Apaguei acidentalmente uma pasta de fotos importantes do meu celular e a lixeira já tinha sido esvaziada. Estou tentando encontrar um aplicativo gratuito de recuperação de fotos que não seja suspeito e que realmente consiga recuperar fotos apagadas sem corromper os arquivos. Se alguém já usou uma ferramenta confiável de recuperação de fotos para Android ou iPhone, eu realmente agradeceria a ajuda.
Já precisei recuperar ensaios apagados mais de uma vez, e a parte que as pessoas pulam é a que mais importa. Pare de usar o cartão ou a unidade imediatamente.
Quando uma foto é apagada, os dados do arquivo normalmente continuam lá por um tempo. O sistema só marca o espaço como livre. Se você continuar fotografando, copiando ou movendo arquivos para ele, suas imagens antigas vão sendo substituídas aos poucos. Depois disso, as ferramentas de recuperação deixam de ajudar. Então sim, o primeiro passo é ejetar o cartão, desconectar a unidade e deixá-la em paz.
Depois disso, a ferramenta importa menos do que as pessoas pensam. O que você escolhe depende de quanta bagunça você está enfrentando, de quanto tempo quer gastar e se prefere uma interface limpa ou uma recuperação mais profunda e bruta.
O que eu costumo usar primeiro
Eu normalmente começo com o Disk Drill.
Não porque ele seja mágico. É porque eu já vi ele trazer de volta arquivos que outros apps mostravam como lixo. O layout é fácil de usar, o que ajuda quando você já está estressado e tentando não piorar a situação. Ele também lida com uma longa lista de formatos RAW, CR3, NEF, ARW e o material comum de câmera sem muito esforço.
A parte que vale destacar é o modo de recuperação focado em câmera. Arquivos fragmentados são onde muitos apps desmoronam. Uma câmera grava partes de um arquivo em lugares diferentes, e algumas ferramentas de recuperação trazem de volta algo com a extensão certa, mas o arquivo não abre. O Disk Drill faz um trabalho melhor juntando essas partes de volta. Já vi ele recuperar fotos e clipes que outros scanners encontraram, mas danificados.
O porém do Disk Drill
A versão gratuita é bem limitada. No Windows, você só recebe 100 MB de recuperação de fato.
Para algumas fotos importantes, tudo bem. Para um cartão inteiro, sem chance. Mas uma coisa em que ele é bom é escanear e mostrar prévias. Se os seus arquivos aparecem corretamente na prévia, pelo menos você sabe que os dados ainda estão lá antes de pagar qualquer coisa.
Se você quer opções gratuitas
Dois nomes aparecem bastante, e com razão. PhotoRec e Recuva. Ambos são úteis. Ambos têm suas desvantagens.
PhotoRec
O PhotoRec é feio, direto e estranhamente eficaz.
Ele ignora o sistema de arquivos e escaneia os setores brutos em busca de assinaturas de arquivos. Isso ajuda quando o cartão está danificado a ponto de o computador mal conseguir vê-lo, ou nem ver. Já tive casos em que ele encontrou arquivos de imagem em mídias que outros softwares se recusavam a escanear direito.
O que você perde é conveniência. Não há uma galeria bonita. Não há um fluxo simples de pré-visualização. Os nomes dos arquivos e a estrutura das pastas geralmente também desaparecem. Você acaba vasculhando uma pilha de arquivos de saída com nomes como f12345.jpg e tentando descobrir o que pertence aonde. Se o seu objetivo é salvar o máximo possível e você não se importa em organizar depois, ele é uma opção sólida.
Recuva
O Recuva é a experiência oposta.
É simples, só para Windows e gratuito para recuperação ilimitada. Se você apagou fotos há alguns minutos de uma unidade saudável, muitas vezes isso basta. Já usei para pequenos erros e ele fez o trabalho rápido.
Onde ele perde força é em corrupção, formatações rápidas e sistemas de arquivos bagunçados. Nesses casos, ele deixa passar coisas. Às vezes, muita coisa. Ele não parece se sair tão bem quando os arquivos precisam de uma reconstrução mais profunda em vez de uma simples tentativa de desfazer a exclusão.
O que eu faria no seu lugar
Eu escanearia com o Disk Drill primeiro e verificaria as prévias. Para mim, ver a prévia é a maneira mais rápida de saber se um arquivo ainda está intacto. Se as prévias parecem boas, você sabe que a recuperação tem chance.
Se o cartão estiver em mau estado, ou se os resultados do escaneamento parecerem fracos, eu tentaria o PhotoRec em seguida. Ele é menos amigável, dá mais trabalho e é meio chato para ser sincero, mas às vezes consegue puxar imagens de mídias que parecem perdidas.
Se a perda foi recente e a unidade está saudável, vale a pena fazer uma primeira tentativa com o Recuva porque ele é fácil e não limita a recuperação.
Cada caso de recuperação é um pouco diferente. Marca do cartão, sistema de arquivos, se o cartão foi formatado, se novos dados foram gravados, tudo isso muda o resultado. Então eu testaria mais de um scanner em vez de apostar em um único app desde o começo.
Ignore primeiro os aplicativos de celular. A maioria deles é lixo, ou pede root, ou escaneia miniaturas e finge que encontrou suas fotos.
Se as fotos estavam em um cartão SD, tire o cartão e escaneie-o em um PC. A melhor opção gratuita primeiro para celulares geralmente não é um aplicativo de celular. Eu tentaria o Disk Drill para a varredura e a pré-visualização, e depois decidiria a partir daí. Sei que o @mikeappsreviewer apostou mais em ferramentas de recuperação mais profundas, mas discordo um pouco sobre o Recuva para casos de celular. Ele funciona bem em exclusões simples no Windows, não tão bem quando o armazenamento do Android fica bagunçado.
Se você quiser algo totalmente gratuito, use o Windows File Recovery se o celular apareceu como uma unidade, ou verifique sua nuvem primeiro, Google Photos, OneDrive, iCloud. Muita gente não percebe as cópias sincronizadas. Já me salvou uma vez, sem brincadeira.
Também vale a pena assistir a isto melhores ferramentas para recuperar fotos e vídeos apagados.
Se as fotos estavam no armazenamento interno do celular, as chances caem rápido. Fotos novas, instalações de aplicativos, até o uso normal podem sobrescrevê-las. Então pare de usar o celular agora.
Se isso foi no armazenamento interno do telefone, vou discordar um pouco do conselho comum de “é só pegar um app de celular”, porque a maioria deles é caçadora de miniaturas disfarçada de ferramenta de recuperação. Eles parecem ocupados, depois “recuperam” lixo que você já tinha em cache. Meio inútil pra ser sincero.
O que eu verificaria primeiro é se a marca do seu telefone tem a própria camada de backup. Sincronização da Galeria Samsung, arquivo do Google Fotos, nuvem da Xiaomi, upload de câmera do OneDrive, coisas assim. As pessoas deixam isso passar toda hora porque a pasta sumiu localmente, mas ainda está em uma conta sincronizada.
Se você conseguir conectar o armazenamento do telefone a um computador de um jeito legível, eu usaria o Disk Drill principalmente como ferramenta de verificação primeiro. Não estou dizendo que é a única resposta, mas ele é bom para mostrar se as imagens excluídas ainda são realmente recuperáveis antes de você perder hrs com apps gratuitos falsos. Depois compare isso com o que @mikeappsreviewer e @cazadordeestrellas mencionaram e decida se vale a pena se aprofundar.
Para coisas realmente gratuitas, eu também olharia as ferramentas do seu sistema operacional de desktop antes de apps móveis aleatórios. Elas são sem graça, mas menos suspeitas.
Além disso, este resumo sobre os melhores softwares para recuperar fotos apagadas vale uma olhada rápida se você quiser uma comparação rápida.
Versão curta:
- armazenamento interno = chances baixas, a menos que haja backup
- cartão SD = chances bem melhores
- evite instalar apps de recuperação no mesmo telefone
- pare de usar o telefone agora mesmo se as fotos importam
Triste, mas verdade: “app grátis de recuperação de fotos que realmente funciona” geralmente significa “varredura grátis, recuperação paga” ou “grátis, mas bagunçado.”
Eu serei o ligeiramente do contra aqui: se isso era o armazenamento interno do celular, um app gratuito de recuperação no próprio telefone geralmente é a pior escolha. Instalá-lo pode sobrescrever justamente o espaço que suas fotos estavam usando.
O que eu faria em vez disso:
- Verificar Google Fotos / iCloud / OneDrive / sincronização da galeria do fabricante
- Verificar se a pasta fazia parte de um app de mensagens, já que eles costumam manter seu próprio cache de mídia
- Se for Android, olhar em Arquivos > Excluídos recentemente além da própria lixeira do app de galeria, já que às vezes são separadas
Para recuperação de fato, concordo com @cazadordeestrellas, @byteguru e @mikeappsreviewer em uma coisa: use um computador primeiro, se possível.
Disk Drill é razoável para isso.
Prós:
- varredura e visualização prévia fáceis
- bom para ver se a recuperação é mesmo realista
- menos suspeito do que apps aleatórios de celular
Contras:
- a recuperação gratuita é limitada
- o suporte para armazenamento interno do celular funciona de forma inconsistente, dependendo de como o telefone é montado
- não faz milagres se os dados já tiverem sido sobrescritos
Se era um cartão SD, suas chances são muito melhores. Se era armazenamento interno, sinceramente, backups importam mais do que apps. Então sim, existem ferramentas gratuitas, mas funcionar de verdade depende muito mais de onde as fotos estavam armazenadas do que do nome do app.