Eu realmente preciso desses arquivos. Como faço para consertar com segurança um disco rígido corrompido?

Meu disco rígido de repente começou a mostrar erros de corrupção, e não consigo acessar arquivos importantes de que preciso para o trabalho e registros pessoais. Estou preocupado em piorar as coisas ao executar a ferramenta de reparo errada. Qual é a maneira mais segura de diagnosticar um disco rígido corrompido e recuperar os dados?

Uma unidade corrompida nem sempre significa que os dados se foram. Se o Windows ainda reconhece a unidade no Gerenciamento de Disco e a capacidade parece correta, há uma boa chance de você estar lidando com danos no sistema de arquivos em vez de uma unidade totalmente morta. Isso geralmente é uma situação muito melhor para recuperação.

O principal é evitar tentar “consertá-la” cedo demais. Não formate quando o Windows pedir. Não copie nada novo para ela. Não execute o CHKDSK como primeiro passo. E se ela continuar desconectando, não fique conectando de novo repetidamente. Tudo isso pode gravar no disco ou causar mais estresse, o que pode piorar a recuperação.

As unidades podem acabar assim por vários motivos comuns: remoção insegura, uma falha, perda de energia, setores defeituosos, malware, desgaste normal ou desligamento do sistema na hora errada. Muitas vezes os arquivos ainda estão lá, mas o sistema de arquivos está danificado o suficiente para que o Windows não consiga interpretá-lo.

Se ela ainda for detectada, eu começaria com as verificações simples:

1. Olhe no Gerenciamento de Disco e confirme se a unidade mostra o tamanho correto.
  2. Para uma unidade externa, tente um cabo USB diferente, outra porta USB ou outro computador.
  3. Recupere os arquivos importantes antes de tentar qualquer reparo.

Na parte da recuperação, o Disk Drill é uma boa opção aqui. A parte útil é que ele pode criar uma imagem completa da unidade primeiro. Se o disco estiver instável, analisar uma imagem é mais seguro do que forçar a unidade original com verificações repetidas.

Um fluxo de trabalho sensato seria:

1. Instale o Disk Drill em outro lugar, não na unidade corrompida.
  2. Se possível, crie uma imagem completa da unidade corrompida.
  3. Carregue essa imagem no Disk Drill.
  4. Execute a Verificação Universal.
  5. Visualize os resultados.
  6. Recupere os arquivos para outra unidade saudável.

A etapa de visualização é importante. Ela permite verificar se suas fotos, documentos, vídeos ou qualquer outra coisa estão realmente legíveis antes de você gastar tempo recuperando tudo. Você ainda pode analisar e visualizar arquivos sem comprar a versão completa, o que pelo menos dá uma ideia melhor de se a recuperação tem chances de funcionar.

Depois que os arquivos importantes forem copiados para algum lugar seguro, aí sim faz sentido pensar em reparar a unidade.

Eu geralmente seguiria esta ordem:

1. CHKDSK, mas somente depois da recuperação. Ele pode corrigir problemas no sistema de arquivos, mas também altera a unidade, então não é algo que eu executaria primeiro se os arquivos forem importantes.
  2. TestDisk se a partição aparecer como RAW ou se a tabela de partição estiver comprometida. Às vezes ele pode restaurar o acesso sem formatação.
  3. Formatar a unidade se nada mais funcionar. Uma formatação rápida pode eliminar a corrupção lógica ao criar um sistema de arquivos novo. Se a unidade voltar a corromper depois disso, eu não confiaria mais nela.

Também observe como a unidade se comporta. Sons de clique, desconexões aleatórias, capacidade incorreta aparecendo ou desaparecimento no Gerenciamento de Disco são maus sinais. Isso aponta mais para falha de hardware do que para uma simples corrupção, e ferramentas caseiras podem piorar as coisas nesse estágio.

Se você estiver vendo esses sintomas, um laboratório profissional de recuperação é o caminho mais seguro. Eles podem diagnosticar a unidade, lidar com peças danificadas se necessário, cloná-la com equipamento adequado e recuperar a partir do clone em vez de trabalhar diretamente no disco com falha. Muitos laboratórios decentes também trabalham com base em “sem dados, sem cobrança”, então normalmente você só paga se eles conseguirem recuperar seus arquivos.

Então sim, um disco rígido corrompido muitas vezes pode ser reparado. Só não faça do reparo o primeiro objetivo. Recupere os dados primeiro, depois tente CHKDSK, TestDisk ou formatação quando não houver mais nada a perder.

Se a unidade estiver clicando, rangendo, acelerando e desacelerando, ou desaparecendo enquanto você tenta lê-la, pare de tratá-la como um problema de software. Esse é o ponto em que cada verificação extra pode ser desgaste desperdiçado, e uma ferramenta de reparo tem mais chance de fazer você se sentir produtivo do que realmente ajudar.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre não executar o CHKDSK primeiro, mas eu seria ainda mais chato quanto ao primeiro passo: copie primeiro apenas os arquivos de que você absolutamente precisa, se a unidade ainda estiver legível. Não comece tentando salvar tudo pelo Explorer se o disco estiver instável. Pegue a pasta da folha de pagamento, documentos fiscais, projetos atuais, banco de senhas, fotos da família, qualquer coisa que seja mais importante. Salve tudo em outra unidade. Se começar a apresentar erros de leitura ou ficar extremamente lento, pare e mude para a criação de uma imagem ou para um laboratório de recuperação.

Outra coisa que as pessoas esquecem é o gabinete ou adaptador. Se este for um disco externo USB, o disco em si pode estar bom enquanto a ponte USB, o cabo ou a fonte de alimentação estão falhando. Tente um cabo e uma porta diferentes, mas não fique fazendo testes intermináveis de plugar e desplugar. Em um disco externo de desktop de 3,5 polegadas, alimentação fraca também pode causar um comportamento estranho que parece corrupção.

O Disk Drill ou ferramentas semelhantes são boas se a unidade permanecer conectada e informar o tamanho correto, especialmente se você criar uma imagem primeiro. Só não recupere os arquivos de volta para a mesma unidade danificada. Depois que seus dados estiverem seguros, aí sim execute diagnósticos, CHKDSK, TestDisk ou formate a unidade. E se o SMART mostrar setores realocados, setores pendentes ou erros de leitura, eu não confiaria novamente nessa unidade para nada importante, mesmo que você consiga corrigi-la.

Uma unidade que aparece normalmente, mas pede para ser reparada, é um problema diferente de uma unidade que trava o PC inteiro sempre que você toca nela. Eu trataria a segunda como tempo limitado, não como encontrar um comando de reparo melhor. O ponto que acho que passa despercebido é que o próprio Windows pode piorar as coisas se a Reprodução Automática, a indexação, o antivírus ou o software de backup começarem a mexer nela assim que você conectar a unidade. Se os arquivos importam, conecte-a apenas quando você estiver pronto para copiar ou criar uma imagem dela, e não fique navegando por uma hora conferindo cada pasta. Concordo em usar o Disk Drill ou algo semelhante somente depois que você tiver um lugar seguro para colocar os arquivos recuperados, mas, se forem dados críticos de trabalho e o disco estiver falhando, pagar um serviço de recuperação pode sair mais barato do que perder uma semana tentando usar todas as ferramentas da internet.