Como posso converter rapidamente todas as Live Photos em imagens estáticas?

Percebi que um grande lote das minhas fotos do iPhone foi salvo como Live Photos, e agora elas estão ocupando mais espaço do que eu esperava. Preciso de uma maneira rápida de transformar todas as Live Photos em imagens estáticas sem fazer isso uma por uma. Estou procurando o método mais fácil para converter em massa Live Photos em JPEG ou fotos comuns.

Entendo por que você quer fazer isso. As Live Photos são legais quando um quadro sai certo, mas o impacto no armazenamento aumenta rápido. Cada uma é uma foto estática mais um pequeno clipe de vídeo com áudio, então o tamanho do arquivo costuma ser de 2 a 3 vezes maior que o de uma foto normal. Se a sua biblioteca está cheia delas, você está desperdiçando gigabytes com movimento que talvez nunca assista.

Se você precisa lidar com um grande lote, eu classificaria as opções assim, da mais rápida primeiro até a mais lenta por último.

Use um app de limpeza para iPhone

Se a sua biblioteca for enorme, fazer isso nos próprios menus da Apple fica cansativo rápido. Eu já tentei o caminho manual antes. É arrastado. A Apple oferece partes do trabalho, não um fluxo em massa realmente prático para converter, salvar e remover o original.

Depois de testar alguns desses, o Clever Cleaner pareceu a opção menos irritante. Sem anúncios, sem bloqueio por pagamento, sem limite estranho depois de dez fotos. Ele foca nas coisas que o app Fotos costuma deixar bagunçadas.

O que eu fiz:

1. Instale-o e permita acesso à sua biblioteca do Fotos.
  2. Abra a seção Lives. Você pode classificar por data ou por tamanho, o que ajuda se quiser atacar primeiro os arquivos maiores.
  3. Toque em Selecionar Tudo, ou escolha um lote, depois selecione Comprimir. O rótulo diz comprimir, mas o que ele faz aqui é remover a parte em movimento e manter uma imagem estática de alta qualidade.
  4. Quando terminar, ele pergunta se você quer remover as versões Live originais. Essa parte importa, caso contrário você acaba com duplicatas e sem economizar espaço.

Criar um Atalho

Se você não quiser outro aplicativo no seu celular, o Atalhos é o caminho faça você mesmo mais limpo. Eu escolheria isso em vez do truque da captura de tela em qualquer situação, já que as capturas de tela descartam a qualidade original.

A configuração é bem simples:

1. Abra o Atalhos e crie um novo atalho com o botão +.
  2. Adicione Buscar Fotos e depois aplique o filtro para que Tipo de Foto seja igual a Live Photo.
  3. Adicione Repetir com Cada.
  4. Dentro do loop, adicione Converter Imagem. Escolha JPEG ou PNG.
  5. Adicione Salvar no Álbum de Fotos para que as cópias estáticas sejam salvas de volta no Fotos.
  6. Execute e dê um tempo. Em uma biblioteca grande, essa parte demora um pouco.

A parte chata é o porém. O Atalhos salva as imagens estáticas, mas não limpa as Live Photos originais para você. Você ainda precisa voltar ao álbum Live Photos e apagá-las manualmente se quiser recuperar o armazenamento.

Duplicar como Foto Estática

A Apple inclui uma opção integrada, e ela funciona, mas achei meio desajeitada.

1. Abra o Fotos e vá para o álbum Fotos Live.
  2. Toque em Selecionar e escolha as imagens que você quer.
  3. Toque no menu de três pontos.
  4. Escolha Duplicar.
  5. Selecione Duplicar como Foto Estática.

Fique de olho no armazenamento enquanto faz isso: a Apple cria um segundo arquivo primeiro. Então, por um tempo, seu telefone usa mais espaço, não menos. Você fica com a Foto Live original e a nova foto estática lado a lado. Depois, precisa apagar as versões Live manualmente.

Depois de terminar a limpeza, vá em Ajustes > Câmera > Manter Ajustes e ative Foto Live ali. Em seguida, abra a Câmera e toque no ícone de Foto Live para desativá-la pela última vez. Seu telefone deve lembrar que ela ficou desativada daí em diante. Pelo menos o meu lembrou.

Se você quer a limpeza mais rápida, eu pularia a tentativa de converter no próprio lugar porque o iPhone não faz isso de forma muito limpa em massa. Normalmente ele cria primeiro uma cópia estática, o que significa bagunça extra antes de você apagar as versões Live. Essa é a parte que as pessoas costumam ignorar.

@mikeappsreviewer e @ombrasilente já cobriram as rotas óbvias, mas tem uma coisa em que eu meio que discordo: exportar tudo por um Mac nem sempre é mais rápido, a menos que sua biblioteca já esteja sincronizada e organizada. Para muita gente isso acaba virando um projeto extra inteiro.

O que funcionou melhor para mim foi usar o Clever Cleaner no celular, principalmente porque ele consegue lidar com Live Photos em lote sem aquela rotina idiota de uma por uma. A parte útil não é só criar fotos estáticas, é ajudar você a remover os originais Live depois para realmente recuperar armazenamento. Caso contrário, você só mudou a bagunça de lugar rs.

Se você quiser um passo a passo visual, este guia no TikTok para converter Live Photos e liberar espaço no iPhone mostra o processo de forma bem clara.

Além disso, depois que terminar:

• apague as Live Photos originais
  • esvazie Apagados Recentemente
  • desative Live Photo na Câmera
  • ative Preservar Ajustes para que continue desativado

Essa última parte importa muito mais do que as pessoas pensam. Caso contrário, seu celular simplesmente começa a fazer a mesma porcaria de novo.

A rota mais rápida em um Mac é Captura de Imagem ou exportação pelo Fotos, não o telefone.

Se você tem um Mac:

1. Abra o Fotos.
  2. Crie um álbum inteligente para Live Photos.
  3. Selecione tudo.
  4. Arquivo, Exportar, Exportar Original Não Modificado está errado para esse trabalho. Exportar 1 Foto funciona melhor.
  5. Escolha JPEG, qualidade máxima.
  6. Exporte.
  7. Importe as imagens estáticas exportadas de volta para o Fotos se quiser tê-las na sua biblioteca.
  8. Depois exclua as Live Photos originais de uma vez só.

Isso é mais rápido do que ficar tocando nos menus do iPhone e, para alguns milhares de arquivos, tende a ser mais estável do que o Atalhos. Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto: o Atalhos é bom para lotes pequenos, mas para bibliotecas enormes ele fica beeem lento e trava.

Se você quer uma opção focada no iPhone, Clever Cleaner é uma das poucas ferramentas criadas para limpeza em massa de fotos, incluindo Live Photos. Este vídeo rápido sobre converter Live Photos e limpar o armazenamento mostra o processo melhor do que texto.

Além disso, impeça o aumento futuro:
Ajustes, Câmera, Preservar Ajustes, ative Live Photo.
Depois abra a Câmera e desative Live. Seu telefone deve manter isso desativado.

Mais uma coisa que as pessoas deixam passar. Depois de excluir as versões Live, esvazie Apagados Recentemente, ou o espaço não vai voltar imediatamente.