O Facebook está ocupando muito armazenamento no meu iPhone mesmo depois de limpar o cache e excluir mídias antigas. Preciso de ajuda para remover os dados do app do Facebook, arquivos em cache e qualquer outra coisa que realmente libere espaço no iPhone sem perder informações importantes da conta.
Se o Facebook estiver ocupando uma enorme parte do armazenamento do seu iPhone, a parte irritante é que o iOS não oferece o mesmo botão fácil de limpar cache que os usuários do Android têm. Você precisa contornar isso um pouco.
O primeiro passo mais fácil é descarregar o app. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, toque em Facebook e depois escolha Desinstalar App. Isso remove o app em si, mas mantém seus dados de login e documentos, então, quando você reinstalá-lo pela tela inicial, normalmente não precisa entrar de novo nem lidar com a autenticação de dois fatores.
Descarregar pode limpar alguns arquivos inúteis, mas não é uma limpeza completa. Se o Facebook ainda estiver ocupando 2 GB ou 3 GB, você vai precisar apagá-lo completamente e reinstalá-lo. Você pode fazer isso na mesma tela de Armazenamento do iPhone ou pressionando e segurando o ícone do Facebook e tocando em Apagar App.
Essa exclusão completa é o que realmente limpa a pilha crescente de Documentos e Dados. Isso inclui imagens em cache, prévias de vídeo, scripts e outros arquivos temporários que o Facebook mantém. Suas publicações, fotos, amigos e conta não desaparecem porque isso fica armazenado pelo Facebook, não apenas no seu celular. O porém é que você sairá da conta, então certifique-se de saber sua senha antes.
Além disso, o Messenger é separado. Apagar o Facebook não limpa o armazenamento do Messenger. Se o Messenger também estiver inchado, você precisará descarregar ou apagar esse app separadamente.
Também há uma coisa menor que vale a pena limpar dentro do próprio Facebook: o cache do navegador interno do app. Abra o Facebook, toque em Menu com as três linhas e depois vá em Configurações e privacidade > Configurações. Role para baixo até Navegador e toque em Limpar ao lado de Cookies e cache. Provavelmente isso não vai liberar uma quantidade enorme de espaço, mas pode ajudar um pouco.
O que você precisa saber é que o Facebook vai começar a ocupar esse espaço de novo bem rápido. Se você rolar os Reels, abrir fotos, assistir a vídeos ou tocar em links, o app começa a reconstruir o cache porque é assim que ele carrega as coisas mais rápido depois. Então apagar e reinstalar pode ajudar, especialmente se o app estiver com falhas, mas geralmente é uma solução de curto prazo.
Eu costumava perder muito tempo fazendo isso com Facebook, Instagram e TikTok. Eu limpava algumas centenas de megabytes, sentia que tinha resolvido, e então o espaço sumia de novo quase imediatamente.
O que fez uma diferença maior foi olhar minha biblioteca de fotos. Era ali que estava a verdadeira bagunça: capturas de tela antigas, fotos borradas de recibos, imagens duplicadas, vídeos aleatórios e um monte de fotos quase idênticas que eu nunca me dei ao trabalho de limpar.
Se você está tentando evitar de verdade o aviso de Armazenamento cheio, Clever Cleaner vale a pena conhecer. Eu o encontrei depois de me cansar de apps de limpeza que queriam uma assinatura ou enfiavam anúncios em todo lugar.
É grátis, sem anúncios, sem versão pro paga e sem paywall. A aba Heavies é útil porque classifica suas fotos e vídeos pelo tamanho exato do arquivo, então você pode identificar rapidamente aquele vídeo antigo em 4K que está ocupando muito mais espaço do que você esperava.
A aba Similars foi a parte de que eu mais gostei. Ela agrupa fotos que são quase iguais, mostra os tamanhos dos arquivos e facilita manter a melhor e apagar o resto. Também há uma seção de capturas de tela, que para mim era uma enorme área de limpeza.
Outro ponto positivo é que a análise acontece no dispositivo. Suas fotos privadas não são enviadas para algum servidor aleatório só para descobrir o que parece semelhante.
Então sim, apague e reinstale o Facebook se precisar de um alívio rápido. Isso pode limpar arquivos temporários e corrigir alguns comportamentos estranhos do app. Mas, se você está fazendo isso toda semana só para manter seu iPhone utilizável, o Facebook provavelmente não é o principal problema. Sua biblioteca de fotos geralmente é onde está a limpeza maior.
Verifique a entrada do Facebook em Armazenamento do iPhone antes de reinstalá-lo, porque o número que você está vendo pode não ser apenas cache removível. Se disser que o app em si tem algumas centenas de MB, mas Documentos e Dados está enorme, excluir o app é a atitude certa. Se a maior parte do espaço estiver listada como tamanho do app, você não vai ganhar muito além de remover temporariamente o Facebook.
Concordo com o conselho de excluir e reinstalar, mas eu teria cuidado com as expectativas de limpar cache. A configuração dentro do Facebook para cookies do navegador é mínima em comparação com o cache de mídia de vídeos, reels, anúncios do marketplace, grupos e prévias de links. O iOS realmente não permite limpar essa parte de forma precisa. Desinstalar app é uma boa opção se você quiser uma redefinição rápida sem entrar novamente na conta, mas Excluir App por completo é a opção mais limpa se o armazenamento for o principal problema.
Depois de reinstalar, mude a forma como você o usa se não quiser o mesmo problema de volta em alguns dias. Evite deixar os vídeos reproduzirem automaticamente se essa configuração estiver disponível, não continue abrindo links do Facebook dentro do navegador do app, e verifique o Messenger separadamente porque ele pode guardar sua própria pilha de anexos. E depois de excluir apps grandes ou mídia, reinicie o telefone uma vez. Os números de armazenamento do iPhone às vezes demoram a atualizar até que o iOS os recalcule.
Não exclua o aplicativo até saber sua senha do Facebook e conseguir receber seu código de 2FA. Muitas pessoas só continuam conectadas porque a sessão do aplicativo ainda está ativa, depois o excluem para liberar armazenamento e descobrem que o e-mail de recuperação ou número de telefone está desatualizado.
A distinção útil é esta: “Remover da Tela de Início” não faz nada pelo armazenamento, “Desinstalar App” remove principalmente o pacote do aplicativo, e “Apagar App” é a opção que limpa os dados locais do Facebook no telefone. Se a tela de armazenamento mostrar o Facebook com um número grande em Documentos e Dados, desinstalar não é a ferramenta na qual eu confiaria. Isso pode deixar exatamente o lixo que você está tentando remover.
Eu faria nesta ordem:
- Vá para Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Facebook.
- Veja a divisão entre Tamanho do App e Documentos e Dados.
- Se Documentos e Dados estiver grande, escolha Apagar App, não Desinstalar App.
- Reinicie o iPhone depois que ele desaparecer.
- Reinstale o Facebook pela App Store apenas se você realmente precisar do aplicativo.
A reinicialização parece boba, mas o relatório de armazenamento do iPhone pode ser lento e teimoso. Às vezes o espaço já foi liberado, mas o gráfico ainda parece errado por um tempo. Eu esperaria alguns minutos após reiniciar antes de decidir que falhou.
Uma opção um pouco diferente: não reinstale o aplicativo de jeito nenhum. Use o Facebook no Safari por um tempo. Não é tão fluido, as notificações são piores, e alguns recursos são mais desajeitados, mas isso normalmente impede que o aplicativo reconstrua um cache gigante de mídia a cada poucos dias. Para alguém com pouco armazenamento, essa troca pode ser melhor do que ficar excluindo e reinstalando o aplicativo constantemente.
Há outro lugar que as pessoas esquecem de verificar: Safari e arquivos baixados. Se você abre links do Facebook no Safari, ou baixa vídeos/fotos do Facebook, esse armazenamento talvez não esteja mais em “Facebook”. Verifique Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites se você estiver de acordo com limpar logins/histórico dos sites, e verifique o app Arquivos em Downloads. Isso não vai limpar o cache do aplicativo do Facebook, mas pode explicar por que o número de armazenamento não cai tanto quanto o esperado.
O Messenger também é um problema à parte, como as respostas anteriores disseram. Excluir o Facebook não vai afetar conversas do Messenger, anexos, figurinhas, vídeos em cache ou qualquer outra coisa que o Messenger esteja armazenando. Se o Messenger estiver grande em Armazenamento do iPhone, trate isso separadamente.
A resposta direta é: não existe um equivalente real no iPhone para “excluir apenas o cache do Facebook e manter todo o resto”. Se você quer recuperar o máximo de armazenamento do Facebook, excluir totalmente e reinstalar é o método mais limpo. Se você quer que o espaço continue livre, use a versão web ou mude seu uso, porque Reels, vídeos, navegação por fotos, Marketplace e grupos vão encher o cache novamente rapidinho.
Excluir o Facebook não removerá fotos ou vídeos que você salvou dele na biblioteca do app Fotos do seu iPhone. Concordo em usar Apagar App em vez de Desinstalar App para o cache do Facebook, mas, se o armazenamento ainda parecer ruim depois disso, verifique Fotos > Apagados Recentemente e esvazie-o, porque a mídia excluída pode ficar lá ainda ocupando espaço por até 30 dias.