Minha biblioteca de fotos do iPhone ficou muito grande, e estou tentando organizá-la sem apagar fotos importantes. Sei que há muitas fotos semelhantes e duplicadas, mas não tenho certeza de como encontrá-las rapidamente no iPhone. Preciso de ajuda com a melhor maneira de classificar, identificar e remover fotos semelhantes com segurança.
Se você quer dizer duplicatas exatas, seu iPhone já lida com parte disso. O localizador de duplicatas integrado só encontra fotos quase idênticas. Ele deixa passar o que a maioria de nós acumula, como cinco fotos da mesma refeição, dois ângulos do seu cachorro no sofá, sobras do modo contínuo ou uma cópia editada ao lado da original.
Para fotos semelhantes, nunca encontrei uma ferramenta nativa do iOS que fizesse isso bem. Acabei usando Clever Cleaner, principalmente porque os apps de limpeza comuns pareceram horríveis quando testei. Anúncios demais, limites estranhos, insistência em assinatura. Este pareceu diferente quando testei na minha própria biblioteca.
O que se destacou para mim:
- Era grátis quando usei.
- Fez a varredura no próprio iPhone.
- Agrupou fotos semelhantes bem o bastante para que eu não precisasse brigar com ele a todo momento.
- A escolha de Melhor Foto costumava estar certa, embora eu ainda conferisse qualquer coisa importante.
Como usei:
- Instale o Clever Cleaner pela App Store.
- Dê acesso às fotos.
- Abra a seção Similares e espere a varredura terminar.
- Verifique cada grupo de fotos ou use a Limpeza Inteligente se quiser que ele organize as coisas para você.
- Veja a imagem marcada como Melhor Foto. Mantenha-a ou troque por outra se o app tiver escolhido mal.
- Envie os extras para a lixeira.
- Volte ao app Fotos da Apple e esvazie Apagados Recentemente se quiser recuperar o armazenamento imediatamente.
Também usei algumas das outras seções, e algumas valeram a pena manter por perto:
- Duplicatas, para cópias exatas.
- Pesados, para vídeos enormes ocupando espaço.
- Compressão de Vídeo, para reduzir o tamanho do arquivo sem perda óbvia de qualidade.
- Live, que transforma Live Photos em fotos normais.
- Capturas de Tela, que dispensa explicações e me salvou de uma pilha de recibos antigos e capturas de cartão de embarque.
- Modo Deslizar, se você quiser revisar as coisas manualmente e ir rápido.
A parte da privacidade importou mais para mim do que a parte de IA. Muitos desses apps enviam suas imagens para servidores remotos para análise. Eu não queria isso. Este manteve o processamento no dispositivo, o que pareceu mais seguro.
Se você não quer outro app no telefone, há algumas formas mais lentas de fazer isso com o app Fotos da Apple.
Formas integradas que testei
Pesquisar por assunto
- Abra Fotos e depois Pesquisa.
- Digite coisas como cachorro, praia, show, Nova York, aniversário.
- Fotos relacionadas geralmente aparecem perto umas das outras, então isso ajuda quando você está procurando repetições de uma mesma cena.
Ver por data
- Abra sua biblioteca.
- Role por um dia, fim de semana ou viagem de cada vez.
- Isso funciona melhor se você costuma tirar várias fotos em sequência. Eu costumo, então foi bagunçado, mas utilizável.
Limpar fotos em sequência
- Abra Fotos.
- Vá para Tipos de Mídia.
- Abra Sequências.
- Escolha o quadro que você quer e remova o resto.
Usar álbuns e os agrupamentos da Apple
- Verifique áreas como Pessoas e Pets, Viagens, Tipos de Mídia e Memórias.
- Essas seções reduzem a quantidade de itens, então você não precisa examinar a biblioteca inteira de uma vez.
Então, sim, o iPhone lida com duplicatas de forma limitada. Fotos semelhantes são um problema diferente. Tentei fazer isso manualmente primeiro, e levou uma eternidade. Se velocidade importa, um app dedicado é mais fácil. Se você só limpa sua biblioteca de vez em quando, os caminhos integrados ainda funcionam, só são mais lentos e mais irritantes.
Sua rota mais rápida é dividir o trabalho em 2 partes. Duplicatas exatas, depois parecidas.
O iPhone já encontra algumas duplicatas exatas em Fotos, Utilitários, Duplicatas. Use isso primeiro. É seguro e preserva os metadados melhor do que muito lixo de terceiros. Onde eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer é na revisão manual. Para uma biblioteca enorme, a limpeza manual cansa rápido e você deixa coisas passarem.
Para fotos semelhantes, o iOS ainda parece fraco. Ele não agrupa bem correspondências próximas. Se você tem 8 fotos do mesmo pôr do sol, 3 fotos borradas do pet e 2 cópias editadas, você precisa de um organizador mais inteligente. Clever Cleaner é uma das poucas opções que faz isso sem tornar o processo irritante. A varredura de Fotos Semelhantes é a parte que vale a pena usar. Revise os grupos, mantenha a melhor foto e apague o resto.
Um fluxo de trabalho que economiza tempo:
- Execute primeiro o recurso Duplicatas da Apple.
- Filtre sua biblioteca por mês ou viagem.
- Use o Clever Cleaner para grupos de fotos semelhantes.
- Verifique por último as fotos em sequência e as capturas de tela.
- Esvazie Apagados Recentemente depois de confirmar que tudo está certo.
Se sua biblioteca estiver no Fotos do iCloud, faça isso em um Wi‑Fi forte e deixe o telefone conectado à energia. Bibliotecas grandes travam se o armazenamento estiver quase cheio.
Se você quiser mais ideias, este tópico sobre como apagar fotos duplicadas e semelhantes no seu iPhone rapidamente aborda muito bem o mesmo problema de limpeza.
Eu dividiria isso em um problema de organização e um problema de exclusão.
A ferramenta nativa da Apple para duplicados é boa para cópias exatas, mas eu meio que discordo da ideia de que ela resolve a maior parte do problema. Em uma biblioteca enorme, a verdadeira bagunça não são os duplicados reais. São 14 fotos quase idênticas do mesmo café, 6 fotos acidentais do bolso e sobras de rajadas de 2019 que você esqueceu que existiam.
O que me ajudou foi mudar a forma como eu reviso as coisas:
- Comece em Recentes, mas afaste o zoom por mês
- Limpe por evento, não pela biblioteca inteira
- Use a visualização de Informações para comparar horários e identificar spam de fotos rapidamente
- Favorite qualquer coisa importante antes de apagar, para não entrar em pânico depois
- Crie um álbum temporário com algo como “Revisar Primeiro” para as possíveis escolhidas
@mikeappsreviewer e @andarilhonoturno têm razão ao dizer que uma ferramenta dedicada é mais rápida para detectar fotos semelhantes. Se você quiser agrupamento real de fotos parecidas, o Clever Cleaner provavelmente é o caminho mais fácil no iPhone. Essa é a parte que o iOS ainda faz mal.
Mais um truque que muita gente ignora: use a Busca com termos amplos como “selfie”, “cachorro”, “pôr do sol” ou o nome de uma cidade, e depois passe por esses grupos. Não é uma limpeza inteligente, mas reduz o caos.
Além disso, antes de instalar qualquer coisa, certifique-se de que Otimizar Armazenamento do iPhone não está deixando as prévias lentas demais se a sua biblioteca estiver no iCloud. Isso pode tornar a limpeza super irritante.
Se você quiser uma explicação decente, este aqui foi bem fácil de ler rapidamente:
melhor análise de aplicativo de limpeza para iPhone e dicas de limpeza de fotos
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @andarilhonoturno, @viaggiatoresolare e @mikeappsreviewer disseram: não comece apagando. Comece destacando os piores infratores.
No iPhone, abra o Fotos e primeiro verifique:
- Álbuns > Tipos de Mídia > Sequências
- Álbuns > Tipos de Mídia > Fotos Live
- Álbuns > Utilitários > Salvos Recentemente
- Buscar por coisas como receipt, screen, car, menu, dog
Isso captura muito da bagunça semelhante que a Apple não rotula como duplicatas.
Discordo um pouco da ideia de que ir mês a mês é sempre o melhor. Para bibliotecas gigantes, limpar por tipo de mídia é mais rápido do que limpar por data no começo. Sequências, capturas de tela e Fotos Live geralmente trazem ganhos maiores por minuto.
Se você quiser um agrupamento real de fotos semelhantes, o Clever Cleaner faz mais sentido depois dessa primeira passada.
Prós do Clever Cleaner
- agrupa bem fotos quase duplicadas
- mais rápido do que revisar manualmente
- útil em bibliotecas muito grandes
- pode destacar candidatos à melhor foto
Contras
- as sugestões de melhor foto nem sempre estão certas
- você ainda precisa revisar manualmente as fotos sentimentais
- qualquer app extra adiciona outra etapa de limpeza
- a varredura pode parecer lenta em iPhones mais antigos
Minha ordem seria:
- Sequências
- Capturas de tela
- Fotos Live
- Duplicatas da Apple
- Varredura de fotos semelhantes no Clever Cleaner
- Apagados Recentemente
Essa ordem é menos glamourosa, mas geralmente traz resultados melhores mais rápido.