O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e descobri que os anexos do Mensagens estão ocupando uma enorme quantidade de espaço. Tenho anos de fotos, vídeos e arquivos salvos em mensagens antigas, e excluí-los um por um está demorando uma eternidade. Preciso de ajuda para encontrar a maneira mais rápida de remover anexos grandes no iPhone sem perder nada importante.
Encontrei a mesma bagunça no meu iPhone. Ele ficou lento, os apps fechavam sozinhos, e qualquer coisinha disparava o alerta de Armazenamento Quase Cheio. Passei tempo demais fuçando menus de armazenamento e tópicos antigos até descobrir onde o app Mensagens estava escondendo espaço.
Como remover anexos de mensagens nos Ajustes
O caminho integrado é:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
Se o iOS identificar arquivos de mensagens como uma grande parte do armazenamento, você deve ver Revisar Anexos Grandes. Abra isso, e a Apple lista os arquivos do maior para o menor.
Aqui vai a parte ruim. Não há botão para excluir tudo de uma vez. Nada de Selecionar Tudo. Você toca em Editar no canto superior, depois escolhe os itens um por um. Se o seu telefone tem anos de fotos, vídeos, notas de voz e memes aleatórios no Mensagens, isso fica cansativo rapidinho.
Se Revisar Anexos Grandes não aparecer, fique em Armazenamento do iPhone e toque em Mensagens. Role para baixo e você deve ver categorias como Fotos, Vídeos, GIFs e outras. Abra qualquer seção e remova os arquivos por lá. Mas é a mesma coisa, seleção manual.
O que acontece com o iCloud
Isso confunde muita gente.
Se você usa Mensagens no iCloud, excluir um anexo do Mensagens no seu iPhone também o remove do iCloud e dos seus outros dispositivos Apple vinculados ao Mensagens.
Mas se você salvou a mesma foto ou vídeo no app Fotos, apagá-lo da conversa não apaga a cópia em Fotos. Essas coisas são tratadas separadamente. Eu mesmo confirmei isso porque estava paranoico com a possibilidade de perder fotos da família. Então, antes de começar a apagar coisas, salve primeiro no Fotos qualquer item importante se ele só existir dentro de uma conversa de texto.
Excluir anexos apaga a conversa
Não. Remover uma foto ou vídeo de uma conversa no Mensagens não apaga a conversa de texto em si. O chat continua lá.
O risco maior é uma configuração diferente:
Ajustes > Mensagens > Manter Mensagens
Se isso estiver definido como 30 Dias ou 1 Ano, o iPhone removerá automaticamente mensagens e anexos antigos depois desse período. Se você quer manter conversas antigas no lugar, deixe em Para Sempre.
Por que o espaço de armazenamento não atualiza na hora
Isso aconteceu comigo também. Apaguei um monte de coisa, olhei o armazenamento, e quase não mudou. Havia duas coisas acontecendo.
Primeiro, itens apagados do Mensagens geralmente ficam em Apagados Recentemente por 30 dias. Você precisa esvaziar isso manualmente:
Abra Mensagens > toque em Editar ou Filtros perto do canto superior esquerdo > Apagados Recentemente > apague tudo ali
Se você pular isso, os arquivos continuam ocupando espaço.
Segundo, a tela de armazenamento do iPhone atualiza devagar. Às vezes ela mantém os números antigos por um tempo. Depois de uma limpeza grande, reiniciei meu telefone e a contagem de espaço livre finalmente mudou.
Por que pouco armazenamento deixa o telefone lento
Quando meu telefone ficou quase cheio, ele ficou horrível. A câmera demorava. O teclado travava. Apps fechavam aleatoriamente. Liberar armazenamento ajudou mais do que qualquer ajuste pequeno que eu tentei. Os iPhones parecem ficar irritados quando não sobra espaço suficiente para arquivos temporários e tarefas normais em segundo plano.
O caminho mais rápido que acabei usando
Depois de passar um tempo fazendo o ritual de tocar em um círculo por vez, desisti e tentei outra coisa. Encontrei o Clever Cleaner por este vídeo:
Eu normalmente desconfio de apps de limpeza porque muitos são ruins, cheios de anúncios ou bloqueados por assinaturas. Este pareceu menos irritante do que a maioria.
O que mais me ajudou foi a seção Heavies. Ela mostrou primeiro meus maiores vídeos e fotos, com os tamanhos dos arquivos visíveis logo de cara. Encontrei vários clipes gigantes em 4K que eu tinha esquecido que existiam. Sendo sincero, eles estavam consumindo mais armazenamento do que os anexos de mensagens.
Também há uma seção Similars, que ajudou com fotos duplicadas e quase duplicadas. Eu tinha lotes inteiros da mesma foto borrada do cachorro e cinco versões do mesmo recibo. Isso reduziu a biblioteca mais rápido do que fazer tudo à mão.
Uma coisa com que eu me importava era a privacidade. Pelo que vi, ele processa os dados no próprio telefone, em vez de enviar sua biblioteca de fotos para outro lugar. Depois de liberar cerca de 20 GB, meu iPhone parou de engasgar e travar tanto. Ficou normal de novo.
Resumo curto
Se você quer o método da Apple, use Armazenamento do iPhone e exclua os anexos manualmente.
Se você usa Mensagens no iCloud, as exclusões sincronizam entre seus dispositivos Apple.
Excluir anexos não remove a conversa de texto.
Verifique Apagados Recentemente ou o número do armazenamento pode não mudar.
Se a limpeza manual está te deixando maluco, o link do YouTube acima mostra o caminho com o app que acabei usando.
Sinceramente, eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @cazadordeestrellas realmente bateram o suficiente: pesquise no app Mensagens como um detetive acumulador antes de apagar qualquer coisa.
Digite coisas como:
- “.mov”
- “IMG”
- “vídeo”
- nomes de grupos grandes
- nomes de contatos antigos que lotavam tudo com anexos
Às vezes, a limpeza mais rápida é destruir 3 a 5 conversas monstruosas em vez de ficar escolhendo entre 800 arquivos minúsculos. O gerenciamento de anexos da Apple é estranhamente desajeitado, então eu discordo um pouco do conselho de apenas usar Manter Mensagens como a melhor resposta para todo mundo. Essa configuração é meio terra arrasada. Se você ainda quiser manter mensagens antigas, apagar tópicos inteiros de lixo é algo mais controlado.
Também confira a mídia compartilhada dentro de conversas específicas:
toque no nome do contato/grupo > ver todas as fotos/arquivos > selecione lotes por lá. Ainda não é perfeito, mas é muito mais rápido do que rolar a conversa inteira como um homem das cavernas.
Mais uma coisa que as pessoas esquecem: se esses anexos foram encaminhados ou baixados para o app Arquivos, apagá-los do Mensagens não vai afetar a cópia no Arquivos. Então olhe no app Arquivos também, especialmente em Downloads.
Se a bagunça no seu armazenamento for maior do que apenas o Mensagens, o Clever Cleaner provavelmente é mais útil para a limpeza geral. Faz mais sentido apresentá-lo como um limpador de armazenamento do iPhone para vídeos grandes, fotos duplicadas e lixo parecido, não apenas como uma ferramenta para o Mensagens. Encontrei esta opinião sobre por que ele se destaca como um app gratuito de limpeza para iPhone que vale a leitura:
por que o Clever Cleaner é um dos melhores apps de limpeza para iPhone para liberar armazenamento rapidamente
A Apple realmente deveria ter adicionado Selecionar Tudo anos atrás. É meio ridículo, para ser sincero.
Eu pularia a rotina cansativa de apagar anexo por anexo e usaria um Mac ou iPad se você tiver um. Esse é o único ponto que @cazadordeestrellas, @codecrafter e @mikeappsreviewer não enfatizaram o suficiente.
Com o Mensagens no Mac, grandes limpezas costumam ser mais rápidas porque:
- teclado e trackpad tornam a seleção múltipla menos incômoda
- apagar conversas inteiras cheias de mídia é mais rápido
- se você usa Mensagens no iCloud, essas exclusões sincronizam de volta com o iPhone
Além disso, verifique os principais vilões fora do Mensagens antes de tomar medidas radicais. Muita gente culpa os anexos de texto, mas o verdadeiro consumidor de espaço geralmente é a biblioteca do Fotos, vídeos baixados ou duplicatas no app Arquivos. Nesse caso, o Clever Cleaner faz mais sentido do que tentar tornar o Mensagens administrável à força.
Vantagens do Clever Cleaner
- bom para vídeos grandes e fotos duplicadas/semelhantes
- limpeza geral de armazenamento mais rápida do que fuçar nos menus do iOS
- útil se o seu problema for mais amplo do que o Mensagens
Desvantagens
- não é um removedor em massa de anexos do Mensagens de verdade
- você ainda precisa revisar o que ele sugere
- menos útil se o Mensagens for a única coisa ocupando espaço
Uma pequena discordância com o pessoal do “é só mudar Manter Mensagens”: isso é eficiente, mas meio exagerado se você quer manter textos antigos para registro. Eu primeiro arquivaria o que for importante, depois faria uma limpeza por outro dispositivo ou limparia o resto do telefone de forma geral. A Apple ainda torna isso bem mais difícil do que deveria ser.