Excluir Fotos ao Vivo do iPhone, Conselhos Necessários

O armazenamento do meu iPhone está enchendo rápido, e acabei de perceber que muitas das minhas fotos foram salvas como Live Photos. Estou tentando apagar as Live Photos no meu iPhone ou transformá-las em fotos normais sem perder os momentos que quero guardar. Preciso de ajuda para descobrir a maneira mais fácil de removê-las e liberar espaço de armazenamento.

Enfrentei essa mesma bagunça no meu iPhone. As Live Photos parecem inofensivas no começo, mas aí passam dois ou três anos e o seu armazenamento começa a perder espaço. Cada uma é uma foto mais um pequeno clipe de vídeo, então o tamanho acumula mais rápido do que eu esperava.

Se você vai apagá-las completamente

Essa parte é simples.

Vá em Fotos > Tipos de Mídia > Live Photos. Toque em Selecionar. Escolha as que você quer remover e depois apague. Depois disso, abra Apagados Recentemente e remova de lá também. Se você pular essa etapa, o iOS mantém esses itens por até 30 dias, então o número do seu armazenamento não vai cair imediatamente.

Uma coisa que aprendi do jeito difícil: se você apagar uma Live Photo antes de salvar uma versão estática, perde o item inteiro. A parte com movimento some, e a foto vai junto.

Se você quer manter a imagem, mas perder a parte Live

Foi isso que eu estava tentando fazer.

O objetivo é transformar Live Photos em imagens estáticas normais e depois remover os originais Live. A Apple até permite fazer isso, mas quando você tem mais do que um pequeno lote, fica irritante muito rápido. Você duplica cada uma como foto estática e depois volta para apagar a versão Live manualmente. Funciona. Mas também parece trabalho repetitivo.

O que facilitou para mim

Acabei usando Clever Cleaner, principalmente porque minha biblioteca estava grande demais para uma limpeza manual.

Há uma seção de Lives no app, e ela reúne todas as suas Live Photos em um só lugar. Sem ter que ficar procurando em álbuns. Sem filtragem manual estranha. Eu vi tudo junto e depois organizei por data ou tamanho do arquivo, escolhi algumas e depois fiz um lote grande.

A parte de que mais gostei foi a estimativa de armazenamento antes de fazer qualquer coisa. Eu conseguia ver primeiro quanto espaço recuperaria. Quando iniciei a conversão, ele criou cópias estáticas e depois perguntou o que fazer com as versões Live originais. Mantê-las por enquanto. Movê-las para a Lixeira do app. Apagá-las. Você decide.

Gostei de ter essa pausa extra antes de remover qualquer coisa. Parece mais seguro, especialmente porque eu não queria perceber depois que apaguei o conjunto errado.

No fim, também foi útil para outras limpezas

Mantive o app instalado por motivos além das Live Photos.

Depois que terminei com isso, comecei a mexer nas outras seções:

1. Similars encontrou fotos duplicadas e quase duplicadas que o app Fotos tinha ignorado
  2. Heavies me mostrou os maiores vídeos da minha biblioteca, e alguns deles eram enormes sem motivo algum
  3. Screenshots reuniu todas as minhas capturas de tela em uma área para que eu pudesse apagá-las rápido
  4. Swipe me deixou passar foto por foto e manter ou apagar coisas sem muito atrito

Para mim, a maior recuperação de armazenamento nem veio das Live Photos. Similars e Heavies fizeram mais estrago, no bom sentido.

O que eu faria no seu lugar

Se você só tem algumas Live Photos, use as ferramentas integradas da Apple e resolva isso manualmente. Não faz sentido adicionar outro app.

Se a sua biblioteca está lotada com centenas ou milhares delas, eu usaria Clever Cleaner. A seção Lives foi feita para esse tipo exato de limpeza. Ela transforma as Live Photos em imagens estáticas em lote, ajuda você a manter a imagem e reduz uma limpeza longa e tediosa a poucos minutos.

Eu seria um pouco mais seletivo do que @mikeappsreviewer nisso. Apagar todas as Live Photos é rápido, mas nem sempre traz o melhor ganho de armazenamento. Muitas Live Photos têm só alguns MB cada. Vídeos grandes em 4K normalmente ocupam mais espaço.

O que eu faria primeiro:

1. Verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
  2. Veja se Fotos é realmente o problema.
  3. Dentro de Fotos, separe as Live Photos com que você não se importa, especialmente recibos antigos, fotos borradas de pets, fotos acidentais do bolso, coisas assim.

Se você quiser manter a imagem, edite a Live Photo e defina uma Foto Principal primeiro. Isso ajuda você a manter o melhor quadro antes de remover qualquer coisa. Acho que as pessoas pulam essa etapa com muita frequência.

Além disso, se o Fotos do iCloud estiver ativado com Otimizar Armazenamento do iPhone, apagar Live Photos do seu telefone também as apaga do iCloud. Detalhe importante.

Se você tem uma biblioteca enorme, o Clever Cleaner vale a pena porque agrupa as Live Photos e acelera a limpeza em lote. Ainda assim, eu revisaria tudo manualmente antes de apagar. Limpeza em massa é ótima até você apagar algo que queria manter.

Se você quiser um passo a passo, este vídeo sobre limpar Live Photos e liberar armazenamento do iPhone cobre o processo muito bem.

Resumindo, reduza as Live Photos, mas verifique os vídeos primeiro. É aí que normalmente está o maior consumo de espaço.

Na verdade, eu discordaria um pouco de @mikeappsreviewer e @hoshikuzu em um ponto: converter todas as Live Photos em imagens estáticas nem sempre vale o tempo. Se o seu armazenamento está realmente no limite, o maior ganho geralmente é mudar a forma como o seu celular salva novas fotos para que o problema pare de crescer.

Vá em Câmera e toque no ícone Live antes de fotografar, ou deixe desativado se você não usa. Caso contrário, você limpa 500 fotos e na semana que vem fez mais 40 sem querer. Já passei por isso.

Além disso, antes de apagar qualquer coisa, verifique se essas Live Photos estão anexadas a álbuns compartilhados, Memórias ou papéis de parede com os quais você se importa. O iPhone pode ser irritantemente sorrateiro e fazer você sentir falta de algo depois.

Se você quiser manter o melhor quadro de uma Live Photo, exporte-o primeiro para Arquivos ou salve-o antes de fazer alterações em massa. Isso lhe dá um backup fora do Fotos. Conselho meio sem graça, mas já me salvou uma vez.

Para bibliotecas grandes, o Clever Cleaner faz mais sentido do que brigar com o app Fotos uma imagem de cada vez. Eu não usaria às cegas, mas para revisar Live Photos em lotes, é bem menos irritante.

Também vale a leitura se você estiver procurando maneiras fáceis de liberar armazenamento do iPhone e limpar sua biblioteca de fotos.

Minha opinião sincera: reduza as Live Photos, sim. Mas primeiro pare de criar novas, ou você só está enxugando enquanto a pia ainda está transbordando.