O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e eu não quero usar o iCloud para espaço extra. Fotos, vídeos e aplicativos estão ocupando a maior parte dele, e agora eu não consigo atualizar aplicativos nem salvar novos arquivos. Preciso de ajuda com as melhores maneiras de liberar armazenamento ou adicionar mais espaço sem pagar pelo iCloud.
Também passei por isso, e a parte irritante é como a Apple descreve essas questões de armazenamento. Pagar pelo iCloud não adiciona espaço dentro do seu iPhone. Isso oferece armazenamento online para backups, fotos e sincronização. O armazenamento interno do seu telefone continua o mesmo.
O armazenamento interno é fixo desde o primeiro dia. A Apple solda o chip de armazenamento na placa lógica, então não há uma forma comum de fazer upgrade depois. Se o seu iPhone veio com 128GB, você vai ficar com 128GB.
O que me confundiu foi como o desempenho ficou ruim quando meu telefone estava quase cheio. Os apps demoravam mais para abrir. A câmera hesitava. Alternar entre apps parecia travado. Eu não percebi isso no começo, mas o pouco espaço livre era uma grande parte do problema. iPhones precisam de uma certa folga para arquivos temporários e tarefas do sistema. Quando o armazenamento fica apertado, tudo parece estranho.
O primeiro lugar que eu verificaria é Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Essa tela mostra para onde foi o espaço. No meu, os principais culpados eram fotos, vídeos e uma pilha de lixo em cache escondida em Dados do Sistema.
Tentei limpar manualmente por um tempo. Era lento, bagunçado, e eu continuava deixando passar coisas. Depois testei um limpador de terceiros. A maioria parecia suspeita, para ser sincero, cheia de bloqueios de pagamento e truques de teste grátis. O que eu mantive foi o Clever Cleaner. Era grátis quando usei, sem anúncios, sem barreira de assinatura, o que pareceu raro. A parte de que mais gostei foi a seção Heavies. Ela organiza a mídia por tamanho de arquivo, então você identifica os vídeos gigantes, gravações de tela e arquivos aleatórios que consomem gigabytes.
Outra parte útil foi a seção Similars. Eu tiro fotos repetidas demais, mesmo ângulo, mesmo assunto, diferenças mínimas. Ela marcou duplicatas quase idênticas rapidamente. Também gostei de ver a análise das fotos acontecer no dispositivo em vez de ser enviada para outro lugar. Depois que removi cerca de 12GB de fotos duplicadas e gravações antigas, meu telefone parou de travar. Diferença da água para o vinho, sem exagero.
Se o seu objetivo é ter mais espaço utilizável sem uma cobrança mensal, o armazenamento externo é a resposta mais direta. Você pode comprar um pendrive Lightning ou USB-C, dependendo do seu iPhone. As unidades SanDisk iXpand são uma opção. Conecte a unidade, mova fotos e vídeos para ela e depois apague esses arquivos do telefone. Pronto. Uma compra única, sem taxa recorrente. Se você já tem cartões de câmera sobrando por aí, um leitor de cartão SD com Lightning também funciona.
Se você não quiser gastar nada, eu começaria com isto:
- Descarregue apps não usados
Vá para Armazenamento do iPhone e use Desinstalar Apps Não Usados. Isso remove o app em si, mas mantém seus documentos e dados. Se você reinstalar depois, suas coisas ainda estarão lá. - Limpe os dados do Safari
Vá para Ajustes > Apps > Safari e depois limpe o histórico e os dados dos sites. O Safari guarda mais lixo do que as pessoas imaginam. - Apague anexos grandes das mensagens
Conversas em grupo consomem muito armazenamento. Vídeos, GIFs, memes, notas de voz, tudo isso fica no telefone. Em Armazenamento do iPhone, procure por Revisar Anexos Grandes e limpe em lotes. - Use espaço gratuito em nuvem em outro serviço
O Google Fotos oferece 15GB grátis. O Dropbox oferece 2GB grátis. Não é muito, mas ajuda se você precisar de um lugar para guardar arquivos sem pagar para a Apple.
Além disso, o método antigo com cabo ainda funciona melhor para muita gente. Conecte o iPhone a um Mac ou PC, copie seus maiores vídeos para o computador e depois remova-os do telefone. Leva alguns minutos, claro, mas é confiável e não custa nada se você já tiver o computador.
Então não, você não pode comprar mais armazenamento interno para o iPhone depois. O que você pode fazer é liberar espaço, mover arquivos para fora do dispositivo e parar de pagar mensalmente se não quiser. No fim, eu fiz uma mistura de limpeza com armazenamento externo, e isso resolveu o problema melhor do que eu esperava.
Você não adiciona armazenamento interno a um iPhone. A Apple não permite que você faça upgrade dele depois. Então a solução é reduzir o que fica no telefone.
Concordo com a maior parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu não confiaria tanto em serviços de nuvem aleatórios se seu objetivo é sem iCloud. Isso ainda significa mover coisas para fora do dispositivo e colocá-las no servidor de outra pessoa. Se você quer controle local, use um computador ou um drive externo.
O que eu faria primeiro:
-
Altere as configurações de fotos.
Vá em Ajustes, Câmera, Formatos. Defina as fotos como Alta Eficiência. Arquivos HEIF e HEVC costumam ser de 30 a 50 por cento menores que JPG e H.264. Novas fotos e vídeos vão ocupar menos espaço a partir de agora. -
Reduza o tamanho da gravação de vídeo.
4K 60fps consome armazenamento rapidamente, cerca de 400MB por minuto. 1080p 30fps fica mais perto de 60MB por minuto. Vá em Ajustes, Câmera, Gravar Vídeo e reduza se você não precisar da qualidade máxima. -
Remova downloads offline.
Netflix, Spotify, YouTube, Podcasts, Mapas. Eles escondem gigabytes. Abra cada app e exclua o conteúdo baixado dentro do app. Excluir apenas o app às vezes deixa dados para trás após a reinstalação. -
Redefina os caches dos apps da forma bruta.
Para apps como Instagram, TikTok, Facebook, Reddit, excluir e reinstalar costuma liberar de 1GB a 5GB se você usa muito esses apps. É irritante, mas funciona. -
Configure o Mensagens para excluir chats antigos automaticamente.
Ajustes, Apps, Mensagens, Manter Mensagens. Escolha 1 Ano ou 30 Dias se você não precisa de lixo de conversas em grupo de uma década atrás. Isso ajuda mais do que as pessoas imaginam. -
Verifique os Memorandos de Voz e o GarageBand.
As pessoas esquecem disso. Algumas gravações longas consomem espaço bem rápido.
Se o problema for sua biblioteca de fotos, um app de limpeza economiza tempo. Vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para organizar fotos duplicadas e mídias grandes. Aqui está a página da App Store para limpeza gratuita de armazenamento do iPhone com Clever Cleaner.
Se você quer custo mensal zero, a melhor configuração é simples. Mantenha de 10 a 15 por cento do seu iPhone livre, mova vídeos antigos para um PC, Mac, SSD ou pen drive e reduza o tamanho de futuras fotos e vídeos. Isso resolve o problema mais rápido do que ficar procurando arquivos minúsculos um por um.
Na verdade, você não pode adicionar armazenamento interno a um iPhone. Essa parte é fixa, então nisso eu concordo com @mikeappsreviewer e em grande parte com @sognonotturno. Onde eu discordo um pouco é do conselho de “apenas diminuir a qualidade da câmera” como primeiro passo. Isso economiza espaço depois, claro, mas não resolve o aperto em que você está agora mesmo.
O que normalmente funciona mais rápido:
- Exclua e reinstale os aplicativos que mais ocupam espaço. Os apps sociais acumulam muita tranqueira.
- Remova músicas e vídeos baixados dentro dos apps, não apenas o app em si.
- Abra Arquivos e verifique No Meu iPhone. As pessoas esquecem PDFs, ZIPs, documentos baixados etc.
- Esvazie o álbum Apagados Recentemente em Fotos. O mesmo vale para Arquivos.
- Reinicie após a limpeza. O iOS às vezes recalcula o armazenamento de forma estranha.
Se as fotos forem o grande problema, usar o Clever Cleaner pode acelerar a parte chata ao encontrar fotos duplicadas e arquivos grandes mais rápido. Também vale a pena ler esta análise de um aplicativo realmente gratuito de limpeza de armazenamento para iPhone se você quiser ter uma ideia mais clara de como ele ajuda.
A melhor solução de longo prazo sem iCloud é à moda antiga: mover a mídia para um computador ou SSD externo e depois apagá-la do telefone. Não é nada glamouroso, mas funciona. A Apple meio que quer que você pague mensalmente, rsrs.
Visão geral: @sognonotturno, @shizuka e @mikeappsreviewer têm razão ao dizer que você não está fazendo upgrade do próprio iPhone. Mas eu discordo um pouco da ideia de externo primeiro para todo mundo, porque se o telefone já está travando por falta de espaço, o ganho mais rápido geralmente é corrigir o desperdício oculto de armazenamento antes de comprar qualquer coisa.
Algumas coisas que não são mencionadas o suficiente:
- Verifique Fotos > Álbuns > Gravações de Tela. Esses arquivos costumam ser enormes e esquecidos.
- Em Gravador, deslize para a esquerda e apague gravações longas antigas. Depois limpe Apagados lá também.
- Se você usa WhatsApp/Telegram, abra o gerenciador de armazenamento interno deles. Esses apps podem guardar vários GB de mídia que não aparecem claramente em outros lugares.
- O app Mail também pode ficar inchado. Remover e adicionar novamente uma conta de e-mail muito grande às vezes limpa os caches locais.
- Se o Apple Music estiver sincronizando toda a sua biblioteca, desative Downloads Automáticos.
Se organizar fotos é a parte difícil, o Clever Cleaner é razoável para acelerar isso.
Prós
- análise rápida de fotos duplicadas ou semelhantes
- ajuda a encontrar mídias grandes
- mais fácil do que procurar manualmente
Contras
- ainda exige que você confirme as exclusões
- fotos semelhantes nem sempre são duplicadas de verdade
- menos útil se o seu problema de armazenamento for principalmente apps, não mídia
Então, a resposta real sem iCloud é: limpe os caches, elimine mídias específicas de apps, mova lembranças importantes para um computador/SSD e depois use algo como o Clever Cleaner apenas para a parte repetitiva da limpeza de fotos.