Como posso recuperar arquivos de vídeo excluídos da GoPro de um cartão SD? Preciso de ajuda

Apaguei acidentalmente arquivos de vídeo importantes da GoPro do meu cartão SD após uma viagem e agora não consigo encontrá-los na câmera nem no computador. Não usei muito o cartão desde que isso aconteceu porque espero que ainda haja uma maneira de recuperar as filmagens excluídas da GoPro. Eu realmente preciso de orientação sobre os melhores métodos ou softwares de recuperação de cartão SD que possam ajudar a restaurar os vídeos.

Sim, isso é uma droga. Já tive um cartão que deu problema depois de uma gravação, e o pior erro foi mexer demais nele depois que os arquivos sumiram.

A primeira coisa que eu faria é parar de usar o cartão SD agora. Nada de novos clipes. Não formate. Não aperte nenhum botão de reparo ainda. Quando arquivos da GoPro são apagados, os dados muitas vezes continuam lá até que novas filmagens sejam gravadas por cima. Cada gravação extra reduz suas chances.

Coisas que eu verificaria antes de escanear o cartão

1. Se você paga uma assinatura GoPro, entre na conta e procure na biblioteca de mídia na nuvem e na pasta Lixeira.
  2. Coloque o cartão de volta na câmera uma vez e veja se a GoPro oferece reparo de arquivo por conta própria.
  3. Abra o cartão no computador e procure arquivos LRV. Esses são os clipes de pré-visualização em baixa resolução. Não é o ideal, mas ainda é melhor do que nada se o arquivo principal estiver perdido.

Se os clipes sumiram da lista do cartão, eu tentaria o Disk Drill. Usei uma vez com filmagens de câmera de ação e recuperei mais do que esperava. A parte que vale testar para filmagens da GoPro é o modo Advanced Camera Recovery.

Pelo que vi, esse modo ajuda com filmagens de equipamentos como GoPros, drones e câmeras veiculares, em que os dados de vídeo ficam espalhados pelo cartão em pedaços, em vez de estarem em um único bloco organizado.

Isso importa mais do que as pessoas imaginam. Os arquivos da GoPro muitas vezes acabam divididos em uma bagunça de fragmentos, às vezes centenas, às vezes mais. Muitos aplicativos de recuperação encontram partes do vídeo e depois falham ao reconstruí-las. Resultado final: o arquivo aparece, mas não reproduz. Ou reproduz até a metade e para. O modo Advanced Camera Recovery do Disk Drill foi feito para esse tipo de filmagem fragmentada e oferece suporte aos formatos da GoPro, incluindo MP4 e LRV.

Três coisas que eu não pularia

1. Use um leitor de cartões. Não conecte a GoPro ao seu computador para recuperação se você tiver outra opção.
  2. Salve os arquivos recuperados em outro lugar, na unidade do seu desktop, em um SSD externo, qualquer coisa, menos no mesmo cartão SD.
  3. Se o cartão apresentar erros ou desconectar, faça primeiro uma imagem byte a byte e depois escaneie a imagem em vez de forçar o cartão original.

Se você não gravou muita filmagem nova desde que os arquivos desapareceram, suas chances ainda são razoáveis. Não é garantido, mas também não está perdido.

Pare de usar o cartão. Você fez a coisa certa até aqui.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, mantenha qualquer gravação longe do cartão SD. Discordo um pouco sobre colocá-lo de volta na GoPro para deixar a câmera fazer qualquer coisa. Se o cartão for importante, eu deixaria a câmera fora disso a partir deste ponto. Os avisos de reparo da GoPro às vezes ajudam com cabeçalhos danificados, mas também gravam no cartão. Não gosto dessas chances.

O que eu faria em seguida:

1. Coloque o microSD em um bom leitor de cartões.
  2. Verifique o espaço livre no cartão.
  3. Se os vídeos excluídos sumiram, mas o espaço usado ainda parece alto, seus dados muitas vezes ainda estão lá.
  4. Faça primeiro uma imagem do cartão se o seu PC detectar erros de leitura.
  5. Faça a varredura com o Disk Drill no computador, não pela câmera.

Vale a pena tentar o Disk Drill aqui porque as filmagens da GoPro geralmente são salvas em partes. Ferramentas padrão de recuperação de arquivos excluídos perdem partes e retornam MP4s corrompidos. O Disk Drill tende a se sair melhor com recuperação de vídeo de câmeras de ação, especialmente se a entrada do sistema de arquivos foi excluída, mas os dados do vídeo ainda estão no cartão.

Mais uma coisa que as pessoas ignoram. Procure na DCIM por arquivos .THM e lacunas na numeração dos clipes. Se você vir GX01xxxx.MP4 faltando, mas existirem números próximos, as chances de recuperação geralmente são melhores do que quando toda a estrutura de pastas desapareceu.

Se o cartão foi formatado rapidamente, a recuperação ainda é possível. Se você gravou novos clipes após a exclusão, as partes sobrescritas se foram.

Este guia sobre recuperação de vídeo em cartões SD de GoPro e câmera também é bom, assista a este tutorial de recuperação de cartão SD de câmera.

Regra principal: recupere para o seu computador ou outra unidade, não de volta para o mesmo cartão.

Concordo com @kakeru em uma coisa: eu não colocaria o cartão de volta na GoPro só para ver o que acontece. As câmeras adoram fazer coisas “úteis” que gravam no cartão, e isso não é o que você quer agora.

Onde eu acrescentaria algo diferente é o seguinte: antes da recuperação, verifique se os arquivos foram realmente excluídos ou apenas ocultados/corrompidos no diretório. Em um computador, ative a exibição de arquivos ocultos e procure MP4s estranhos com zero bytes, pastas duplicadas ou um cartão que de repente aparece como vazio, mas ainda mostra espaço usado. Isso às vezes indica dano no sistema de arquivos, não exclusão de verdade.

Além disso, se você recuperar o MP4 e ele ainda não reproduzir, não presuma que acabou. Os clipes da GoPro muitas vezes voltam com cabeçalhos danificados. Uma ferramenta de reparo de vídeo às vezes consegue reconstruí-los se você tiver outro clipe de amostra funcionando da mesma câmera/configurações. As pessoas pulam essa etapa com muita frequência.

Se você for escanear, o Disk Drill faz sentido aqui, principalmente porque as filmagens da GoPro podem estar fragmentadas e aplicativos genéricos de recuperação são meio ruins para remontar vídeo de câmera de ação. Eu recuperaria tudo para outra unidade e depois organizaria.

Também vale ler isto aqui: Discussão sobre recuperação de vídeo perdido da GoPro Hero 8 e correções.

O principal: se o cartão for falsificado, estiver falhando ou de repente estiver muito mais lento do que o normal, pare de tentar soluções DIY depois de uma boa passada. Repetir as varreduras pode piorar as coisas. Algumas pessoas aprendem isso da forma mais irritante.

Eu acrescentaria uma verificação que ninguém mencionou claramente: inspecione o cartão com um visualizador hexadecimal/de arquivos em busca das assinaturas mdat e ftyp antes de fazer várias tentativas de recuperação. Se elas ainda estiverem presentes em grandes regiões contíguas, suas chances são melhores do que a situação de pasta vazia faz parecer.

Concordo em grande parte com @kakeru e @reveurdenuit sobre manter a GoPro fora do processo. Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre tentar primeiro o reparo na câmera. Em cartões frágeis, até mesmo uma gravação prestativa pode fazer você perder um clipe.

Minha ordem seria:

1. Trave o cartão SD com um adaptador, se possível.
  2. Faça um clone dele primeiro se aparecerem problemas de SMART/leitura.
  3. Execute uma varredura profunda, não cinco ferramentas diferentes em sequência.
  4. Classifique os arquivos recuperados por tamanho e carimbo de data e hora, não apenas pelo nome do arquivo.

Sobre o Disk Drill:
Prós: bom para encontrar mídia de câmera excluída, lida com filmagens fragmentadas de câmeras de ação melhor do que aplicativos básicos de recuperação, a interface é fácil, a visualização é útil.
Contras: não faz milagres se os setores foram sobrescritos, varreduras profundas podem levar algum tempo, e os nomes de arquivos/estrutura de pastas recuperados podem ficar bagunçados.

Além disso, se os MP4 da GoPro recuperados não abrirem, tente repará-los usando uma amostra íntegra da mesma câmera/configurações. Essa etapa salva mais recuperações corrompidas do que as pessoas imaginam.