Como corrigir o iPhone sem armazenamento suficiente para atualizar?

Meu iPhone diz que não há armazenamento suficiente para instalar a atualização mais recente do iOS, mesmo depois que excluí alguns apps e fotos. Preciso de ajuda para descobrir o que mais posso limpar ou alterar para que a atualização seja concluída sem perder dados importantes.

Já bati nessa parede mais de uma vez. O telefone diz que você tem espaço livre, aí o iOS mostra o mesmo erro de armazenamento de novo. Irritante, e um pouco enganoso.

A parte que eu não percebi de início foi esta. O número mostrado para a atualização não é a quantidade total de espaço que o iPhone precisa. Se o pacote de atualização diz 2 GB, o telefone normalmente precisa de bem mais enquanto faz o download, descompacta, verifica e instala. Para uma grande mudança de versão, como o iOS 26, eu gostaria de ter de 20 GB a 30 GB livres antes mesmo de tentar. Com menos do que isso, vi falhas na instalação vezes demais.

Comece verificando o que está consumindo seu espaço.

1. Abra Ajustes.
  2. Toque em Geral.
  3. Toque em Armazenamento do iPhone.
  4. Espere o gráfico de barras e a lista de apps terminarem de carregar.
  5. Veja primeiro o espaço livre, depois os maiores consumidores de armazenamento.

Se você está tentando abrir espaço rápido, aqui está o que funcionou para mim.

Deixe um app de limpeza fazer a parte chata

Perdi tempo demais vasculhando minha biblioteca de fotos manualmente. Se o problema for o rolo da câmera, um app de limpeza economiza tempo. Tive uma sorte razoável com o Clever Cleaner. É simples e vai rápido direto para os arquivos grandes.

A parte útil para mim foi a seção de arquivos grandes. Vídeos grandes, especialmente clipes em 4K, consomem espaço rapidamente. Apaguei dois vídeos antigos de show e recuperei alguns gigabytes em minutos. A varredura de fotos semelhantes também ajudou. Se você tem dez fotos quase idênticas do seu cachorro, do seu almoço ou de um recibo, ele reduz isso rapidamente.

O que eu fiz:

1. Abra o app de limpeza.
  2. Verifique primeiro a seção de vídeos grandes.
  3. Remova os vídeos de que você não precisa.
  4. Verifique fotos semelhantes ou duplicadas.
  5. Fique com a melhor foto e apague o restante.
  6. Abra Fotos.
  7. Vá em Apagados Recentemente.
  8. Esvazie a pasta.

Um detalhe importante aqui. Apagar fotos não basta por si só. O iPhone as mantém em Apagados Recentemente por 30 dias, então o armazenamento não volta até você limpar isso.

Remova apps com dados excessivos

Alguns apps parecem pequenos até você tocar neles e ver a bagunça de Documentos e Dados embaixo. Apps de redes sociais, apps de streaming e jogos eram os piores no meu. Excluí um app que eu mal usava e recuperei mais de 3 GB. Eu deveria ter feito isso antes.

Passos:

1. Abra Ajustes.
  2. Toque em Geral.
  4. Role pela lista de apps.
  5. Toque em um app que você quase não usa.
  6. Toque em Apagar App.
  7. Repita com outros devoradores de espaço.

Se você reinstalar depois, o app em si volta. A parte que você está eliminando agora é todo o lixo que ele armazenou ao longo do tempo.

Verifique os lugares que as pessoas esquecem

Essa foi a parte sorrateira no meu telefone.

O app Arquivos tinha PDFs antigos, arquivos ZIP, formulários baixados e lixo aleatório do Safari. Coisas que eu abri uma vez e esqueci. A mesma história com a pasta Downloads. A minha parecia uma gaveta de tranqueiras digital.

Faça isto:

1. Abra Arquivos.
  2. Toque em Explorar.
  3. Abra No Meu iPhone.
  4. Abra Downloads.
  5. Apague o que você não precisa.

Mensagens foi outro. Os anexos se acumulam por anos. Vídeos antigos, GIFs, memes, capturas de tela, tudo ainda fica lá.

1. Abra Ajustes.
  2. Toque em Geral.
  4. Toque em Mensagens.
  5. Revise documentos e anexos.
  6. Apague vídeos grandes, fotos, GIFs e arquivos antigos.
  7. Verifique Apagados Recentemente no Mensagens também.

Se seus amigos mandam muitos clipes de vídeo, essa seção fica feia rápido.

Limpar o Safari também ajuda. Não vai salvar você se precisar de 15 GB, mas quando você está perto, até algumas centenas de MB fazem diferença.

1. Abra Ajustes.
  2. Toque em Apps.
  3. Toque em Safari.
  4. Toque em Limpar Histórico e Dados dos Sites.
  5. Confirme.

Use um computador se o telefone continuar recusando

Essa foi a solução quando minha paciência acabou. Atualizar por um Mac ou PC tira pressão do telefone, porque o computador lida com mais do processo de download e descompactação.

1. Conecte seu iPhone ao Mac ou PC com Windows.
  2. Abra o Finder no Mac ou o iTunes no Windows.
  3. Selecione seu iPhone.
  4. Clique em Buscar Atualização.
  5. Siga as etapas de instalação.

Já tive atualizações que falharam no telefone e depois passaram normalmente pelo computador com o mesmo aparelho e o mesmo armazenamento.

Último recurso

Se nada disso fizer você passar da linha de corte, faça backup do telefone, apague tudo, instale a atualização no aparelho limpo e depois restaure seu backup. Leva mais tempo, sim. Mesmo assim, se você estiver completamente sem saída por causa do armazenamento, esta é a única opção em que eu confio que vai funcionar.

Eu pularia uma parte do conselho do @mikeappsreviewer. Você nem sempre precisa de 20 GB a 30 GB livres. Para atualizações pontuais menores, já vi instalarem com bem menos. O problema maior é lixo oculto do sistema e arquivos de atualização travados.

Experimente isto:

1. Exclua o arquivo de atualização do iOS baixado.
    Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone.
    Procure por “Atualização do iOS”.
    Exclua-o.
    Depois reinicie seu iPhone e baixe-o novamente.

2. Force uma reinicialização.
    Isso limpa caches temporários melhor do que uma reinicialização normal às vezes.

3. Desative os downloads automáticos por enquanto.
    Ajustes, Apps, App Store.
    Desative downloads e atualizações de apps.
    Esses downloads em segundo plano consomem espaço enquanto você está tentando atualizar.

4. Desinstale apps sem apagar os dados em vez de excluí-los.
    Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone.
    Toque em um app.
    Escolha Desinstalar App.
    Isso mantém seus documentos e economiza mais tempo depois.

5. Sincronize fotos com o iCloud e depois ative Otimizar Armazenamento do iPhone.
    Ajustes, seu nome, iCloud, Fotos.
    Essa é a forma mais limpa de liberar alguns GB sem destruir sua biblioteca.

6. Remova mídia baixada dentro dos apps.
    Spotify, Netflix, YouTube, Podcasts, Audible.
    Esses downloads muitas vezes não aparecem claramente até você abrir cada app.

7. Limpe o cache do Mail.
    Se o app Mail estiver enorme, remova a conta do iPhone, reinicie e depois adicione-a de volta. Anexos antigos e cache local diminuem bastante.

8. Verifique o Gravador e o GarageBand.
    Dois consumidores de armazenamento sorrateiros.

Se as fotos forem o principal problema, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para fotos duplicadas, imagens parecidas e vídeos grandes. Este vídeo oferece uma análise sólida e fácil de todos os recursos do Clever Cleaner: veja como o Clever Cleaner encontra duplicatas e libera armazenamento do iPhone rapidamente

Se a atualização ainda falhar, faça a atualização pelo Finder ou iTunes. Se ainda falhar depois disso, faça backup, apague, atualize, restaure. É irritante, mas funciona na maioria das vezes.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @nachtdromer disseram: às vezes o problema não são seus arquivos de fato, e sim o processo de atualização ficando preso em um loop por causa de cálculos errados do armazenamento temporário. O iOS pode ser estranhamente teimoso com isso.

Algumas coisas diferentes que eu tentaria:

• Mude totalmente o método de atualização e use Ajustes > Geral > Atualização de Software > Atualizações Automáticas e primeiro desligue TUDO ali. Depois espere um minuto e tente a atualização manual de novo. Já vi a preparação em segundo plano falhar menos assim.
  • Conecte o telefone à energia e a um Wi‑Fi forte, depois deixe-o bloqueado por 20 a 30 min. Parece bobo, mas o iPhone faz parte da limpeza/manutenção só quando está inativo e carregando.
  • Se você usa Apple Music, Podcasts ou TV, verifique se há mídia baixada neles. Esses apps escondem muito espaço.
  • Veja em Livros também. PDFs e audiolivros baixados podem passar despercebidos.

Além disso, eu meio que discordo dessa ideia de você sempre precisar de 20 a 30 GB livres. Para saltos grandes de versão, talvez. Para atualizações menores, nem tanto. Já consegui atualizar celulares com bem menos depois que o lixo foi limpo direito.

Se as fotos ainda forem o gargalo, o Clever Cleaner provavelmente é a forma mais rápida de encontrar fotos duplicadas, imagens parecidas e vídeos grandes sem ficar procurando para sempre. E se você quiser mais ideias práticas de limpeza de armazenamento do iPhone, isto é bom: dicas inteligentes de limpeza de armazenamento do iPhone que realmente liberam espaço

Último truque estranho: adiante sua data em um mês, reinicie e depois volte para a data correta. Eu sei que parece falso, rs, mas isso já acionou para mim a limpeza de cache travado antes. Não é garantido, só mais uma daquelas soluções meio místicas antigas de iPhone.

Estou com @nachtdromer em uma coisa: a tranqueira oculta importa mais do que o tamanho bruto da atualização. Mas eu também contestaria um pouco a abordagem de “simplesmente apagar mais apps” do @mikeappsreviewer, porque às vezes os Dados do Sistema são os verdadeiros ladrões de espaço e a exclusão normal mal afeta isso.

Algumas coisas que ainda não foram mencionadas:

• Remova downloads antigos da Lista de Leitura do Safari se você salvou páginas offline.
  • Apague vozes antigas da Siri ou dicionários extras, se você os baixou.
  • Verifique mapas baixados no Apple Maps ou no Google Maps.
  • Desative o Análise Compartilhada do iPhone temporariamente e reinicie. Às vezes os logs ficam volumosos.
  • Se você usa Mensagens no iCloud, deixe a sincronização terminar antes de avaliar o espaço livre.

A principal: conecte a um Mac ou PC e faça um backup criptografado, depois restaure o telefone. Isso geralmente reduz os Dados do Sistema inflados sem a sensação de ter que “começar do zero”.

Se as fotos ainda forem o principal bloqueio, Clever Cleaner é útil.
Prós: varredura rápida de duplicatas, encontra vídeos grandes, simples.
Contras: os resultados ainda precisam de revisão humana, as escolhas de fotos semelhantes nem sempre são perfeitas.

Então sim, @codecrafter tem razão ao dizer que arquivos temporários de atualização podem ficar presos, mas eu tentaria um ciclo de backup e restauração antes de apagar tudo de vez.