Alguém pode ajudar a recuperar dados do meu drive WD My Passport?

Meu disco rígido externo WD My Passport parou de abrir de repente, e não consigo acessar anos de fotos, documentos e backups armazenados nele. A unidade aparece quando eu a conecto, mas não abre nem me permite visualizar os arquivos. Preciso de orientações sobre a recuperação de dados do WD My Passport, o que pode ter causado isso e a maneira mais segura de recuperar meus dados sem piorar a situação.

Isso já aconteceu comigo com um WD My Passport mais de uma vez, e sim, os primeiros minutos importam mais do que as pessoas pensam.

Pare de usar a unidade agora. Não copie arquivos para ela. Não execute ferramentas de limpeza. Não tente etapas aleatórias de reparo dos resultados de busca. Dê um passo para trás por um segundo.

Quando um arquivo é excluído, os dados geralmente permanecem no disco por um tempo. O que desaparece primeiro é a entrada do sistema de arquivos que aponta para ele. Se novos dados forem gravados no mesmo local, as chances de recuperação caem rapidamente. Em unidades HDD My Passport mais antigas, eu geralmente tinha uma chance razoável. Nas versões SSD mais novas, o TRIM reduz essa janela porque a unidade começa a limpar blocos não utilizados por conta própria.

Verifique primeiro o Gerenciamento de Disco

1. Clique com o botão direito em Iniciar.

2. Abra o Gerenciamento de Disco.

3. Encontre a unidade WD na lista.

Isso informa muita coisa com quase nenhum risco.

Se a unidade aparecer com a capacidade correta, como 1 TB ou 2 TB, mesmo que o Windows a rotule como RAW ou Não alocado, eu ainda trataria isso como um caso razoável para fazer por conta própria. Normalmente, o hardware está visível, mas o sistema de arquivos está danificado ou ausente. Se a unidade não aparecer ali de jeito nenhum, mesmo depois de trocar o cabo e a porta, eu começaria a pensar em problema de hardware. Nesse ponto, um laboratório de recuperação costuma ser a opção mais segura.

O que eu usaria para recuperação

Se o Gerenciamento de Disco ainda vê a unidade, eu escolheria um software de recuperação em seguida. Já testei vários deles ao longo do tempo e, para esse tipo de caso com WD, o Disk Drill funcionou melhor para mim do que a maioria. Ele lidou com arquivos excluídos, partições danificadas e formatações acidentais sem muito drama. Usei em unidades My Passport NTFS e exFAT com resultados razoáveis.

As etapas de recuperação que eu seguiria

1. Instale o aplicativo de recuperação no seu drive interno ou em outro disco, nunca no drive WD que você está tentando salvar.

2. Conecte o My Passport depois que o software estiver pronto.

3. Se o drive estiver lento, fazendo cliques, travando ou desconectando, faça um clone primeiro. No Disk Drill, use a ferramenta Backup byte a byte. Eu recorro muito a isso com drives WD instáveis porque escanear a imagem exige menos do hardware do que forçar o disco original repetidamente.

4. Escaneie o drive ou escaneie a imagem de backup, se você tiver criado uma.

5. Escolha Escaneamento universal para a verificação mais abrangente.

6. Enquanto a verificação é executada, comece a conferir os resultados. Eu normalmente abro Excluídos ou perdidos e Reconstruídos primeiro.

7. Use a pré-visualização antes de recuperar. Se uma foto abrir ou a pré-visualização de um documento parecer normal, considero isso um bom sinal de que o arquivo ainda está intacto.

8. Recupere os arquivos para um local diferente. Seu PC, outro drive externo ou armazenamento em nuvem. Não grave de volta no mesmo disco WD durante a recuperação.

Uma coisa que aprendi da maneira mais difícil

Configure backups antes do próximo susto. A WD agora direciona as pessoas para o Acronis True Image, e ele é bom para backups agendados. A confiabilidade da marca ajuda, claro, mas todo drive falha se você esperar o suficiente. Agora eu mantenho arquivos importantes em pelo menos dois lugares porque perder uma pasta uma vez já foi o bastante para mim, rs.

Se o seu drive ainda mostra o tamanho correto no Gerenciamento de Disco, suas chances normalmente são melhores do que parecem no momento.

Se o WD aparece, mas não monta, eu dividiria isso em 2 casos.

Caso 1, a unidade gira normalmente, sem cliques, sem travamentos longos. Isso geralmente é dano no sistema de arquivos. Nesse caso, um software de recuperação é o caminho DIY mais rápido. @mikeappsreviewer explicou bem a parte da varredura. Eu acrescentaria uma coisa primeiro: verifique a saúde SMART com o CrystalDiskInfo. Se você vir setores realocados, setores pendentes ou status de saúde ruim, pare de mexer na unidade repetidamente.

Caso 2, ele faz cliques, desaparece, trava o Explorador de Arquivos ou leva minutos para ser identificado. Isso aponta mais para falha de hardware. Não execute o CHKDSK primeiro. Eu sei que as pessoas adoram sugerir isso, mas em um WD Passport com falha isso piorou as coisas para mim.

Para recuperação DIY, o Disk Drill ainda é uma das melhores opções porque faz uma boa pré-visualização de fotos e documentos, o que economiza tempo. Se seus arquivos forem pré-visualizados corretamente, suas chances são melhores. Sempre recupere para uma unidade diferente.

Se o Windows não atribuir nenhuma letra, tente atribuir uma no Gerenciamento de Disco. Se aparecer RAW, pule a formatação.

Além disso, os modelos WD My Passport geralmente têm criptografia de hardware na placa de ponte USB. Isso é importante. Se você retirar a unidade do gabinete e conectá-la diretamente ao SATA, os dados podem parecer embaralhados. Muita gente não percebe isso e acha que o disco está morto.

Se você quiser um passo a passo primeiro, este guia em vídeo de recuperação de dados com Disk Drill para discos rígidos externos é um ponto de partida decente.

Se ele aparecer, mas não abrir, eu na verdade evitaria ir direto para o modo de reparo. @mikeappsreviewer e @himmelsjager têm razão sobre não gravar nele, mas vou discordar um pouco em uma coisa: às vezes as pessoas passam tempo demais testando, escaneando de novo, trocando portas, verificando letras, verificando SMART, verificando vibrações, verificando a fase da lua… e o drive só piora.

O que eu faria primeiro é isto:

• Testar em mais um computador
  • Testar com um cabo USB diferente
  • Se der o mesmo resultado, parar de mexer nele

Motivo: as unidades WD My Passport são conhecidas por problemas bobos no gabinete, estranhezas de energia e corrupção do sistema de arquivos que parece mais assustadora do que realmente é. Se o drive é detectado com o tamanho correto, isso ainda é promissor. Se o Explorer trava quando você clica nele, isso geralmente significa que o Windows está engasgando ao ler metadados danificados.

Uma coisa que não mencionam o suficiente: verifique o Visualizador de Eventos no Windows. Procure em Logs do Windows > Sistema por erros de disco, ntfs ou volmgr bem na hora em que você o conecta. Se você vir muitos erros de E/S, redefinições por tempo limite ou mensagens de bloco defeituoso, não continue forçando o drive. Isso é um sinal de que o problema pode ser físico, não apenas lógico.

Além disso, não o inicialize se o Windows pedir. E sim, pule o CHKDSK, a menos que você esteja disposto a apostar com a estrutura de diretórios.

Para recuperação, o Disk Drill é uma escolha sólida porque lida muito bem com drives externos instáveis e permite copiar os arquivos para outro disco. Mas se o drive estiver fazendo barulhos, desconectando ou ficando super lento, o faça-você-mesmo pode virar um bem agora ele morreu de vez bem rápido.

Se isso aconteceu depois de uma queda, isso muda toda a conversa. Então eu leria primeiro este tópico sobre HD externo WD caiu e opções de recuperação, porque casos de drive que caiu são uma história completamente diferente.

Se quiser, poste exatamente o que o Gerenciamento de Disco mostra:

• sistema de arquivos
  • capacidade
  • letra da unidade ou nenhuma
  • qualquer clique / bipe / travamento

Isso vai afunilar as possibilidades rapidinho.