Estou tentando apagar fotos duplicadas ou semelhantes no meu iPhone, mas quero comparar duas fotos lado a lado primeiro para não remover a melhor por engano. Tirei várias fotos do mesmo momento, e ficar alternando entre elas no app Fotos está dificultando a decisão. Existe algum recurso nativo do iPhone ou uma maneira fácil de visualizar fotos lado a lado antes de apagar uma?
Olhar uma pilha de fotos quase duplicadas do iPhone parece fácil até você estar 20 minutos nisso, dando zoom em duas fotos quase idênticas do mesmo cachorro e esquecendo qual delas tinha o melhor foco. Eu mesmo passei por essa bagunça, e geralmente existem duas tarefas diferentes quando as pessoas dizem comparar fotos. Essas tarefas precisam de ferramentas diferentes.
Se você quer uma única imagem lado a lado
O app Atalhos integrado dá conta do recado se o seu objetivo for criar uma imagem combinada, como um antes e depois, uma comparação rápida ou algo que você queira mandar para alguém.
Aqui está a configuração:
- Abra o Atalhos e toque no botão de mais.
- Adicione Selecionar Fotos e depois ative Selecionar Várias.
- Adicione Combinar Imagens e depois defina como Horizontalmente.
- Adicione Salvar em Fotos.
- Salve o atalho com o nome que quiser.
- Execute, escolha duas fotos, e ele salva uma versão unida na sua biblioteca.
Usei isso algumas vezes para enviar comparações. Funciona. O porém é simples. Ele cria uma nova imagem, então agora você fica com um terceiro arquivo ali. Bom para compartilhar, ruim para limpeza. Se a sua biblioteca está lotada com dez cópias do mesmo pôr do sol, isso não ajuda em nada a escolher o que fica.
Por que o app Fotos cansa rápido
Eu tentei do jeito normal primeiro. Abrir uma foto, deslizar, voltar, dar zoom, apertar os olhos, esquecer como a última era, repetir. É desajeitado. Se você está verificando desfoque, exposição ou se alguém piscou, seu cérebro começa a perder detalhes depois de algumas trocas. No fim, você acaba guardando todas porque apagar a errada parece pior do que desperdiçar espaço.
É assim que uma biblioteca chega a 15.000 fotos e você ainda não sabe o que pode remover com segurança.
Outro ponto irritante: a visibilidade do tamanho dos arquivos é fraca no app Fotos nativo. Principalmente para vídeos, você precisa abrir os itens um por um e tocar em Info. Não existe uma visualização adequada do maior para o menor. Não há uma forma rápida de ver o que está consumindo armazenamento.
O que funcionou melhor para mim
Para a parte da limpeza de fato, Clever Cleaner cuida do que o app Fotos não faz. É grátis, sem anúncios, sem barreira de assinatura, o que eu não esperava.
A parte com a qual eu mais me importava era a seção Similars. Ela escaneia sua biblioteca de fotos e agrupa fotos que são quase iguais. Pense em fotos em sequência, pequenas mudanças de ângulo, cinco tentativas do mesmo retrato, tudo isso.
- Abra o Clever Cleaner e vá para Similars.
- Deixe ele escanear sua biblioteca. Se você tiver um rolo da câmera enorme, dê alguns minutos.
- Ele agrupa fotos parecidas.
- Em cada grupo, ele marca uma Best Shot sugerida.
- Confira o grupo você mesmo. O app tenta identificar a imagem mais limpa analisando problemas como desfoque ou olhos fechados.
- Use Smart Cleanup se quiser que ele remova os extras rapidamente, ou revise cada conjunto manualmente.
- Os arquivos excluídos vão primeiro para a lixeira do app.
- Esvazie a lixeira depois, quando tiver certeza.
Gostei dessa parte porque elimina essa ida e volta idiota. Você vê as fotos parecidas juntas, que é como isso deveria funcionar desde o começo no iPhone.
Para armazenamento, olhe primeiro os arquivos grandes
É aqui que as pessoas perdem tempo. Apagar 300 capturas de tela parece produtivo, aí um vídeo antigo em 4K acaba sendo maior do que todas elas juntas.
A aba Heavies organiza os arquivos do maior para o menor e mostra o tamanho exato. Isso leva você rapidamente aos verdadeiros vilões do armazenamento. No meu caso, vídeos antigos eram o principal problema, não fotos.
A aba Screenshots também é mais útil do que a pasta padrão de capturas de tela no Fotos porque mostra os tamanhos dos arquivos ali mesmo antes de você remover qualquer coisa.
Também existe uma visualização Swipe. As fotos são agrupadas por mês, depois você vai uma por vez, esquerda para apagar, direita para manter. Os tamanhos aparecem enquanto você organiza, então você vê quanto espaço está recuperando conforme avança pela pilha. É meio simples, mas mantém o processo andando.
Parte da privacidade
Uma coisa que verifiquei antes de usar: o processamento fica no dispositivo. As fotos não são enviadas para algum servidor externo. Para álbuns pessoais, fotos de família, recibos, coisas privadas, seja o que for, eu prefiro manter tudo local.
Então foi nisso que cheguei. O Atalhos é bom quando você quer exportar duas imagens para um único arquivo combinado. Para organizar duplicadas, escolher a melhor foto e encontrar o que está devorando o armazenamento, isso é um problema separado, e o Clever Cleaner fez um trabalho melhor para mim.
O iPhone não oferece uma visualização verdadeira de comparação lado a lado dentro do app Fotos. Essa é a parte irritante. Você desliza para frente e para trás, dá zoom, esquece o que viu e depois acaba mantendo as duas fotos mesmo assim.
Eu dividiria isso em 2 casos de uso.
Se você quiser colocar duas fotos do iPhone uma ao lado da outra em uma única imagem, use o caminho dos Atalhos. Este guia explica isso de forma clara, como combinar duas fotos do iPhone lado a lado para facilitar a comparação. Ajuda nas verificações visuais, mas cria um novo arquivo, então para limpeza eu não gosto muito.
Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em uma coisa. Criar primeiro uma imagem lado a lado é lento se seu objetivo for apagar duplicatas rapidamente. Isso adiciona mais uma foto para organizar depois.
Para exclusão, sua melhor opção integrada é Álbuns, Duplicados. O iPhone mescla duplicatas exatas, mas não detecta quase duplicatas de fotos em sequência ou pequenas mudanças de pose.
Para esses casos, o Clever Cleaner é mais útil. Os grupos de fotos semelhantes economizam tempo, e você analisa os conjuntos antes de apagar. Isso chega mais perto da decisão lado a lado que você quer, sem fazer aquela dança idiota de deslizar 50 vezes. Eu usei para uma rolagem da câmera bagunçada e isso reduziu a bagunça bem rápido.
Honestamente, se o seu objetivo é decidir qual foto excluir, eu não ficaria obcecado em primeiro criar uma visualização literal lado a lado. @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas já cobriram a parte de combinar imagens, mas para limpeza isso me parece meio ao contrário. Você acaba criando outra foto enquanto tenta remover fotos. Lógica bem de iPhone, rs.
O que eu faço em vez disso:
- Abra as duas fotos no Fotos
- Toque em Editar na primeira e verifique a nitidez/exposição
- Deslize para cima para ver as informações se necessário
- Favorite a melhor
- Exclua a pior depois de comparar
Um pequeno truque que ajuda mais do que as pessoas mencionam: use a tira de miniaturas no modo Editar. Quando você abre uma foto e toca em Editar, pode navegar pelas fotos próximas muito mais rápido do que deslizando normalmente. Não é uma verdadeira tela dividida, mas provavelmente é o fluxo de comparação integrado mais próximo que não cria arquivos extras.
Além disso, se essas fotos vieram do modo sequência, toque na pilha da sequência e use Selecionar…. O iPhone realmente permite revisar os quadros da sequência e manter apenas os melhores. Essa parte é bem melhor do que a limpeza normal de duplicatas.
Para bagunças maiores, eu ainda usaria o Clever Cleaner porque ele agrupa fotos semelhantes de uma forma mais prática para excluir duplicatas e quase duplicatas. Isso é mais útil do que ficar alternando manualmente entre duas selfies quase idênticas até seus olhos pararem de funcionar. Se você quiser dar uma olhada rápida, este vídeo mostra o fluxo de limpeza com bastante clareza: veja como o Clever Cleaner encontra fotos semelhantes no iPhone
Então, resumindo: não há uma comparação nativa real lado a lado no Fotos, mas tira de miniaturas no modo Editar + seleção de sequência + Favoritos é a melhor solução alternativa integrada. Depois, use o álbum Duplicatas para cópias exatas e o Clever Cleaner para aquelas fotos do tipo “mesmo momento, foto ligeiramente diferente”.
Estou com @boswandelaar em um ponto e não em outro. Sim, o app Fotos do iPhone ainda não tem um modo de comparação de verdade, mas eu não me daria ao trabalho de criar uma imagem lado a lado unida, a menos que você realmente queira manter essa foto combinada. Para excluir, isso só adiciona bagunça.
Um truque nativo melhor que não tem recebido destaque suficiente:
- Coloque as duas fotos em um álbum temporário primeiro
- Abra esse álbum e toque em Selecionar
- Toque em cada foto alternadamente para visualizá-las do mesmo lugar
- Use o zoom com pinça na mesma área focal todas as vezes
- Marque a vencedora com uma legenda como KEEP ou torne-a Favorita
- Depois classifique o álbum mais tarde e exclua a mais fraca
Por que isso ajuda: o contexto fica mais concentrado. Ficar pulando pela biblioteca inteira é o que torna as comparações irritantes.
Além disso, se as duas fotos foram tiradas com segundos de diferença, verifique o horário em Informações. Às vezes, a mais recente tem melhor processamento HDR ou travamento de foco, especialmente em fotos noturnas.
Sobre o Clever Cleaner: ele é realmente útil para quase duplicatas porque agrupa imagens semelhantes em vez de apenas cópias exatas.
Prós:
- encontra fotos parecidas
- sugere a melhor imagem
- mais rápido para bibliotecas enormes
- processamento local/no dispositivo é um ponto positivo
Contras:
- as sugestões de melhor foto nem sempre são as que você escolheria
- você ainda precisa revisar manualmente as fotos sentimentais
- mais um app no fluxo de trabalho se você preferir usar só ferramentas da Apple
Então, minha opinião em comparação com @cacadordeestrelas e @mikeappsreviewer: não insista demais em um verdadeiro modo lado a lado. Para limpeza, agrupamento rápido vence layout perfeito. Nativo para pequenos lotes, Clever Cleaner para centenas.