Verifiquei o Armazenamento do iPhone e os tamanhos dos apps não parecem corresponder ao armazenamento total que está sendo usado. Parece que há espaço faltando em algum lugar, e não consigo descobrir se são dados do sistema, arquivos em cache ou um bug. Alguém já resolveu isso ou encontrou uma maneira de ver o que realmente está ocupando armazenamento?
Por que o armazenamento de ‘Aplicativos’ do iPhone parece errado
Passei por isso no meu próprio celular e foi enlouquecedor. Somei os tamanhos dos apps um por um, vi um monte de entradas de 500 MB e 1 GB, depois olhei para o gráfico de armazenamento e o iOS dizia que Aplicativos estava consumindo 50 GB. Parecia falso.
Depois de mexer nisso por tempo demais, descobri que esse número não corresponde apenas aos apps que estão na Tela de Início. Na página Armazenamento do iPhone, a categoria Aplicativos geralmente reúne vários tipos de dados em um só bloco.
O que entra em ‘Aplicativos’
Pelo que vi, geralmente inclui:
-
Binário do app
O próprio app instalado, o código da App Store. -
Arquivos de suporte
Coisas de que o app precisa para funcionar, recursos de idioma, itens incluídos no pacote, componentes baixados. -
Dados do usuário
Logins, ajustes salvos, arquivos locais, preferências. -
Cache
Muitas vezes esta é a parte maior. Imagens de feed, mídia temporária, recursos de jogos, miniaturas de chats, sobras de streaming.
Então, se os totais não batem com o que você esperava, normalmente seu celular não está mentindo. Ele está contando mais do que o tamanho visível do pacote do app.
Por que os números parecem inconsistentes
O iOS faz um trabalho confuso ao mostrar isso de forma clara. Toque em um app e talvez você veja parte do armazenamento dele separada em Documentos e Dados. Depois, a barra de resumo no topo parece incluir parte disso de volta em Aplicativos de qualquer forma.
Para mim, piorou depois de uma atualização do iOS. O celular parecia reindexar o armazenamento e, por um tempo, arquivos temporários antigos ou sobras da atualização pareciam armazenamento de app. Um dia depois, alguns números mudaram de novo. Então é, o rótulo nem sempre fica estável de imediato.
Os suspeitos de sempre
Os maiores vilões de armazenamento para mim foram apps com carregamento constante de mídia:
- TikTok
- Telegram
- YouTube
- Jogos com recursos baixáveis
Esses apps acumulam cache rapidamente. Às vezes o cache é óbvio, às vezes quase não aparece na lista por app, mas a barra superior continua inflada.
Por que seu celular começa a ficar ruim
No meu iPhone 13, pouco espaço livre fez tudo parecer estranho. A câmera travava. O toque parecia responder com atraso. Alguns apps fechavam sem motivo claro.
Pelo que percebi, quando o armazenamento fica apertado, o iOS tem menos espaço para arquivos temporários do sistema. Isso prejudica o desempenho do dia a dia mais do que as pessoas imaginam. O celular nem precisa estar 100 por cento cheio. O meu já estava ruim antes de chegar no limite.
O que tentei primeiro
Comecei com os passos normais de limpeza.
Desinstalar apps sem apagar dados
Isso remove o app em si, mas mantém seus dados. Liberou algum espaço, embora não muito no meu caso.
Apagar e reinstalar os maiores apps
Isso funcionou melhor. Reinstalar eliminou lixo de cache oculto de alguns apps. Mesmo assim, fazer isso manualmente em vários apps foi irritante e demorado.
O que me ajudou a identificar o problema real
O que mais me surpreendeu foi quanto espaço não vinha de apps. Era mídia antiga que eu tinha esquecido que existia.
Usei Clever Cleaner depois que um amigo comentou sobre ele. Não confio na maioria dos apps de limpeza, então eu esperava o lixo de sempre. Este pareceu diferente porque não encontrei anúncios, paywalls nem aquela rotina falsa de scan complete que alguns apps fazem.
A parte que acabei usando mais foi a seção Heavies. Ela mostrava meus maiores arquivos com o tamanho exato. Isso deixou o problema óbvio rapidamente. Encontrei gravações de tela antigas, clipes gigantes em 4K e vídeos salvos aleatórios que eu tinha esquecido. Alguns deles eram maiores do que apps inteiros.
Também há uma seção Similars para fotos duplicadas ou quase duplicadas. Eu tinha muitas fotos repetidas de tentativas de conseguir uma imagem decente. Apagar isso foi chato, mas fácil.
O que mudou depois da limpeza
Depois que removi cerca de 20 GB de lixo, o gráfico de armazenamento parou de parecer ridículo. A seção Aplicativos caiu para mais perto do que eu esperava, e o celular voltou a parecer mais rápido. Menos travamentos, menos pausas estranhas.
Se o seu iPhone diz que Aplicativos está enorme, eu verificaria primeiro os caches dos apps e depois olharia com atenção para a sua biblioteca de mídia. No meu caso, o total de apps estava inflado por cache oculto e uma pilha de arquivos esquecidos. Liberar espaço resolveu mais coisas do que eu imaginava.
Se o seu celular está lento e a barra de armazenamento está vermelha, não ignore isso. Vasculhe os apps grandes, limpe o lixo e dê ao iOS algum espaço vazio para trabalhar. Isso me ajudou mais do que qualquer ajuste de configuração que tentei.
Sim. Já vi isso em alguns iPhones e não concordo totalmente com @mikeappsreviewer em uma parte. Nem sempre é cache oculto de apps. O relatório de armazenamento do iOS também é impreciso, especialmente logo após uma atualização, restauração ou indexação pesada de fotos.
O que eu verificaria primeiro:
-
Reinicie o telefone e depois espere algumas horas.
Às vezes, os totais de armazenamento são recalculados com atraso. -
Compare três categorias.
Aplicativos, iOS/Dados do Sistema, Fotos.
Muito do espaço ausente vai parar em Fotos ou Dados do Sistema, não em apps. -
Veja o Mensagens.
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens.
Os anexos ficam enormes e as pessoas deixam isso passar o tempo todo. -
Verifique a mídia baixada.
Netflix, Spotify, YouTube, Podcasts, dados offline do Maps. Isso frequentemente se mistura ao armazenamento do app. -
Problema de sincronização.
Se o Fotos do iCloud ou Mensagens no iCloud estiver travado, arquivos temporários locais se acumulam.
Se você quiser uma maneira mais rápida de identificar os maiores arquivos, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Ele ajuda a encontrar vídeos pesados e fotos duplicadas, que é onde muito do armazenamento falso de apps acaba aparecendo. Também achei esta análise útil para entender o que ele faz em linguagem simples: veja a análise do Clever Cleaner no Fossbytes e os resultados dos testes
Resumindo, sim, os números muitas vezes não batem. Às vezes é cache. Às vezes é lixo de indexação. Às vezes o iOS está sendo o iOS.
Sim, vi isso. E eu meio que discordo um pouco do @mikeappsreviewer. A barra de Aplicativos nem sempre é um número honesto da soma dos tamanhos dos apps. O iOS às vezes conta contêineres de apps, arquivos temporários de instalação, resíduos de atualizações e até umas coisas estranhas de snapshot enquanto está recalculando. Então a conta parece quebrada mesmo quando tecnicamente não há nada errado.
Uma coisa que eu verificaria e que quase não mencionaram: Safari e Arquivos.
Os dados de sites do Safari podem ficar absurdamente grandes, e o app Arquivos pode ter downloads salvos em No Meu iPhone que você esqueceu que estavam lá. Verifique também o Mail se você usa o app Mail da Apple com anexos grandes.
Outro ponto sorrateiro são os restos de atualizações do iOS que falharam. Se o armazenamento parecer muito errado logo após uma atualização, comigo já aconteceu de normalizar depois de deixar o iPhone conectado durante a noite no Wi-Fi.
Se você quiser conferir melhor o que realmente está ocupando muito espaço no dispositivo, o Clever Cleaner é útil para encontrar vídeos enormes e fotos duplicadas rapidamente. Às vezes, o armazenamento de apps acaba sendo mídia acumulada que você esqueceu que existia. Também achei este vídeo explicativo sobre limpeza de armazenamento do iPhone bem relevante.
Então é isso, você não está maluco. O relatório de armazenamento do iPhone é meio bugado mesmo kkk.
Sim, isso acontece, e eu contestaria um pouco a explicação de só cache. Às vezes, o espaço ausente é causado por lixo de snapshot APFS/restauração local que o iOS não mostra de forma clara na interface de Armazenamento. Você pode ver muito isso após migração, instalações beta, atualizações com falha ou quando o telefone estava quase cheio durante uma atualização.
Algumas coisas que eu tentaria e que são diferentes do que @espritlibre, @waldgeist e @mikeappsreviewer já abordaram:
- Verifique se há um arquivo de atualização do iOS baixado em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Eles podem ficar lá em silêncio.
- Veja se o Gravador está enorme. Gravações longas quase não são mencionadas, mas podem consumir vários GB.
- Abra o app Arquivos e verifique Downloads, além das pastas Em Meu iPhone app por app.
- Se você usa Apple TV ou Música, procure mídia parcialmente baixada.
- Conecte a um Mac e compare as categorias de armazenamento no Finder. Às vezes, o Finder mostra as categorias de forma um pouco diferente e dá uma pista.
Uma coisa da qual eu discordo um pouco: a página de Armazenamento nem sempre está errada. Muitas vezes, ela está contando contêineres de apps e dados locais que os usuários simplesmente não veem bem detalhados.
Se você quiser uma verificação rápida da realidade, o Clever Cleaner pode ajudar a revelar vídeos gigantes e fotos duplicadas que fazem o número de Aplicativos parecer suspeito. Prós: simples, varredura rápida, bom para inchaço de mídia. Contras: ele não vai limpar magicamente dados reais do sistema, e apps de limpeza em geral só são tão úteis quanto o que o iOS permite que eles acessem.
Então sim, mais alguém? Com certeza. A matemática do armazenamento do iPhone fica estranha.