Preciso ver quanto armazenamento resta no meu iPhone, mas não consigo acessar o app Ajustes agora. Estou tentando descobrir o que está ocupando espaço porque não consigo baixar apps nem atualizar o iOS. Há outra maneira de verificar o armazenamento do iPhone sem usar os Ajustes?
Continuo esbarrando na mesma confusão. Você vai gravar um vídeo ou baixar um jogo enorme, e o iPhone joga na sua cara o alerta “Armazenamento Quase Cheio”. Aí o telefone começa a ficar lento. Se você quer ver o que está ocupando espaço, o armazenamento do iPhone é irritantemente dividido em camadas.
Verificando o armazenamento sem abrir Ajustes
Se você quiser a leitura de armazenamento mais confiável sem usar o app Ajustes, eu conectaria o iPhone a um computador.
No Mac, abra o Finder e clique no iPhone na barra lateral. No Windows, use o app Dispositivos Apple ou o iTunes. Depois que ele conectar, observe a barra de armazenamento perto da parte inferior. Achei essa visualização mais fácil de confiar antes de instalar um app grande ou transferir vários vídeos.
Uma coisa que percebi é que o próprio telefone às vezes mostra números desatualizados por um tempo. A visualização no computador tende a parecer mais limpa. Durante a sincronização, arquivos temporários inúteis costumam ser removidos primeiro, então o número de espaço livre que você vê ali parece mais próximo do que você tem neste momento.
Quando o telefone não liga
Já passei por isso uma vez com um aparelho mais antigo que eu estava planejando vender. Se o iPhone não inicializa e você só precisa da capacidade total, uma consulta de IMEI ajuda.
Você pode encontrar o IMEI na bandeja do SIM na maioria dos iPhones mais novos. Nos mais antigos, como o iPhone 6, ele está impresso na parte de trás. Também pode estar na caixa original ou dentro da sua conta da operadora, na página de gerenciamento do aparelho.
A parte estranha do gráfico de armazenamento
A seção chamada Dados do Sistema, nas versões mais antigas do iOS chamada de “Outros”, confunde muita gente. Fiquei encarando aquele bloco por tempo demais na primeira vez que o vi.
É uma categoria que reúne de tudo. Vozes da Siri, dicionários, fontes, logs, caches, arquivos salvos por apps, tudo vai parar ali. Se você transmitir música ou vídeo o bastante, o iPhone armazena partes localmente para que as coisas carreguem mais rápido depois. O iOS deveria apagar esses arquivos quando o espaço fica apertado. Na minha experiência, ele faz isso, mas não rápido o suficiente quando você precisa de espaço agora.
Por que pouco armazenamento faz o celular parecer ruim
Quando o espaço livre fica muito baixo, o desempenho começa a ficar estranho. Vi aplicativos abrindo mais devagar, atraso na câmera e pequenos engasgos na interface. Não foi nada sutil. Alguns meses atrás, meu iPhone 13 parecia quebrado, aí verifiquei e tinha cerca de 2GB restantes. Essa era toda a história.
Então, se o seu celular parece lento, não pense apenas na saúde da bateria ou em hardware antigo. O armazenamento é ignorado com frequência demais.
As ferramentas integradas ajudam, até certo ponto
A Apple oferece algumas sugestões de limpeza em Ajustes, como descarregar apps não usados ou revisar anexos grandes. Isso serve para uma triagem rápida. Não é tão útil se a sua fototeca for o verdadeiro problema.
Primeiro, tentei o caminho de sempre: apagar alguns apps, limpar mensagens antigas, fuçar nos anexos. Funcionou um pouco. Não resolveu o problema principal.
O que acabou funcionando para mim
O que mais ajudou foi focar primeiro em fotos e vídeos, já que eles costumam ser os principais vilões do espaço ocupado em muitos iPhones.
Usei o Clever Cleaner para isso. A parte útil para mim foi como tudo pareceu direto ao ponto. Sem anúncios aparecendo, sem bloqueio por paywall no meio do processo, sem falsa rotina de teste grátis. Eu me importava principalmente em encontrar arquivos de mídia gigantes rapidamente, e ele fez isso.
A seção Heavies organiza fotos e vídeos grandes por tamanho, então você consegue identificar aquele clipe antigo em 4K parado ali ocupando 2 GB sozinho. Essa visualização por ordem de tamanho me poupou muito tempo.
O outro recurso que acabei usando foi a seção Similars. Se a sua galeria é parecida com a minha, você tem cinco fotos quase idênticas da mesma coisa porque uma ficou com foco melhor, outra com iluminação melhor, outra com menos desfoque. Essa ferramenta agrupa tudo isso para você manter a melhor e descartar o resto.
Também gostei de um detalhe que muita gente ignora. Ele processa as coisas no próprio aparelho. Suas fotos não são enviadas para outro lugar. Ele até mostra o tamanho exato dos arquivos das capturas de tela, o que parece algo pequeno até você começar a limpar as coisas e querer uma prova de que está realmente liberando espaço.
O que eu faria primeiro
Se o seu iPhone parece lento, verifique a barra de armazenamento antes de fazer qualquer outra coisa. Se estiver quase cheia, comece pelos seus vídeos maiores, fotos que parecem duplicadas e capturas de tela. No meu caso, limpar isso fez o telefone voltar ao normal muito mais rápido do que excluir aplicativos aleatórios dos quais eu precisaria novamente mais tarde.
Se Ajustes não abrir, tente primeiro o Spotlight. Deslize para baixo na Tela de Início e pesquise termos como armazenamento, Armazenamento do iPhone ou Fotos. Em algumas versões do iOS, a busca leva direto para a página de armazenamento, mesmo quando fuçar pelos Ajustes manualmente é um saco.
Outro caminho é a App Store. Toque na sua foto de perfil. Se a atualização de um app falhar com alertas de pouco espaço, o iPhone já está quase cheio. Não é um número exato, mas confirma o problema rápido.
Para ver o que está ocupando espaço, o app Fotos dá pistas sem precisar dos Ajustes. Abra Álbuns e depois Vídeos, Capturas de Tela, Gravações de Tela, Live Photos e Apagados Recentemente. Vídeos costumam ser os maiores vilões. Alguns clipes em 4K consomem vários GB rapidinho. Mensagens é outro devorador sorrateiro. Abra Mensagens e vasculhe conversas com vídeos grandes.
Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em uma parte. A visualização no computador é útil, mas nem sempre detalha o armazenamento o suficiente para ajudar você a limpar tudo rápido. Ela mostra o gráfico, não a bagunça.
Se o seu celular ainda funciona, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para encontrar mídias grandes e fotos duplicadas. Isso costuma liberar espaço mais rápido do que apagar apps aleatórios que você reinstala dois dias depois.
Além disso, se você quiser um passo a passo visual rápido, este guia em vídeo para limpar o armazenamento do iPhone é mais fácil de acompanhar do que ficar fuçando às cegas. Ele me ajudou a encontrar alguns arquivos bobos que eu tinha esquecido que estavam lá.
Mais uma forma que ninguém mencionou ainda: use as páginas de suporte da Apple vinculadas ao seu Apple ID para pelo menos confirmar a capacidade do dispositivo e, às vezes, o tamanho atual do backup. Isso não substitui a análise completa do armazenamento, mas se Ajustes estiver travado, ajuda a restringir as possibilidades. Acesse iCloud.com em um navegador, verifique as informações do seu dispositivo e os detalhes do backup. Se o seu backup mais recente for enorme, há grandes chances de que Fotos, Mensagens ou dados de apps sejam os culpados.
Eu meio que discordo do @mikeappsreviewer sobre o método do computador ser o mais confiável. Serve para ter uma visão rápida, claro, mas às vezes os relatórios do Finder/iTunes também demoram estranhamente para atualizar. E @viajantedoceu tem razão ao dizer que o problema real geralmente é mídia, não apps.
Se você só precisa de uma solução prática sem usar Ajustes, veja estas opções:
- App Arquivos: navegue em No Meu iPhone e iCloud Drive em busca de downloads gigantes, ZIPs ou arquivos de vídeo
- Busca no Fotos: pesquise por video, gravação da tela ou simplesmente abra Recentes e identifique mentalmente os monstros mais óbvios
- Apple TV / Música / Podcasts / Netflix / Spotify: conteúdo baixado para uso offline fica escondido ali o tempo todo
- Abas/downloads do Safari: normalmente não ocupam muito, mas vale conferir se você salva arquivos localmente
Além disso, se o seu objetivo for mais limpar do que apenas verificar, o Clever Cleaner provavelmente é a forma mais rápida de lidar com a bagunça de fotos e vídeos. A limpeza de arquivos grandes e duplicados deles é muito mais útil do que caçar manualmente pelos álbuns. Se você quiser uma visão geral decente, este guia sobre o melhor app limpador para iPhone para liberar armazenamento rapidamente explica tudo com bastante clareza.
Versão curta: sem Ajustes, você pode estimar e investigar, mas para saber o espaço livre exato, o computador ou as informações da conta Apple são sua melhor aposta. Para descobrir o que está consumindo armazenamento, eu olharia primeiro para apps de mídia e para o Fotos.
Um ângulo que os outros não abordaram: pergunte à Siri. “Quanto armazenamento eu ainda tenho?” às vezes retorna informações sobre a capacidade do dispositivo ou te leva para a área certa sem abrir Ajustes manualmente. Não é perfeito, e na verdade eu discordo um pouco de @viajantedoceu e @mikeappsreviewer que visões externas são sempre as mais rápidas, porque se o seu telefone ainda está utilizável, a pista mais rápida muitas vezes está dentro dos apps que estão causando o problema.
Confira estas pistas de armazenamento específicas de apps:
- App Câmera: se as opções de gravação de vídeo ficarem limitadas ou salvar parecer demorado, o armazenamento está criticamente baixo
- App Mail: conversas com anexos grandes podem entupir o espaço local
- Gravações: gravações longas se acumulam rápido e são fáceis de esquecer
- Apps Books/Kindle/Adobe: PDFs e audiolivros baixados podem ser enormes
- Recentes do app Arquivos: melhor do que navegar pasta por pasta, já que downloads gigantes costumam aparecer ali primeiro
Além disso, reinicie o iPhone uma vez. Parece bobagem, mas arquivos temporários em cache às vezes são limpos o suficiente para fazer o aviso de armazenamento atualizar com mais precisão.
Sobre o Clever Cleaner:
- Prós: rápido para vídeos grandes, fotos duplicadas, limpeza de capturas de tela
- Contras: útil principalmente para bagunça de mídia, não oferece um detalhamento completo dos dados ocultos de cada app
Então sim, @suenodelbosque tem razão ao dizer que a mídia geralmente é a verdadeira vilã. Se você não consegue acessar Ajustes, eu inspecionaria Arquivos, Gravações, anexos do Mail e depois usaria o Clever Cleaner para a bagunça na biblioteca de fotos.