivos desapareceram para sempre.

A maioria das pessoas acha que formatar apaga tudo completamente. Normalmente não. Se você fez uma formatação completa em um computador, ou usou uma das poucas câmeras com uma rotina de apagamento de nível mais baixo, aí a história muda. Na maioria dos celulares, drones, câmeras e tablets, o dispositivo faz uma formatação rápida.

A versão curta é esta. Uma formatação rápida limpa os registros do sistema de arquivos. Ela não apaga imediatamente os dados de fotos e vídeos que estão no cartão. Seu dispositivo para de enxergar esses arquivos e trata o espaço como se estivesse vazio, o que significa que novas gravações podem sobrescrever os dados antigos. Então o problema não é a formatação em si. O problema é o que é salvo depois dela.

Se você quer ter a melhor chance de recuperação, faça isto imediatamente.

1. Pare de usar o cartão agora

Retire-o. Não tire mais fotos. Não grave clipes de teste. Se o seu cartão SD tiver uma trava de bloqueio, ative-a. Eu fiz isso na segunda vez em que estraguei um cartão, e isso me impediu de piorar a situação.

1. Ignore os velhos truques do prompt de comando

Muitas postagens antigas dizem para as pessoas executarem CHKDSK ou usarem attrib. Eu não mexeria em nenhum dos dois em um cartão formatado. Essas ferramentas são para problemas no sistema de arquivos e atributos de arquivo oculto. Elas não desfazem uma formatação, e podem gravar alterações no cartão.

1. Use um leitor de cartão, não a câmera

Esta parte importa mais do que as pessoas pensam. Coloque o cartão SD em um bom leitor de cartão USB e conecte-o diretamente ao seu computador. Fazer a varredura pela câmera via USB é incerto, e eu já vi isso falhar ao expor corretamente o cartão bruto.

1. Use um software de recuperação feito para isso

Você não vai resolver isso manualmente. Você precisa de um software que escaneie os setores brutos e reconstrua o que encontrar. Fotos são uma coisa. Vídeo é mais difícil, especialmente se os arquivos estiverem divididos pelo cartão.

1. Salve os arquivos recuperados em outro lugar

Muita gente esquece isso. Recupere para a unidade do seu computador ou para um SSD externo. Não salve nada de volta no cartão SD formatado. Se fizer isso, você começa a sobrescrever justamente o que ainda está tentando recuperar.

Quanto ao software, eu iria direto para Disk Drill. Eu testei primeiro algumas opções baratas e gratuitas quando perdi filmagens de drone. Elas encontraram algumas fotos, claro, mas os arquivos de vídeo voltaram corrompidos ou impossíveis de reproduzir. Isso parece comum com drones, câmeras de ação e câmeras mais novas porque os blocos de vídeo acabam espalhados pelo cartão.

O que funcionou melhor para mim foi o modo de recuperação focado em câmeras do Disk Drill. Ele fez um trabalho melhor ao remontar o vídeo em vez de apenas despejar fragmentos corrompidos. O recurso de visualização prévia também ajudou, porque eu podia verificar se os clipes abriam antes de salvar. No Windows, também há um limite de recuperação gratuita de 100 MB, o que é suficiente para testar se seus arquivos voltam intactos antes de seguir adiante.

Então, em versão simples. Tire o cartão. Trave-o. Use um leitor de cartão. Faça uma varredura profunda com Disk Drill. Recupere tudo para outra unidade. Depois espere. Varreduras profundas são lentas, e a minha levou mais tempo do que eu esperava, mas eu recuperei muito mais do que imaginei.

Se nada foi gravado no cartão desde a formatação, suas chances ainda são boas.

Formatar duas vezes não prejudica tanto quanto as pessoas pensam. O que prejudica são novos dados gravados depois da formatação. Se você parou imediatamente, suas chances ainda são razoáveis.

Tenho uma pequena discordância com @mikeappsreviewer. A segunda formatação geralmente não piora muito a recuperação por si só. Na maioria dos cartões SD, cada formatação rápida reescreve as informações do sistema de arquivos, não os blocos de dados de fotos e vídeos. Então uma formatação rápida versus duas formatações rápidas costuma ser uma diferença pequena. A formatação completa é a ruim.

O que eu faria em seguida:

1. Primeiro, faça uma imagem do cartão SD.
    Use uma ferramenta que clone o cartão inteiro para um arquivo de imagem. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão. Se uma varredura travar ou você clicar na coisa errada, seu original permanece intacto. Isso é prática padrão em recuperação de dados.

2. Verifique a integridade do cartão.
    Se o cartão já estava falhando antes da formatação, a recuperação fica mais complicada. Use uma ferramenta de leitura semelhante a SMART se o seu leitor suportar, ou pelo menos observe erros de leitura e setores lentos durante a criação da imagem. Leituras lentas costumam significar que o cartão está morrendo.

3. Espere resultados mistos com vídeos.
    Fotos costumam voltar intactas. Vídeo é mais difícil porque arquivos grandes ficam fragmentados. Se seus clipes vieram de uma câmera, drone ou telefone, use um software feito para recuperação de mídia. O Disk Drill é uma das melhores opções para escanear cartões SD formatados e recuperar fotos e vídeos para outra unidade.

4. Classifique por assinatura de arquivo, não por nomes de pastas.
    Depois de uma formatação, a estrutura de pastas geralmente já era. Foque primeiro nos tipos de arquivo e nos arquivos com pré-visualização. JPG, MP4, MOV, CR3, ARW, DNG, coisas assim.

5. Se os arquivos forem muito importantes, pare de tentar por conta própria se a criação da imagem falhar.
    Se o cartão tiver dano no controlador ou muitos erros de leitura, laboratórios têm ferramentas melhores. Caro, sim. Mas vale a pena para gravações únicas na vida.

Se você quiser um guia simples sobre recuperação de fotos e vídeos de cartão SD com Disk Drill, isto explica bem o processo:
veja como recuperar arquivos excluídos de um cartão SD com Disk Drill

Então não, você não arruinou suas chances ao formatar duas vezes. Você as prejudica se algo for salvo depois. Há uma diferença.

Dois formatos rápidos geralmente não destroem, por si só, as chances de recuperação. É nessa parte que eu retrucaria um pouco quando as pessoas entram em pânico com a “segunda formatação” como se fosse algum golpe de morte mágico. Normalmente não é. O que importa mais é se o cartão recebeu novas gravações depois disso.

Onde eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer e @reveurdenuit é o seguinte: as pessoas vão direto para a varredura, mas antes de qualquer coisa eu verificaria qual dispositivo fez a formatação. Uma formatação rápida de câmera geralmente é recuperável. Uma formatação completa do Windows, ou alguns drones/câmeras com uma rotina de apagamento mais agressiva, pode ser bem pior. Então a primeira pergunta não é só “formatado duas vezes?”, mas “formatado duas vezes como?”

Além disso, não julgue o cartão pelo que um aplicativo encontra na primeira passada. Ferramentas diferentes fazem carving de mídia de formas diferentes. Se forem fotos/vídeos, use algo que realmente lide bem com cartões SD formatados, como o Disk Drill. É uma das opções mais conhecidas para recuperação de fotos em cartão SD e recuperação de vídeo, esp quando o sistema de arquivos sumiu e você precisa de varredura baseada em assinaturas. Só recupere para outra unidade, obviamente.

Mais uma coisa que ninguém menciona o suficiente: se o cartão for importante, teste os vídeos recuperados imediatamente. Fotos são fáceis de visualizar. Vídeos adoram fingir que estão bem até 2 minutos depois e então não, corrompidos.

Se você quiser uma explicação simples mais uma boa seleção de melhores softwares de recuperação de dados para recuperar arquivos excluídos, isso também ajuda.

Versão curta: formatado duas vezes é ruim, mas não catastrófico. Gravar novos dados é o verdadeiro assassino. Se você parou imediatamente, suas chances ainda são provavelmente razoáveis.

Dois formatos rápidos geralmente não são o desastre que as pessoas imaginam. Concordo com @reveurdenuit e @voyageurdubois nessa parte. Mas discordo um pouco da urgência de partir direto para um software de recuperação. Primeiro, verifique se o cartão agora mostra a mesma capacidade que sempre teve. Se de repente ele informar um tamanho estranho, pedir para ser formatado novamente ou desconectar durante as leituras, isso aponta para problema no controlador ou na memória flash, e a qualidade da recuperação importa menos do que estabilizar o cartão.

Outro ponto que as pessoas ignoram: o tipo de sistema de arquivos. Se o cartão era exFAT e continha arquivos de vídeo grandes, a recuperação pode até ser razoável após formatos rápidos porque as grandes áreas de dados ainda podem estar praticamente intactas. Se ele foi muito usado ao longo do tempo, vídeo fragmentado é um inimigo maior do que o segundo formato.

Para fazer por conta própria, Disk Drill é bom para esse tipo de trabalho.

Prós

• bom em recuperação por assinatura de foto e vídeo
  • pré-visualizações fáceis
  • amigável para iniciantes
  • funciona bem quando a estrutura de diretórios desapareceu

Contras

• verificações profundas podem ser lentas
  • nomes e pastas recuperados podem ficar bagunçados
  • a recuperação de vídeo não é garantida
  • os limites de recuperação gratuita dependem da plataforma

Se o Disk Drill não encontrar alguns vídeos, compare os resultados com outra ferramenta antes de desistir. Diferentes scanners reconstroem a mídia de formas diferentes. Além disso, verifique os vídeos recuperados avançando por todo o clipe, não apenas pelos primeiros segundos.

Então não, você provavelmente não arruinou suas chances ao formatar duas vezes. A verdadeira questão é se algo foi gravado depois disso e se o próprio cartão está saudável.