Como posso recuperar arquivos de um cartão SD após excluí-los?

Excluí acidentalmente fotos e vídeos importantes do meu cartão SD enquanto movia arquivos, e agora realmente preciso de ajuda para recuperá-los. O cartão foi usado na minha câmera, e estou preocupado que usá-lo mais possa sobrescrever os dados excluídos. Qual é a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos de um cartão SD com segurança e aumentar minhas chances de restaurar tudo?

Eu já passei por isso antes e, sim, é horrível. Um toque errado, uma pasta errada, e um ensaio inteiro parece ter sumido. Ainda assim, se você parar agora e manusear o cartão com cuidado, suas fotos ainda podem ser recuperáveis.

A primeira coisa é remover o cartão SD da sua câmera ou celular. Deixe-o de lado. Não tire mais fotos nele. Não copie nada para ele. Não deixe o dispositivo continuar usando-o.

O motivo é simples. Excluir uma foto geralmente não apaga os dados da foto imediatamente. O dispositivo costuma remover o registro que aponta para o arquivo e marca o espaço como livre. Muitas vezes, suas imagens ainda ficam no cartão até que novos dados sejam gravados por cima. Quando novas fotos sobrescrevem esses setores, as chances de recuperação caem drasticamente. Aprendi isso da pior maneira depois de tirar algumas fotos de teste e perder metade de um conjunto. Péssima ideia.

Se você quer a melhor chance de recuperação, este é o caminho que eu seguiria:

1. Use um leitor de cartão SD de verdade. Evite o cabo USB da câmera para o computador, se puder. Muitos celulares e câmeras se conectam no modo MTP, e seu computador não verá o cartão da forma de baixo nível que os aplicativos de recuperação precisam para uma varredura adequada. Em vez disso, coloque o cartão no slot do seu laptop ou em um leitor de cartão USB.

2. Faça a varredura com um software de recuperação. Entre os que eu testei, o Disk Drill foi o que me deu menos dor de cabeça com cartões SD. O que mais me ajudou foi a visualização prévia. Eu podia verificar se as fotos recuperadas estavam intactas antes de salvar qualquer coisa. Para arquivos de vídeo, ele também tem um modo Advanced Camera Recovery, o que faz diferença se você estiver lidando com gravações de drones, câmeras de ação ou câmeras mirrorless, em que os clipes acabam sendo divididos de forma estranha. No Windows, a versão gratuita permite recuperar até 100 MB, então você pode testar se seus arquivos aparecem antes de gastar dinheiro.

3. Recupere para outra unidade. Esta parte importa mais do que as pessoas imaginam. Quando o software perguntar onde salvar os arquivos recuperados, não aponte de volta para o cartão SD. Salve no disco interno do seu computador ou em outro disco externo. Gravar arquivos recuperados no mesmo cartão é como as pessoas acabam apagando o que restava e que estavam tentando salvar. Já vi gente fazer isso uma vez e, sim, deu errado muito rápido.

Se você não quiser usar o Disk Drill, aqui estão alguns outros caminhos, dependendo de quanta complicação você está disposto a enfrentar:

1. R-Studio funciona bem se o seu cartão tinha muitos arquivos RAW, como NEF ou CR2. Uma coisa de que gosto é a criação de imagem do disco. Você faz primeiro uma cópia completa byte por byte do cartão e depois faz a varredura na cópia em vez de forçar a mídia original. A desvantagem é a interface. Ela não é amigável, e a versão de teste tem limitações.
  2. TestDisk é gratuito e de código aberto. É uma ferramenta das antigas, mas ainda útil. Se a partição foi corrompida, ele resolve. O problema é o fluxo de trabalho. Não há uma interface gráfica de verdade, há muita interação no estilo linha de comando, e não é nada prático se você só quer navegar pelas fotos excluídas uma por uma.
  3. DiskDigger é mais leve e fácil de executar no Windows, já que você nem precisa de uma instalação completa. Ele reconhece muitas assinaturas de fotos e vídeos. A parte irritante é a versão gratuita. Se você tiver milhares de arquivos, confirmar um por um fica cansativo bem rápido. Também existe uma versão para Android, mas em celulares com root ela funciona muito melhor.

Uma coisa que eu não faria é executar ferramentas de reparo como CHKDSK no Windows ou First Aid no macOS se o seu objetivo for recuperar fotos excluídas. Essas ferramentas tentam corrigir problemas do sistema de arquivos, não recuperar mídia excluída. Em alguns casos, elas limpam dados órfãos e pioram a recuperação. Já vi respostas em fóruns empurrarem as pessoas para essas ferramentas, e eu não correria esse risco em um cartão com fotos importantes.

Então, resumindo. Pare de usar o cartão. Coloque-o em um leitor de cartões. Faça a varredura com um software de recuperação adequado. Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Se você agir com cuidado, ainda tem uma chance.

Se os arquivos foram excluídos durante a movimentação, verifique primeiro a unidade de destino. Uma movimentação mal-sucedida muitas vezes deixa arquivos no computador, na pasta temporária ou na lixeira, e não apenas no cartão SD. Eu faria isso antes de uma varredura profunda.

Além disso, se a sua câmera tiver uma chave de proteção no adaptador SD ou uma trava em um SD de tamanho normal, use-a antes de colocar o cartão em um PC. O acesso somente leitura reduz o risco de o sistema operacional gravar arquivos de cache. É algo pequeno, mas ajuda.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar o cartão. Mas discordo um pouco em um ponto. O CHKDSK é ruim para recuperar arquivos excluídos, sim. Mas se o problema acabar sendo dano no sistema de arquivos e não exclusão, criar uma imagem primeiro e depois testar reparos na imagem é mais seguro do que ignorar a corrupção.

Minha ordem:

1. Procure no computador para o qual você moveu os arquivos.
  2. Verifique as pastas ocultas e a lixeira.
  3. Faça primeiro uma imagem completa do cartão SD se os dados forem muito importantes.
  4. Faça a varredura da imagem, não do cartão, com o Disk Drill ou outra ferramenta de recuperação.
  5. Salve os arquivos recuperados em uma unidade diferente.

O Disk Drill é uma boa opção aqui porque a visualização de fotos economiza tempo, e a recuperação de cartão SD é um dos casos de uso mais fáceis para ele. Se você quiser uma visão rápida de como ele funciona, este guia de recuperação com Disk Drill para arquivos excluídos do cartão SD é uma boa opção.

Mais uma coisa: não formate o cartão para tentar consertá-lo. As pessoas fazem isso e dificultam ainda mais o trabalho.

Eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @sternenwanderer disseram: verifique se os arquivos foram realmente copiados antes de serem excluídos. Muitas operações de mover falham no meio do processo, e aí o Windows deixa coisas em lugares estranhos. Use a pesquisa por extensão de arquivo na unidade de destino, como .JPG, .CR3, .MP4, .MOV, e classifique por data. Verifique também o app/biblioteca Fotos se você importou em vez de mover.

Onde eu discordo um pouco é sobre criar uma imagem primeiro em todos os casos. Se o cartão estiver saudável e montar normalmente, às vezes uma varredura direta somente leitura é mais rápida e causa menos estresse para um usuário em pânico. Se o cartão estiver se comportando de forma instável, desconectando ou pedindo reparo, aí sim, faça a imagem primeiro sem dúvida.

Além disso, veja a estrutura de pastas da marca da sua câmera antes da recuperação. Se você fotografou com Canon/Sony/Nikon, alguns clipes ou arquivos sidecar podem estar em pastas DCIM ou PRIVATE aninhadas e não terem sumido de verdade. As pessoas deixam isso passar o tempo todo.

Para a recuperação em si, o Disk Drill é uma opção sólida principalmente porque faz uma boa pré-visualização de fotos/vídeos e não faz você adivinhar o que é recuperável. Só salve os arquivos recuperados em outro lugar. Não de volta no SD. Parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso.

Se você quiser mais opiniões, este tópico útil do Reddit sobre recuperar arquivos excluídos de um cartão SD vale a leitura.

E sim, não teste o cartão tirando algumas fotos novas. É assim que algo recuperável vira algo perdido.

Um ângulo extra que ninguém mencionou o suficiente: verifique se há restos de nuvem/importação. Se você moveu arquivos pelo Windows Fotos, Fotos do macOS, Lightroom ou um app do fabricante da câmera, os originais podem já estar nessa biblioteca mesmo que a entrada do cartão SD tenha desaparecido. Eu pesquisaria nas bibliotecas dos apps, não apenas nas pastas.

Discordo um pouco de fazer a varredura primeiro se o cartão estiver se comportando de forma estranha. Se as leituras estiverem lentas, o cartão desconectar ou as miniaturas travarem, cada passagem extra é um risco. Nesse ponto, clonar o cartão com uma ferramenta em nível de setor vale o trabalho, e depois fazer a recuperação no clone.

Sobre o Disk Drill, já que isso surgiu com @sternenwanderer, @techchizkid e @mikeappsreviewer:

Prós

• pré-visualização fácil para fotos e alguns vídeos
  • simples o suficiente quando você está estressado
  • suporte razoável para recuperação de cartão de câmera
  • pode recuperar a partir de um arquivo de imagem, não só do cartão ativo

Contras

• o limite de recuperação gratuita no Windows é pequeno
  • varreduras profundas podem retornar muitos arquivos duplicados/sem nome
  • não é minha primeira escolha para cartões muito corrompidos

Se os arquivos excluídos eram vídeos, não julgue a recuperação só pelo nome do arquivo. As câmeras costumam fragmentar os clipes, então um arquivo que parece errado ainda pode abrir parcialmente após a recuperação.

Além disso, depois de recuperar qualquer coisa importante, aposente esse cartão SD se ele já apresentou erros. Cartões são baratos, refazer gravações não é.