Meu disco rígido começou a fazer barulhos estranhos e agora mostra setores defeituosos, e estou preocupado que eu possa perder arquivos importantes. Preciso de ajuda para descobrir a forma mais segura de recuperar dados de um disco rígido com falha antes que piore. Qualquer conselho sobre etapas de recuperação de dados, software ou se eu deveria parar de usar a unidade realmente ajudaria.
Erros de CRC e pastas travando, o que eu fiz
Já me deparei com isso mais de uma vez. Você clica em uma pasta, o Explorer trava, ou o Windows mostra um erro de verificação de redundância cíclica e o coração afunda. Eu conheço essa sensação. Quando vi isso pela primeira vez, continuei tentando de novo por pânico. Péssima ideia.
A primeira coisa que faço agora é parar de mexer na unidade.
Se for a unidade do sistema, desligue a máquina. Se for uma unidade externa, desconecte-a. Deixá-la online dá à unidade e ao sistema operacional mais chances de forçar setores fracos. Vi uma unidade passar de abre lentamente para não pode ser lida de jeito nenhum depois de uma tarde inteira de tentativas, visualizações e indexação em segundo plano. Ainda me arrependo dessa.
O que esses setores defeituosos geralmente significam
Há duas categorias aqui.
Setores defeituosos lógicos geralmente são problemas de consistência dos dados. O conteúdo do setor não corresponde mais aos seus dados de correção de erros. Já vi isso acontecer depois de uma queda de energia e depois que alguém segurou o botão de energia durante uma gravação. Às vezes esses casos se recuperam de forma limpa.
Setores defeituosos físicos são problema de hardware. Dano no prato, cabeçote fraco, início de colisão do cabeçote, mídia envelhecida, coisas assim. Software não repara dano físico. No máximo, a unidade é instruída a evitar esses pontos depois.
Essa diferença importa porque muda o seu objetivo. Seu objetivo não é curar o disco primeiro. Seu objetivo é tirar os dados antes que a situação piore.
Minha regra agora: clonar primeiro
Eu não começaria com o CHKDSK. Sei que muita gente recorre a ele rapidamente porque já vem no sistema e é familiar. Eu também fazia isso. Ele pode fazer o sistema de arquivos voltar a montar, claro, mas não se importa em preservar cada entrada de arquivo do jeito que você se importa. Se os metadados estiverem danificados, ele pode descartar coisas para tornar a estrutura consistente.
Então trato a unidade de origem como evidência. Leio dela o mínimo possível. Faço uma tentativa de cópia completa para um disco saudável e depois trabalho a partir da cópia.
Um clone ou imagem byte a byte é o caminho mais seguro. Se a unidade original desistir no meio dos seus testes posteriores, pelo menos você não estará começando do zero.
O que funcionou melhor para mim
Para recuperação por conta própria, tive mais sorte com ferramentas feitas para criar imagens de unidades danificadas do que com ferramentas de reparo. Uma opção é o Disk Drill. Muita gente o conhece por arquivos apagados, mas a parte que eu analisaria aqui é o recurso Drive Backup.
O que mais me chamou atenção na versão 6 foi a forma como ela lida com áreas instáveis. Quando encontra um bloco defeituoso, ela não fica presa ali para sempre travando o trabalho inteiro. Ela pula as áreas problemáticas, captura primeiro as áreas legíveis, depois volta e tenta novamente essas zonas problemáticas com blocos menores. Em uma unidade doente, isso faz diferença. Menos esforço, mais dados recuperados antes que a coisa apague de vez.
O caminho curto do faça você mesmo
1. Prepare outra unidade
Use uma unidade de destino saudável com pelo menos a mesma capacidade da unidade com falha. Mais é ótimo. Menos é um beco sem saída.
2. Crie uma imagem ou clone
Inicie o backup e espere. Nada de multitarefa na origem, se puder evitar. Criar imagem de um disco danificado é lento. Já vi levar horas. Também já vi se arrastar até o dia seguinte.
3. Analise a imagem, não o original
Quando conseguir um arquivo de imagem como .dmg ou .img, monte-o ou anexe-o no seu software de recuperação e analise esse arquivo. Isso evita desgaste no disco original.
4. Recupere para outro lugar
Salve os arquivos recuperados em uma terceira unidade ou local. Não de volta para a unidade com falha. Não no destino do clone, se puder evitar. Mantenha a saída recuperada separada para não sobrescrever nada útil.
Quando eu pararia e enviaria para um laboratório
Se a unidade estiver clicando, rangendo, apitando ou não estiver girando corretamente, eu encerraria a tentativa de recuperação em casa. O mesmo vale se a BIOS parar de reconhecê-la de forma consistente. Esses não são bons sinais.
Nesse ponto, software não é a ferramenta. Um laboratório é.
Lugares como Gillware ou Techchef lidam com falhas mecânicas em condições de sala limpa. Eles trocam cabeçotes, movem pratos, lidam com problemas de controladora, toda aquela parte feia em que a maioria de nós não deveria mexer. Pelo que vi, a conta costuma ficar entre $500 e $3,000. Doloroso, sim. Ainda assim é mais barato do que perder registros da empresa, fotos de família ou dados de projetos que você não consegue recriar.
Depois que os arquivos estiverem seguros
Só depois de verificar meus arquivos eu tentaria qualquer etapa de reparo na unidade original.
Se você ainda quiser experimentar com ela, o Windows oferece algumas opções:
chkdsk /rno PowerShell ou no Prompt de Comando, que verifica setores defeituosos e os marca- Uma formatação completa, não rápida, que força o Windows a ler todo o disco e marcar áreas danificadas como inutilizáveis
Eu não confiaria nessa unidade novamente para nada importante. Quando setores defeituosos começam a aparecer, trato a unidade como se ela já tivesse avisado que vai falhar.
O que eu mudei depois de me queimar
Parei de fingir que uma cópia era suficiente.
Use uma configuração de backup 3-2-1:
- 3 cópias dos seus dados
- 2 tipos diferentes de armazenamento
- 1 cópia fora do local
Isso parece chato até uma unidade começar a travar pastas e mostrar erros de CRC. Aí parece barato.
Pare de usar a unidade. Ruídos estranhos mudam o cenário. Setores defeituosos por si só são uma coisa. Ruído aponta para falha de hardware, e cada giro extra reduz suas chances.
Concordo com @mikeappsreviewer em evitar o CHKDSK no início. Mas discordo um pouco em um ponto. Se os arquivos forem insubstituíveis e a unidade estiver clicando ou rangendo, eu deixaria de lado o faça você mesmo mais cedo. Laboratórios custam caro, mas tentativas repetidas em casa muitas vezes pioram a conta final da recuperação.
O que eu faria:
-
Verifique o SMART uma vez, rapidamente.
Use o CrystalDiskInfo ou o smartctl. Se você vir setores realocados, setores pendentes ou contagens de erro de leitura aumentando, pare de testar. Dê uma olhada rápida e siga em frente. -
Mantenha a unidade fria e estável.
Use uma porta SATA de desktop se possível, não um hub USB instável. Coloque a unidade em uma superfície plana com ventilação. O calor acaba com unidades fracas mais rápido. -
Copie primeiro os arquivos mais importantes.
Antes de uma imagem completa, eu faria uma triagem apenas se a unidade ainda estiver legível e não estiver clicando sem parar. Pegue documentos, fotos, bancos de dados, coisas que você não pode substituir. Arquivos grandes de vídeo ficam para depois. -
Depois faça a imagem.
O Disk Drill é uma boa opção para isso porque pode contornar setores ilegíveis e permitir que você examine a imagem em vez do disco que está morrendo. Essa parte importa mais do que a marca de recuperação de arquivos. -
Verifique os arquivos recuperados.
Abra amostras. Confira os tamanhos dos arquivos. Erros de CRC adoram deixar você com arquivos inúteis que parecem normais até você abri-los.
Para contexto, vale a pena ler o que significam setores defeituosos e blocos ilegíveis em discos rígidos.
Não congele a unidade. Não execute desfragmentação. Não continue reiniciando para ver se funciona agora. É assim que as unidades morrem no cronograma delas, não no seu.
Ruídos estranhos mudam isso de talvez recuperável em casa para tenha cuidado agora mesmo.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @viaggiatoresolare, mas eu reforçaria uma coisa: se a unidade estiver clicando, raspando ou parando de girar aleatoriamente, pare de tentar navegar pelas pastas completamente. Até mesmo só verificar o que ainda está lá pode piorar a situação. As pessoas subestimam o quanto o Windows adora cutucar uma unidade doente em segundo plano.
Algumas coisas que eu acrescentaria e que eles não enfatizaram muito:
- Desative a montagem automática e a indexação se for reconectá-la
- Se for um HDD externo, tente primeiro outro cabo e outra fonte de alimentação, porque às vezes setores defeituosos se confundem com uma comunicação USB instável
- Se os dados tiverem valor muito alto, pule a experiência completa de faça você mesmo e vá direto para um laboratório antes que as cabeças piorem
Na verdade, discordo um pouco da ideia de copiar os arquivos importantes primeiro, a menos que a unidade ainda esteja relativamente calma. Em um disco realmente instável, escolher arquivos específicos faz com que haja buscas extras por todo o prato. Muitas vezes, uma imagem sequencial é mais gentil com o hardware do que ficar pulando de pasta em pasta. É por isso que as ferramentas de criação de imagem importam mais do que uma cópia normal de arquivos.
Se você quiser a rota caseira mais segura, use o Disk Drill para fazer um backup em nível de byte da unidade com falha e depois examine a imagem em vez do disco original. Esse é o principal benefício aqui, não um reparo mágico. A recuperação de dados de um disco rígido com setores defeituosos envolve principalmente reduzir o estresse na unidade que está morrendo, não consertá-la.
Também faça uma verificação rápida da saúde SMART antes de decidir até onde insistir. Isto explica por que o SMART pode dizer que uma unidade parece boa enquanto seus dados dizem o contrário: por que verificar o status SMART ainda importa antes da recuperação de disco rígido
Coisas que eu não faria:
- CHKDSK primeiro
- Desfragmentar
- Formatação completa
- Reinicializações repetidas
- Bobagem de freezer do YouTube de 2006 rs
Se a unidade desaparecer da BIOS, começar a fazer cliques altos ou demorar uma eternidade para ser identificada, é hora de laboratório. Nesse ponto, software é basicamente pensamento desejoso.
Estou com @viaggiatoresolare e @cacadordeestrelas em um ponto importante: ruído significa pare de arriscar. Mas eu discordaria um pouco de fazer até mesmo uma triagem rápida de arquivos primeiro se a unidade estiver clicando ativamente. A cópia aleatória de arquivos faz as cabeças se moverem mais. Uma tentativa direta de criar uma imagem geralmente é a opção mais suave.
Minha opinião:
- Se estiver raspando, clicando ou desaparecendo da BIOS, pule o faça você mesmo
- Se estiver legível e apenas levemente degradada, crie a imagem primeiro, recupere depois
- Se for uma unidade externa, descarte o gabinete antes de culpar o próprio disco
Esse último ponto passa despercebido com frequência. Retire a unidade do gabinete USB apenas se você souber o que está fazendo e se a garantia não importar. Placas de ponte USB com defeito, fontes fracas e cabos duvidosos podem imitar sintomas de falha de disco.
Uma coisa que eu acrescentaria e que @mikeappsreviewer não enfatizou muito: evite montá-la na sua sessão normal do sistema operacional do dia a dia, se possível. Inicialize por outra unidade ou por um USB live para que o disco com problema não seja indexado, tenha miniaturas geradas, seja verificado pelo antivírus ou acessado casualmente pelo Explorer.
Se você tentar usar software, use algo que possa criar uma imagem e depois trabalhar a partir dela. O Disk Drill se encaixa nesse caso de uso.
Prós do Disk Drill:
- fluxo de criação de imagem fácil
- pode escanear a imagem em vez da unidade original
- razoável para recuperar arquivos de sistemas de arquivos danificados
Contras:
- não substitui reparo de hardware
- varreduras profundas podem levar uma eternidade
- em unidades com falha grave, ferramentas de clonagem dedicadas ainda podem ser melhores
Então sim, o Disk Drill é uma opção razoável aqui, mas apenas enquanto a unidade ainda estiver legível. Quando o lado do hardware piora, o software deixa de ser a resposta.