Como faço para excluir arquivos no iPhone de uma só vez?

O armazenamento do meu iPhone está completamente cheio após anos de downloads, documentos salvos e arquivos de aplicativos, e excluir itens um por um está levando uma eternidade. Preciso de ajuda para descobrir se há uma maneira de excluir vários arquivos de uma vez no iPhone para que eu possa liberar espaço rapidamente sem remover as coisas erradas.

Os avisos de armazenamento no iPhone sempre parecem surgir quando você precisa do celular para outra coisa. Isso aconteceu comigo depois de tentar salvar um cartão de embarque, e o iOS estava com toda a minha tranqueira espalhada por todo lado. Aqui está o caminho de limpeza que usei.

Como remover arquivos antigos do app Arquivos

Abra Arquivos e toque em Explorar na parte inferior. Os dois lugares que vale a pena verificar primeiro são:

1. No Meu iPhone, para coisas salvas apenas no celular
  2. iCloud Drive, para arquivos sincronizados pelo iCloud

Eu começaria por Downloads em No Meu iPhone. O meu tinha PDFs antigos, arquivos zip, anexos aleatórios do Mail e coisas que eu tinha esquecido que existiam.

Para remover um arquivo ou uma pasta:

1. Pressione e segure o item
  2. Toque em Apagar

Se você apagar uma pasta, tudo dentro dela também vai embora.

Para remover vários de uma vez:

1. Toque no botão de três pontos no canto superior direito
  2. Toque em Selecionar
  3. Escolha os arquivos que você quer remover ou use Selecionar Tudo
  4. Toque no ícone da lixeira

Como liberar armazenamento de verdade, sem apagar de mentira

Essa parte me confundiu. Apagar dentro de Arquivos não libera espaço imediatamente. O iPhone move esses itens para Apagados Recentemente, e eles ficam lá por 30 dias enquanto ainda ocupam armazenamento.

Se você quer recuperar o espaço agora:

1. Abra Arquivos
  2. Vá em Explorar
  3. Encontre Apagados Recentemente em Locais
  4. Toque nos três pontos
  5. Toque em Apagar Tudo

Fotos funciona do mesmo jeito, o que é irritante. Se você apagou fotos ou vídeos, ainda precisa esvaziar Apagados Recentemente no app Fotos também.

Como apagar arquivos vinculados a apps específicos

Vá aqui:

Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Essa página organiza os apps por quanto espaço eles usam. Toque em qualquer app e normalmente você verá duas opções:

1. Desinstalar App, que remove o app mas mantém seus documentos e dados
  2. Apagar App, que remove o app e os arquivos armazenados por ele

Um lugar útil nesse menu é Mensagens. Role dentro dele e encontre Revisar Anexos Grandes. Eu achei clipes antigos e arquivos compartilhados ali sem precisar apagar conversas inteiras.

Como descobrir o que está ocupando mais espaço

Arquivos e Ajustes mostram os números gerais, mas deixam a desejar quando você quer ver os maiores vilões na fototeca. No meu caso, o problema não eram documentos. Eram vídeos em 4K, fotos duplicadas, sequências e capturas de tela que eu nunca limpei.

Clever Cleaner é uma opção para organizar essa bagunça. O que me chamou a atenção foi como ele divide tudo em partes úteis.

O que eu fiz com ele:

1. Abra Heavies. Ele lista primeiro os maiores itens e mostra os tamanhos exatos dos arquivos. No topo da minha lista estavam vídeos gigantes que eu não tinha motivo nenhum para guardar.
  2. Vá em Similars. Ele agrupa fotos quase iguais e marca a melhor, então você não precisa ficar tocando em 15 versões da mesma foto morrendo de sono à 1 da manhã.
  3. Experimente o modo Swipe. Ele percorre sua biblioteca mês a mês. Esquerda para apagar, direita para manter. Mais fácil do que encarar toda a galeria de uma vez.
  4. Tudo fica no dispositivo. Nada é enviado para outro lugar.

Quando o celular está cheio demais para funcionar direito

Se o armazenamento estiver tão lotado que seu celular trava, congela ou não consegue concluir tarefas básicas, a solução de último recurso é uma limpeza completa.

Caminho:

Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone > Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes

Isso redefine o celular para o estado de fábrica. Faça backup do que você precisa primeiro, no iCloud ou em um computador. Depois que você apagar, acabou.

Depois que limpei Arquivos, esvaziei as duas seções de Apagados Recentemente e reduzi a biblioteca de fotos, o espaço livre voltou a subir e a lentidão parou. Levou um pouco de tempo, mas sim, funcionou.

Sim. Você não precisa apagar arquivo por arquivo.

Melhores opções rápidas no iPhone:

1. Use a seleção em massa dentro dos apps
    Em Arquivos, Notas, Gravador, downloads do Mail e muitos apps de terceiros, toque em Selecionar e marque vários itens. A maioria dos apps da Apple oferece suporte a isso. Alguns até têm Selecionar Tudo. @mikeappsreviewer explicou bem o app Arquivos, então eu focaria nos outros lugares que as pessoas deixam passar.

2. Limpe os downloads do Safari e os dados offline
    Se você salva muita coisa da web:
    Ajustes > Safari > Downloads
    Verifique para onde os downloads vão.
    Depois limpe os dados dos sites:
    Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites
    Isso ajuda se o armazenamento do Safari estiver inchado. Eu já liberei 2,3 GB só de lixo em cache de sites.

3. Remova downloads salvos de streaming
    Netflix, Spotify, YouTube, Prime Video, Podcasts. Esses apps acumulam armazenamento.
    Abra cada app e remova os downloads em lotes. Isso costuma ser mais rápido do que apagar o app, principalmente se você quiser manter seu login e suas configurações.

4. Apague conversas de mensagens em vez de anexos um por um
    Abra o Mensagens.
    Toque em Editar.
    Selecione várias conversas.
    Apague-as.
    Isso remove fotos, vídeos, PDFs e notas de voz vinculados a essas conversas. É mais rápido se o problema forem grupos antigos.

5. Redefina caches inchados dos apps
    Alguns apps armazenam arquivos temporários enormes e não oferecem botão de limpeza. Apps sociais são ruins nisso.
    Caminho:
    Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
    Toque no app
    Se Documentos e Dados estiver enorme, apague e reinstale o app.
    Discordo um pouco de fazer uma redefinição completa do telefone logo no início. Reinstalar 2 ou 3 apps problemáticos muitas vezes já economiza de 5 a 15 GB sozinho.

6. A limpeza de fotos é onde normalmente acontecem os maiores ganhos
    Abra o app Fotos e use:
    Álbuns > Duplicadas
    Álbuns > Capturas de Tela
    Álbuns > Gravações de Tela
    Álbuns > Vídeos
    Classifique e apague em massa por lá.
    Se a sua biblioteca for enorme, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para agrupar fotos semelhantes e vídeos grandes mais rápido do que as ferramentas da Apple.

7. Esvazie a lixeira específica dos apps
    Google Drive, Dropbox, OneDrive, Notas, Fotos. Muitos apps mantêm os itens apagados por 30 dias. As pessoas deixam isso passar o tempo todo e o armazenamento continua cheio. Irritante, mas é verdade.

Se você quiser um passo a passo visual, veja aqui o tutorial completo de limpeza de armazenamento do iPhone.

Ordem mais rápida:
Fotos
Apps grandes com muito cache
Lixeira do app Arquivos
Dados do navegador

Se o armazenamento estiver travado em 0 GB, reinicie após cada etapa de limpeza. Às vezes o iOS demora para atualizar o espaço livre.

Você pode, mas o iPhone deixa isso estranhamente fragmentado. @mikeappsreviewer e @hoshikuzu já falaram sobre Arquivos, Fotos, Mensagens e armazenamento de apps, então eu acrescentaria as coisas que normalmente acabam sendo ignoradas.

Se o seu objetivo é apagar um monte de arquivos de uma vez com o mínimo de toques:

1. Use a barra de Busca em Arquivos
    Pesquise por tipo de arquivo, como pdf, zip, mp4, ou por nome. Depois toque nos três pontos, em Selecionar, e apague grupos inteiros. É mais rápido do que ficar vasculhando pastas manualmente.

2. Classifique antes de apagar
    Em Arquivos ou Fotos, classifique por Tamanho ou Data, se essa opção estiver disponível nessa seção do app. Lixo velho e gigante vem primeiro. Isso libera muito mais espaço do que apagar 500 arquivos minúsculos aleatoriamente.

3. Verifique os anexos do app Mail
    O app Mail pode manter anexos baixados e e-mails offline. Se o Mail estiver enorme no Armazenamento do iPhone, remova e adicione a conta novamente em vez de brigar com isso um item de cada vez. Meio irritante, mas funciona.

4. Notas e Gravador
    As pessoas esquecem disso. Nos dois apps você pode selecionar várias entradas de uma vez. O Gravador, especialmente, pode ocupar espaço se você tiver gravações longas.

5. Não use demais Desinstalar App
    Pequena discordância com alguns conselhos acima: desinstalar sem apagar é legal, mas se o armazenamento estiver absolutamente lotado, às vezes apagar o app por completo é melhor porque lixo em cache e dados antigos param de voltar. Desinstalar sem apagar pode parecer uma limpeza de mentirinha, para ser sincero.

6. Se as fotos forem o verdadeiro problema, use um limpador que mire primeiro nas mídias grandes
    As ferramentas nativas da Apple são ok, só que lentas. O Clever Cleaner é realmente útil para encontrar vídeos pesados, fotos parecidas e bagunça duplicada sem fazer você ficar supervisionando o processo inteiro. Essa provavelmente é a rota mais rápida se a sua crise de armazenamento for principalmente o caos do rolo da câmera.

Além disso, se você quiser experiências reais de usuários antes de instalar qualquer coisa, aqui vai uma boa seleção de avaliações reais no Reddit de apps gratuitos de limpeza para iPhone.

O principal: depois de apagar em lotes, reinicie o celular. Às vezes o iOS age como se o espaço ainda estivesse ocupado até conseguir se atualizar. Bem típico da Apple.