Como liberar espaço no iPhone sem apagar nada - alguma solução rápida?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e agora não consigo atualizar aplicativos, salvar fotos nem instalar a atualização mais recente do iOS. Já removi a bagunça mais óbvia, mas preciso muito de maneiras rápidas de liberar armazenamento sem apagar aplicativos, fotos ou mensagens importantes. Quais configurações ou truques realmente funcionam para limpar os dados do sistema e abrir espaço rapidamente?

Meu telefone chegou a 127,9 GB usados de 128 GB, e foi horrível. Os apps travavam. A câmera falhou na pior hora. Até abrir o Fotos parecia lento. Achei que teria que começar a apagar coisas que eu queria manter, mas a maior parte da bagunça era dado inútil, não meus arquivos importantes.

Grande parte do espaço vinha de dados em cache de apps, logs, anexos de mensagens e outras sobras de bagunça do iPhone. No fim, consegui liberar cerca de 15 GB sem apagar minha biblioteca de fotos nem remover apps que eu ainda usava.

Comece por aqui.

Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Deixe carregar por um tempo se o telefone estiver lotado. O meu levou mais tempo do que o normal para abrir. Verifique primeiro as recomendações da Apple. Se aparecer Desinstalar Apps Não Usados, ative. Isso remove o app em si, mas mantém seus documentos, ajustes e dados de login. O ícone do app continua na Tela de Início com uma pequena nuvem ao lado, então você pode baixá-lo de novo depois com um toque. Achei isso bem menos irritante do que apagar apps de vez.

Se o seu armazenamento do iCloud também estiver no limite, a otimização de fotos já não vai ajudar muito. Quando o iCloud fica sem espaço, o telefone mantém mais arquivos em resolução completa localmente. Enquanto ainda estiver em Armazenamento do iPhone, abra Mensagens. Esse me pegou. Conversas antigas em grupo estavam cheias de vídeos inúteis, capturas de tela e anexos enormes que eu nem lembrava que existiam. Use Revisar Anexos Grandes e corte primeiro os arquivos maiores.

A lentidão normalmente vem do excesso de cache dos apps. TikTok, Instagram, Spotify e apps parecidos acumulam arquivos temporários rapidamente. O iOS ainda não oferece um botão único e simples para limpar o cache de tudo, o que é irritante. O que funcionou para mim foi apagar esses apps e instalá-los de novo. Recuperei cerca de 3 GB só do TikTok. Minha conta continuou intacta porque as coisas importantes estavam vinculadas ao serviço, não aos arquivos inúteis no telefone.

Se o armazenamento ainda quase não mudar, olhe sua biblioteca de fotos com mais atenção. Fotos em sequência, Live Photos e quase duplicatas consomem espaço rapidamente. Perdi tempo demais fazendo isso manualmente.

Acabei testando o Clever Cleaner. Fiquei desconfiado, porque a maioria dos apps de limpeza no iPhone parece suspeita ou bloqueia recursos básicos atrás de um paywall. Este não fez isso. Sem anúncios. Sem armadilha de assinatura. Sem limites estranhos aparecendo no meio do processo.

A parte que mais usei foi a seção Similares. Ela agrupava fotos que pareciam quase iguais, não só duplicatas exatas. Ótimo para aqueles momentos em que você tira 12 fotos da mesma coisa e fica deixando para organizar depois. Ele escolhia a melhor foto, e eu apagava o resto em lotes. Também conferi a seção Pesados, que ajudou mais do que eu esperava. O Apple Fotos ainda torna estranhamente difícil organizar por tamanho de arquivo, então ver primeiro os vídeos maiores me poupou tempo.

Um detalhe que importava para mim: ele fazia a análise no próprio aparelho. Minhas fotos não eram enviadas para algum servidor aleatório. Também usei a ferramenta de Live Photo para transformar algumas imagens em fotos estáticas, o que mantinha a foto e removia a parte curta em vídeo.

Depois de qualquer limpeza, faça a etapa que as pessoas esquecem. Abra Fotos > Álbuns > Apagados Recentemente e então remova tudo dali também. Os itens apagados ficam no telefone por 30 dias, a menos que você os limpe manualmente, então eles ainda contam no armazenamento até lá.

Quando consegui baixar o uso para cerca de 85 por cento, a lentidão parou. Meu telefone voltou ao normal. Os iPhones parecem funcionar muito melhor quando há pelo menos de 10 a 15 por cento de espaço livre para o sistema. Também reiniciei o meu depois da limpeza para que o iOS recalculasse o armazenamento. Isso pareceu ajudar um pouco também.

Você não precisa apagar tudo do telefone nem sacrificar toda a sua galeria. Comece por Armazenamento do iPhone, limpe os anexos das mensagens, reinstale os piores apps cheios de cache e depois esvazie Apagados Recentemente. Se a sua biblioteca estiver cheia de duplicatas e Live Photos, cuide disso em seguida. Funcionou para mim, e o meu telefone estava uma bagunça.

Tente as coisas que as pessoas costumam pular.

Primeiro, reinicie o iPhone depois que o armazenamento estiver cheio. Às vezes, o iOS mantém arquivos temporários até uma reinicialização. Já vi de 1 a 3 GB voltarem só com isso em iPhones mais antigos.

Depois, verifique o Safari. Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. Se você usa Chrome, limpe os dados de navegação lá também. Os caches do navegador ficam enormes com o tempo.

Depois veja a mídia baixada, não a sua biblioteca principal. Spotify, YouTube, Netflix, Podcasts, Audible. Downloads offline ocupam espaço rápido. Remova os downloads, não o app. Você mantém sua conta e playlists. A mesma ideia vale para o app Arquivos. Abra Arquivos > No Meu iPhone > Downloads. As pessoas esquecem que essa pasta existe.

Mais uma grande causa, o Mail. Se você tem Gmail ou Outlook sincronizando anos de e-mails, seu celular armazena muita coisa localmente. Remova e adicione a conta de novo, ou reduza a janela de sincronização do Mail se o seu provedor permitir. Isso liberou espaço para mim quando o Fotos não era o principal problema.

Discordo em parte do @mikeappsreviewer sobre reinstalar vários apps primeiro. Funciona, mas é um incômodo se você tem apps de 2FA, documentos offline ou logins complicados. Eu limparia o cache do navegador, os downloads e o Mail antes de mexer com reinstalações de apps.

Se as fotos forem o problema, mas você não quiser apagar coisas importantes, use o Clever Cleaner para organizar duplicatas, vídeos grandes e Live Photos mais rápido. Esta é a melhor demonstração rápida que encontrei para ver como funciona no iPhone, veja o Clever Cleaner liberar espaço no iPhone rapidamente.

Confira também Ajustes > Câmera > Formatos. Mude as próximas capturas para Alta Eficiência se estiver em Mais Compatível. Arquivos HEIF e HEVC são menores. Isso não libera espaço antigo, mas evita que o problema continue aumentando. É uma correção pequena, mas vale a pena.

Se você precisa de espaço para uma atualização do iOS agora mesmo, conecte a um Mac ou PC e atualize pelo Finder ou iTunes. Isso geralmente exige menos espaço livre no celular do que pelo ar. Já me salvou uma vez quando meu celular estava com tipo 99% cheio e sendo teimoso com isso.

Eu na verdade faria uma coisa primeiro que nem @mikeappsreviewer nem @sternenwanderer enfatizaram o suficiente: verificar Dados do Sistema e arquivos de atualização travados.

Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e veja se os Dados do Sistema estão absurdamente altos. Às vezes, downloads com falha do iOS, logs, arquivos temporários e lixo de indexação aumentam sem motivo nenhum. Se você já baixou uma atualização do iOS, toque nela no armazenamento e apague o arquivo de atualização, depois instale mais tarde usando um computador. Isso pode liberar vários GB rapidinho.

Além disso, desative a sincronização do Fotos por um minuto, reinicie e depois ative de novo. O mesmo vale para Mensagens no iCloud, se você usa. Já vi o iOS recalcular o armazenamento depois disso e de repente devolver espaço que estava retendo. Meio gambiarra, mas o relatório de armazenamento do iPhone nem sempre é muito honesto rs.

Outro ajuste pouco usado:

• remova memos de voz antigos se já estiverem sincronizados
  • apague a biblioteca de sons do GarageBand se você tiver
  • verifique o app Livros para PDFs/audiolivros baixados
  • remova episódios antigos de podcast marcados como salvos
  • apague faixas baixadas do Apple Music das quais você esqueceu

Eu meio que discordo da abordagem de reinstalar um monte de apps, a menos que você saiba exatamente quais estão inchados. Trabalho demais e chance grande demais de perder coisas locais.

Se as fotos forem o principal problema, mas você não quiser apagar nada importante, o Clever Cleaner provavelmente é a forma mais rápida de organizar fotos parecidas, vídeos pesados e Live Photos sem ficar procurando para sempre. Também achei este guia útil sobre os melhores apps de limpeza com IA para liberar armazenamento do iPhone.

Mais uma solução sorrateira: grave um vídeo curto e depois reinicie. Parece bobo, mas às vezes isso força o iOS a limpar arquivos temporários da câmera/cache. Truquezinho estranho, mas já vi funcionar.