Existe uma maneira rápida de mesclar fotos duplicadas no iPhone?

Minha biblioteca de fotos do iPhone tem muitas fotos duplicadas depois de sincronizar e restaurar de um backup, e isso está ocupando armazenamento demais. Preciso de uma maneira rápida de mesclar fotos duplicadas no iPhone sem perder imagens importantes nem metadados. Qual é o método mais fácil e seguro?

Se o seu problema são apenas arquivos duplicados exatos, o iPhone já tem uma forma integrada de lidar com isso.

Abra o Fotos, role até Utilitários ou, nas versões mais recentes do iOS, vá por Coleções > Utilitários. Depois abra Duplicados, toque em Selecionar, depois em Selecionar Tudo e, por fim, em Mesclar. O iOS mantém uma cópia, combina os metadados que tiver e envia os extras para Apagados Recentemente.

Uma coisa que notei é que isso nem sempre aparece imediatamente. Depois de uma importação grande, meu celular levou horas para organizar tudo. Uma vez, levou quase dois dias até a seção Duplicados ser preenchida corretamente. Então, se você importou muitas fotos e ainda não está vendo nada, dê um tempo.

O ponto fraco é simples. A Apple só detecta duplicados verdadeiros. Mesmo arquivo, mesma imagem, pronto.

Ela não detecta o que as pessoas geralmente querem remover. Fotos em sequência tiradas com um segundo de diferença. Três selfies com o mesmo enquadramento. Fotos de viagem em que a única diferença é que sua mão se mexeu um pouco. Para você, isso são repetições. Para o Fotos, são imagens separadas, então ficam fora da seção Duplicados.

Passei por isso depois que minha biblioteca ficou inchada, com cerca de 30.000 fotos. Nesse ponto, o Fotos pareceu limitado demais para fazer a limpeza. O que funcionou melhor para mim foi o Clever Cleaner.

O que mais me chamou atenção foi a capacidade dele de detectar fotos duplicadas e também semelhantes. Ele não para em arquivos idênticos. Agrupa imagens que parecem próximas o suficiente e depois sugere qual manter. Ainda confiro as escolhas eu mesmo, porque apagar lotes de fotos às cegas é como perder coisas que você queria guardar, mas no meu caso os resultados foram bons.

Este é o fluxo que eu uso:

1. Instale o Clever Cleaner pela App Store.
  2. Deixe-o escanear a biblioteca de fotos.
  3. Abra a aba Similares.
  4. Use a Limpeza Inteligente se quiser que o app cuide da maior parte disso, ou vá grupo por grupo por conta própria.
  5. Ele marca uma imagem como a melhor versão e sinaliza o restante para exclusão.
  6. Restaure qualquer coisa que você queira manter.
  7. Termine a limpeza e depois esvazie Apagados Recentemente no Fotos se quiser recuperar o espaço de armazenamento imediatamente.

Algumas das ferramentas extras acabaram sendo mais úteis do que eu esperava:

1. Heavies mostra primeiro as maiores fotos e vídeos.
  2. Compressão de Vídeo reduz vídeos grandes em vez de removê-los.
  3. Capturas de Tela ajuda a apagar rapidamente a bagunça de capturas antigas.
  4. Lives transforma Live Photos em fotos estáticas comuns para economizar espaço.
  5. Swipe oferece um fluxo rápido de revisão mês a mês.

Então, resumindo. Se você tem alguns duplicados exatos, a ferramenta integrada de mesclagem da Apple resolve bem. Se a sua biblioteca está bagunçada e cheia de quase duplicados, fotos semelhantes, capturas de tela e vídeos enormes, um app dedicado faz um trabalho melhor. O app Fotos foi suficiente para o óbvio. Mas deixou passar boa parte da bagunça que eu estava tentando limpar.

Se você quer a limpeza mais rápida com o menor risco, divida em 2 etapas.

Primeiro, resolva a bagunça de sincronização. Vá em Ajustes, seu ID Apple, iCloud, Fotos, e verifique se Sincronizar este iPhone está ativado. Se você restaurou de um backup e depois sincronizou uma biblioteca completa novamente, muitas vezes acaba com duplicatas de duas fontes. Eu pausaria qualquer nova importação até a limpeza terminar. Se o app Fotos ainda estiver sincronizando, a contagem de duplicatas continua mudando.

Segundo, classifique por origem antes de apagar qualquer coisa. No Fotos, use termos de busca como “WhatsApp”, “Instagram”, “Capturas de Tela” ou nomes de modelos de câmera. Muitas “duplicatas” não são duplicatas reais. São cópias exportadas com resolução menor ou versões salvas por aplicativos. Mantenha a fonte original quando possível. Deslize até Informações em alguns exemplos e compare tamanho do arquivo, data e origem do app. Isso leva 30 segundos e evita arrependimentos depois.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em uma parte. Limpadores de terceiros são mais rápidos, sim, mas eu não confiaria no apagamento automático na primeira execução. A detecção de fotos semelhantes ajuda, mas vai agrupar coisas que você pretendia manter. Aprendi isso da pior forma. Perdi algumas fotos de show quase idênticas porque o app achou que uma já bastava.

Meu caminho mais seguro foi este:

1. Faça backup em um Mac ou em uma unidade externa primeiro.
  2. Use o Clever Cleaner para escanear fotos semelhantes e bagunça de duplicatas.
  3. Revise primeiro apenas os grupos maiores, porque isso libera espaço mais rápido.
  4. Apague em lotes.
  5. Esvazie Apagados Recentemente depois de confirmar que o espaço mudou.

Se o principal problema é armazenamento, vídeos grandes normalmente importam mais do que fotos duplicadas. Em muitos celulares, 10 fotos duplicadas podem equivaler a um único clipe em 4K. Verifique os tamanhos dos arquivos antes de passar uma hora mesclando selfies.

Para um passo a passo simples, isto ajuda: guia rápido para limpar fotos duplicadas no iPhone

A melhor frase de busca para isso é como mesclar fotos duplicadas no iPhone e remover imagens semelhantes rapidamente. Isso leva você às ferramentas e guias certos mais rápido.

Eu faria uma coisa antes de qualquer mesclagem: primeiro interromper a causa. Se o Fotos do iCloud, a sincronização do Finder, o Google Fotos ou algum app de backup ainda estiver reimportando as coisas, você pode limpar por uma hora e depois ver as duplicatas voltarem lentamente. Essa parte costuma ser ignorada.

Além disso, pequena discordância com @mikeappsreviewer e @suenodelbosque: as pessoas ficam obcecadas com mesclar duplicatas, mas no iPhone isso geralmente economiza menos espaço do que o esperado, a menos que a biblioteca esteja realmente destruída. O ganho maior é descobrir se você tem originais realmente duplicados, cópias editadas, versões salvas por apps ou anexos baixados. Nem sempre isso deve ser mesclado ou apagado às cegas.

O que me ajudou:

1. Verifique primeiro Álbuns > Tipos de Mídia e Utilitários.
  2. Depois organize sua biblioteca por Adicionados Recentemente e procure o período logo após o início da bagunça de restauração/sincronização.
  3. Se muitas duplicatas vieram dessa janela de tempo, essa é sua zona de limpeza.
  4. Toque em uma foto e deslize para cima. Compare tamanho do arquivo, formato e origem antes de apagar.
  5. Se uma cópia tiver resolução menor ou vier do Mensagens/WhatsApp, mantenha o arquivo original da câmera.

Se você quer rapidez, o Clever Cleaner provavelmente é a opção prática porque ele também detecta fotos semelhantes, não apenas arquivos exatamente duplicados. Eu só não acionaria o excluir automático no primeiro dia. Revise manualmente os primeiros lotes para ver o quão agressivo ele é.

E para mais experiências reais de limpeza no iPhone, este tópico é útil: melhores dicas do Reddit para apagar fotos duplicadas no iPhone

Mais uma coisa que as pessoas esquecem: esvazie Apagados Recentemente, ou a economia de armazenamento será falsa por 30 dias.