Esvaziei acidentalmente a Lixeira no meu Mac e perdi arquivos importantes de uma unidade APFS. Não gravei muitos dados novos desde então, mas não tenho certeza se os snapshots do macOS, o Time Machine ou um software de recuperação podem ajudar. Quais são as melhores maneiras de recuperar arquivos APFS excluídos com segurança?
usuário 1
Sim, ainda há uma chance, mas isso realmente se resume a duas coisas: que tipo de unidade era e quanto a unidade foi usada desde a exclusão.
O principal é parar de mexer nessa unidade imediatamente. Não instale aplicativos de recuperação nela, não copie nada para ela, não execute ferramentas de limpeza e eu também deixaria reparos do Utilitário de Disco para depois. Qualquer coisa que grave na unidade pode sobrescrever os dados excluídos que você está tentando recuperar.
Se isso foi uma formatação rápida no Utilitário de Disco, isso não significa automaticamente que os arquivos se foram para sempre. Uma formatação rápida geralmente redefine a estrutura do sistema de arquivos em vez de apagar imediatamente todos os vestígios dos dados antigos. Se você não salvou muita coisa nela depois disso, a recuperação ainda pode ser possível.
SSDs são o caso mais complicado, especialmente SSDs internos de Mac. A maioria dos Macs modernos usa TRIM no SSD interno e, quando o TRIM limpa esses blocos excluídos, softwares normais de recuperação não conseguem restaurá-los. SSDs externos são um pouco menos previsíveis porque o TRIM depende da conexão e do gabinete. Alguns repassam comandos TRIM, outros não. Então um SSD externo ainda pode ser recuperável se você parar de usá-lo rápido o suficiente.
Tive algo parecido com uma unidade APFS depois que apaguei uma pasta e esvaziei a Lixeira. O que mais me ajudou foi o Disk Drill, mas tomei cuidado para não instalá-lo na unidade da qual eu estava tentando recuperar os dados.
O que fiz foi basicamente isto:
- Instalei o Disk Drill em uma unidade separada.
- Conectei a unidade APFS que tinha os arquivos excluídos.
- Permiti Acesso Total ao Disco quando o macOS pediu.
- Escaneei todo o volume APFS, não apenas uma pasta pequena.
- Deixei a varredura terminar completamente antes de recuperar qualquer coisa.
- Visualizei os arquivos primeiro para verificar se eles realmente abriam.
- Recuperei os arquivos em outra unidade.
A parte útil foi que muitos dos nomes das pastas voltaram intactos, então não era apenas uma pilha enorme de nomes de arquivos aleatórios para organizar depois.
Se você não tiver um backup do Time Machine, um software de recuperação provavelmente é a próxima melhor coisa a tentar. Verifique também se há snapshots do APFS antes de desistir. O macOS pode manter snapshots locais mesmo quando a unidade do Time Machine não está conectada. Eles podem existir ou não no seu caso, mas vale a pena conferir.
Eu deixaria o Primeiros Socorros do Utilitário de Disco e outras tentativas de reparo para depois de recuperar os arquivos com que você se importa. Recupere primeiro, conserte a unidade depois. Essa ordem importa.
Se a unidade estiver apresentando problemas físicos, como não montar, ficar desconectando, fazer cliques ou travar em toda varredura, eu pararia com as tentativas por conta própria. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é mais seguro. Muitos laboratórios decentes fazem uma avaliação gratuita e só cobram se recuperarem os dados, geralmente chamado de no data, no fee. Custa mais do que um software, mas se a unidade estiver falhando, é o caminho menos arriscado.
Importa muito se esses arquivos estavam no iCloud Drive, na Mesa ou em Documentos, porque “esvaziar o Lixo” pode não ser o único lugar a verificar. Antes de fazer varreduras, verifique os Apagados Recentemente do iCloud.com e qualquer lixeira específica de aplicativo, especialmente para Fotos, exportações do Notas, arquivos do Pages etc. Isso não vai salvar exclusões locais normais do APFS, mas é uma verificação rápida e não grava na unidade danificada. Concordo com os outros sobre evitar instalações e reparos no mesmo disco, mas eu tomaria cuidado para não partir direto para uma longa varredura de recuperação se houver uma cópia na nuvem ou em snapshot disponível. Se era realmente apenas local em um SSD interno, mantenha expectativas baixas. Se estava em um disco rígido externo APFS, as chances são muito melhores.
Se os arquivos estavam no SSD interno do seu Mac, eu trataria isso como uma corrida contra o TRIM e as gravações em segundo plano, não como um trabalho normal de recuperação de arquivos apagados. Verifique primeiro o Time Machine/os snapshots locais, porque essa é a recuperação mais limpa, mas se não houver nada lá, desligue-o e faça a varredura a partir de outro Mac ou de uma configuração de inicialização externa, em vez de instalar qualquer coisa na mesma unidade.