Como posso recuperar arquivos que desapareceram do disco rígido externo sem formatar?

Meus arquivos desapareceram repentinamente do meu disco rígido externo, e eu ainda consigo ver a unidade, mas as pastas estão vazias. Eu realmente preciso recuperar fotos importantes e documentos de trabalho sem formatar a unidade nem piorar a situação. Qual é a maneira mais segura de restaurar arquivos ausentes de um disco rígido externo?

Isso aconteceu comigo em um drive externo com fotos antigas e arquivos de projetos. Um dia, as pastas pareciam apagadas. No fim, o drive estava com o sistema de arquivos bagunçado, não foi uma exclusão limpa. Consegui recuperar a maior parte, então eu ainda não trataria pastas desaparecidas como dados perdidos de vez.

Primeira coisa: pare de usar o drive.

1. Não formate.
  2. Não mova arquivos novos para ele.
  3. Não execute ferramentas de reparo logo de cara.
  4. Não continue abrindo pastas aleatórias se o drive estiver lento ou desconectando.

Se os dados ainda estiverem lá, gravações extras só pioram a situação. Aprendi isso da pior forma com um drive WD antigo anos atrás.

Antes da recuperação, eu verificaria primeiro algumas coisas chatas.

1. Ative Itens ocultos no Explorador de Arquivos.
  2. Veja o espaço usado no drive. Se suas pastas sumiram, mas ele ainda mostra algo como 800 GB usados, eu consideraria isso um bom sinal.
  3. Troque o cabo USB ou a porta.
  4. Se ele desconectar, ficar extremamente lento ou mostrar erros de sistema de arquivos, pare de mexer nele.

Se você não tiver backup, eu pularia as tentativas de reparo no começo e iria direto para a recuperação de arquivos. Para mim, esse caminho funcionou melhor do que tentar consertar o disco primeiro.

Eu usei o Disk Drill. Meus passos foram simples.

1. Instale no drive interno do seu computador, não no drive externo com problema.
  2. Conecte o drive externo e abra o aplicativo.
  3. Selecione o drive e depois clique em Procurar dados perdidos.
  4. Se o drive parecer instável, crie primeiro uma imagem de disco e escaneie a imagem no lugar dele. Eu faria isso se o drive estiver falhando, porque varreduras repetidas em um disco morrendo forçam ainda mais ele.
  5. Deixe a varredura terminar. Visualize alguns arquivos. Recupere-os para outro drive, nunca de volta para o mesmo.

Eu não repararia nem formataria o drive original até que seus arquivos importantes estejam copiados em outro lugar.

Também há casos em que eu pararia de tentar por conta própria e levaria para uma empresa de recuperação.

1. Sons de clique, arranhado ou apito.
  2. Desconectando a cada poucos segundos.
  3. Não ser detectado em nenhum computador.
  4. Varreduras travando repetidamente ou demorando para sempre porque o drive continua sumindo.
  5. Arquivos que você não pode se dar ao luxo de perder.

Nesse ponto, começa a parecer menos corrupção de pastas e mais problema de hardware. Software não vai salvar um disco com falha mecânica.

Se você recuperar seus arquivos, eu aposentaria o drive. Eu não confio em externos depois que começam a perder pastas, ficam ilegíveis ou corrompem o sistema de arquivos sem motivo claro. Você pode verificar os diagnósticos SMART e ver o que diz o relatório de integridade. Mesmo que o relatório pareça bom, eu só continuaria usando o drive para armazenamento descartável, não para nada importante.

Foi isso que eu fiz. Recuperei o que pude, substituí o drive e mantive outro backup depois disso. Custou algum dinheiro, claro, mas menos do que passar pelo mesmo pânico duas vezes.

Se a unidade aparece e as pastas estão vazias, eu verificaria problemas de atributos de arquivo antes de fazer uma varredura completa de recuperação. Concordo com @mikeappsreviewer sobre não formatar, mas discordo um pouco de evitar todas as etapas de reparo no início. Algumas verificações têm baixo risco se você as fizer em modo somente leitura.

Tente isto primeiro no Windows.

1. Abra o Prompt de Comando como administrador.
  2. Execute attrib -h -r -s /s /d X:*.*
  3. Substitua X pela letra da sua unidade externa.

Já vi malware e desconexões ruins de USB alterarem arquivos para ocultos e de sistema, então a unidade parece vazia mesmo que os dados ainda estejam lá. Isso leva 30 segundos e não custa nada.

Depois verifique o Gerenciamento de Disco. Se a partição aparecer como RAW, ou sem sistema de arquivos, ignore correções e vá direto para a recuperação. Se o espaço usado ainda parecer normal, isso é um sinal sólido de que seus arquivos ainda estão no disco.

Para recuperação, o Disk Drill é uma boa escolha porque lê bem partições perdidas e registros de diretório excluídos. Recupere apenas para outra unidade. Se os nomes dos arquivos voltarem embaralhados, classifique por tipo e visualize primeiro fotos/documentos.

Além disso, vale a pena salvar isto se você precisar depois de um guia simples sobre recuperação de unidade formatada:
assista a este guia fácil para recuperar arquivos de um disco rígido formatado

Versão curta. Verifique os atributos ocultos. Verifique se o espaço ainda está sendo usado. Se sim, faça uma varredura com o Disk Drill antes de fazer qualquer bobagem como formatar. Se a unidade fizer barulho ou desconectar, pare. Essa parte piora rápido.

Se a unidade ainda monta e mostra o espaço usado correto, eu na verdade verificaria se as pastas foram movidas para uma estrutura de diretórios estranha antes de presumir que desapareceram. @mikeappsreviewer e @voyageurdubois já cobriram a parte importante de “não formate”, então vou pular repetir isso.

O que eu faria de diferente:

• Abra a busca do Explorador de Arquivos nessa unidade externa e pesquise por tipo de arquivo:
    • *.jpg
    • *.docx
    • *.pdf
    • *.xlsx
  • Classifique por caminho ou data de modificação.
  • Também verifique se os arquivos foram parar em FOUND.000 ou em pastas com nomes estranhos após uma desconexão incorreta.

Outra coisa que as pessoas esquecem é verificar o Visualizador de Eventos no Windows. Se você vir avisos de disco, NTFS ou blocos defeituosos na época em que as pastas desapareceram, isso aponta mais para problema na unidade do que para arquivos simplesmente ocultos. Se esse tipo de coisa estiver aparecendo, pare de mexer muito nela.

Se a busca não encontrar nada, então sim, use um aplicativo de recuperação adequado como o Disk Drill e recupere apenas para um disco diferente. Eu discordo um pouco de tentar correções por comando cedo demais, porque às vezes as pessoas passam de “pastas vazias” para “agora a partição foi pro espaço” muito rápido.

Se a unidade externa for importante o bastante, faça primeiro um clone/imagem dela e depois escaneie o clone. Essa é a opção mais segura, não a mais rápida.

Além disso, se você quiser mais opiniões da comunidade sobre ferramentas de recuperação de disco rígido, este tópico é útil:
melhor software para recuperação de disco rígido e problemas de armazenamento externo

Versão curta: pesquise por tipo de arquivo, verifique pastas recuperadas estranhas, olhe o Visualizador de Eventos e depois use o Disk Drill se os arquivos ainda não aparecerem. Não “conserte” a unidade antes de retirar os dados. É assim que as pessoas transformam um dia ruim em algo pior.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @voyageurdubois, @nachtschatten e @mikeappsreviewer disseram: verifique se isso é um problema de permissões ou de ponto de montagem, e não apenas de arquivos ocultos ou dano no sistema de arquivos.

Um caso surpreendentemente comum no Windows é a letra da unidade continuar a mesma, mas a propriedade da pasta/ACLs ficarem estranhas depois de mover a unidade entre PCs. As pastas podem parecer vazias mesmo que os dados ainda estejam lá. Então, antes de fazer uma verificação profunda, clique com o botão direito na unidade ou em uma pasta afetada, abra Propriedades, depois Segurança, e veja se o acesso está sendo negado em algum lugar. Se estiver, não comece a alterar permissões por todo o disco a menos que você saiba no que está mexendo, mas pelo menos você saberá que os arquivos podem não ter realmente desaparecido.

Discordo um pouco de fazer correções demais no nível do shell logo no início. attrib geralmente é inofensivo o bastante, claro, mas quando as pessoas começam a empilhar comandos, elas frequentemente esquecem o que alterou o quê. Minha regra é simples: primeiro verifique o estado, depois recupere, depois repare.

O que eu pessoalmente verificaria e que realmente não foi enfatizado o suficiente:

• Abra a unidade em um gerenciador de arquivos diferente, não apenas no Explorador de Arquivos
  • Tente em outro computador, de preferência com um sistema operacional diferente, se possível
  • Verifique se as pastas ausentes mostram tamanho em Propriedades mesmo que pareçam vazias
  • Procure caminhos de arquivo absurdamente longos ou nomes corrompidos com os quais o Explorer não consegue lidar

Se a unidade estiver estável, o Disk Drill é um próximo passo razoável.

Prós:

• visualização fácil para fotos/documentos
  • bom para encontrar entradas de diretório excluídas ou ausentes
  • pode escanear discos inteiros, partições e imagens

Contras:

• verificações profundas podem levar uma eternidade em unidades externas grandes
  • a estrutura de pastas recuperada nem sempre fica perfeita
  • os melhores resultados geralmente exigem outra unidade com espaço livre suficiente

Então sim, eu trataria isso primeiro como um problema de visibilidade ou do sistema de arquivos, não como prova imediata de que os dados foram apagados. Se os arquivos forem importantes, recupere-os com o Disk Drill para um disco diferente e só depois se preocupe em corrigir a unidade externa.